As abelhas são insetos que vivem em uma sociedade em que todas trabalham para o bem comum, sendo muito organizadas e mantendo bem distintas suas funções. Assim, numa colmeia vamos sempre encontrar uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias. E não são todas que picam.
A rainha é a abelha com maior tamanho dento da colmeia, quase duas vezes maior que as operárias. Mas não é ela que pica para se defender. Ela nasce de um ovo fecundado, como todas as outras, mas é criada numa região ou célula especial dentro da colmeia onde é alimentada pelas abelhas operárias com a geleia real, sendo sua função principal a reprodução da espécie.
Os zangões são os machos da colmeia e sua única função é de fecundar a rainha. Eles também não picam, nem ferrão possuem, e nascem dos ovos fecundados depositados pela rainha num alvéolo maior que os das abelhas operárias.
As operárias são as trabalhadoras da colmeia. São elas que se encarregam de várias atividades na colmeia, dentre elas: limpeza, alimentação e abastecimento de água, coleta de pólen e néctar, produção de cera para construção dos favos, alimentação da rainha e todas as larvas que estão para nascer e, além de tudo isso, defesa da colmeia.
É na ação de defesa da colmeia que a abelha operária acaba morrendo. Isto ocorre devido à estrutura corporal, já que possui o ferrão na parte traseira de seu corpo. Ele é uma espécie de pinça com três pontas, que ajudam a introdução de uma outra estrutura chamada estilete, que injeta o veneno.
O estilete é a parte do ferrão que entra na pele da pessoa quando a abelha pica. Este estilete é parecido com uma serra e se prende à pele. Depois que pica a pessoa, a abelha se esforça para voar tentando se desprender da vítima, porém o ferrão fica preso causando o rompimento do abdômen da abelha e por isso após, alguns minutos, ela morre.
No ser humano, a ferroada da abelha é bastante dolorosa e logo após a picada o local atingido fica avermelhado, coçando e um pouco inchado. O veneno da abelha, chamado apitoxina, não causa grandes danos em pouca concentração. Apenas algumas pessoas, muito alérgicas, exigem cuidados mais específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.