sexta-feira, 9 de março de 2012

PTB x PSB

Caso o PTB confirme o lançamento de um nome para disputar a eleição no Recife, a capital será apenas mais uma das cidades em que a legenda tenta se fortalecer com palanque próprio. Contando atualmente com 29 prefeituras, crescer esse número significará, também, bater de frente com o maior líder da Frente Popular, o governador Eduardo Campos (PSB), cujo partido tem demonstrado um apetite cada vez mais voraz a caminho das eleições deste ano.
Um caso emblemático dessa disputa entre aliados e já bastante difundido e que causou ruído entre PTB e PSB está presente em Garanhuns. No município, os trabalhistas lançaram o deputado estadual Izaías Régis para a sucessão do atual prefeito, Luís Carlos de Oliveira (PDT), que está no segundo mandato. No entanto, o prefeito da vizinha Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), com a bênção do governador, transferiu seu domicílio para Garanhuns e, provavelmente, protagonizará um embate com o trabalhista.
O caso da suíça pernambucana é apenas um fato, que deve ser repetido, por exemplo, em Petrolina e no próprio Recife e também em Goiana (Mata Norte). O município de Goiana tem tido atenção especial dos políticos após o anúncio de que receberá uma montadora da Fiat, e também deve assistir a um duelo PTB x PSB: enquanto os trabalhistas devem lançar Fred da Caixa (que, embora não tenha sido eleito, foi o candidato a deputado estadual mais votado no município em 2010), os socialistas devem entrar com o deputado estadual Aluísio Lessa. Assim como João Dourado, Lessa recebeu o aval do governador para mudar de domicílio e colocar seu nome no páreo. Uma incoerência total por lesar os direitos dos políticos da região que sentem amor em trabalhar por sua terra natal a despeito de forasteiros em busca de ascensão política.
Apesar desses exemplos, que devem ser repetidos em outros municípios, os líderes das siglas seguem defendendo a aliança e afirmando que, onde for possível, elas caminharão juntas. Só não sabemos até onde vai esta caminhada.

Um comentário:

  1. Já está na hora do PTB romper com esse partido fascista comandado pelo governador de Pernambuco.
    O interesse dele é chegar a presidência da república e usa de todos os golpes mais baixos que podem existir para fortalecer seu partido.
    Como diz um blog lá de Garanhuns ele não passa de um ditador.
    Fora de Brejão corja do PSB.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.