quarta-feira, 14 de março de 2012

DANÇA DAS CADEIRAS.

A presidenta Dilma Rousseff confirmou na tarde desta terça-feira(13), por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência da República, que escolheu o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) como o novo líder do governo na Câmara e o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) como o novo líder do governo no Senado.
 Para Vaccarezza, Dilma mexeu em time que estava ganhando.
De acordo com o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, a presidenta também agradeceu aos serviços prestados pelos antecessores nas lideranças da Câmara e do Senado, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).
 Vaccarezza deixou seu posto após conversa com a presidenta. O deputado disse que foi retirado de seu cargo, que ocupava desde janeiro de 2010, por conta da disputa política.
"Você pode ser trocado por ser incompetente, por não ser leal ou por não ter base de apoio. Ou pode ter uma troca por razão política. A minha foi isso. Ninguém pode argumentar que o governo teve derrota na Câmara porque não teve. Quando divergimos da orientação do governo foi por sentir o pulso do plenário e achar que não dava para avançar", disse.
Além de Vaccarezza, na segunda-feira(12), Romero Jucá foi substituído no cargo pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Jucá disse que deixa a liderança sem mágoa.
“Não saio magoado. Houve uma confusão entre a minha saída e a votação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)." Na semana passada, os senadores derrubaram a indicação de Bernardo Figueiredo, indicado pela presidenta, para mais um mandato como diretor-geral da agência reguladora. Jucá destacou que, no dia da votação, fez o que pôde para conseguir a aprovação do nome de Figueiredo. Fez 99, não fez 100% dançou.
O líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL), informou que o partido vai indicar Jucá para a relatoria-geral da proposta de Orçamento da União para 2013.
"É com muita honra que decidimos indicar o Romero (Jucá) para ser o relator da Comissão Mista de Orçamento. O cargo pertence ao PMDB e por isso decidimos convidá-lo", disse Renan, acrescentando que o maior desafio do novo líder do governo no Senado é buscar a unidade no partido. "O movimento (no PMDB) vem no sentido de unidade e precisa ser cada vez mais estimulado.”
De acordo com Renan, Dilma estava querendo estabelecer um sistema de rodízio nas lideranças do governo. Integrantes da bancada admitem que o senador Eduardo Braga terá que conversar muito para conseguir essa unidade. Uma de suas primeiras tarefas, de acordo com os parlamentares, é convencer a presidenta a conversar diretamente com a bancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.