terça-feira, 13 de março de 2012

GOVERNO DILMA QUER REPASSAR ESTALEIRO DE SUAPE PARA SAMSUNG.

Reapareceu o mico da construção naval.

Uma geração de brasileiros já pagou por dois planos fracassados, o terceiro vai pelo mesmo caminho.

Nos últimos 60 anos, a Nação financiou três grandes planos de construção naval. Os dois primeiros, nos governos JK e Geisel, acabaram naufragando. O terceiro, de Lula, vai pelo mesmo caminho. Se o rumo não for corrigido, uma geração de brasileiros será tricampeã de um mesmo mico.

Em 2003, depois de 20 anos de estagnação, a indústria naval brasileira foi revitalizada, tornou-se a sexta do mundo, um negócio de US$ 50 bilhões que emprega 45 mil trabalhadores.

De cada 10 operários, 8 trabalham para encomendas da Petrobras. Tudo bem, mas um navio que custa US$ 60 milhões em Pindorama sai por US$ 35 milhões em outros países. Preço errado é veneno. Mais cedo ou mais tarde o mercado traz a conta. A Vale, que não é boba, contrata navios na China.

O plano de JK foi à garra quebrando marcas de renome, como a Verolme e a Ishikawajima. Teve uma virtude: quem quebrou, quebrou.

No governo Castello Branco, quem pode viu o ministro Octavio Gouvea de Bulhões mandar a Verolme passear.

Na ruína do plano dos anos 70, a coisa foi diferente. A Superintendência Nacional da Marinha Mercante garantiu empréstimos a estaleiros quebrados, eles não construíram os navios nem pagaram as dívidas. Passou o tempo e surgiu a expressão "papéis podres". Designavam títulos garantidos pelo governo que valiam zero.

Na era Itamar Franco, aceitaram-se esses papéis como moeda corrente para a compra de empresas estatais. O banco Bozano Simonsen tinha algo como US$ 1,7 bilhão em "papéis podres" e seu dono, Julio Bozano, comprou a siderúrgica de Tubarão, a Usiminas e a Embraer. De náufrago da Sunaman passou a barão do aço. O Brasil vendeu patrimônio para quitar um plano ruinoso e, com dívidas ruins, empresários compraram estatais boas.

Graças à iniciativa de Lula, o Brasil voltou a ter uma indústria naval que constrói navios e plataformas para a Petrobras. O pedaço da grã-finagem que estava apensa aos negócios desse setor foi substituído por sindicalistas.

O metalúrgico Luiz Sérgio, presidente do sindicato de Angra dos Reis, onde ficava a Verolme, tornou-se deputado, ministro da coordenação política e, posteriormente, da Pesca. Passou a arrecadar doações legais para suas campanhas no novo setor naval.

Passados oito anos, mesmo com os juros camaradas do BNDES, os custos da indústria naval continuam altos. Um navio pode ser oferecido por US$ 80 milhões à Transpetro, enquanto outro, semelhante, é proposto à Petrobras por US$ 60 milhões.

Um estaleiro que não cumpriu seus compromissos renegociou a dívida com o BNDES e fatura alugando suas instalações. No campo das gracinhas, a Polícia Federal, com a ajuda da Petrobras, estourou uma quadrilha de fraudadores de licitações de plataformas. Um gerente de reparos ganhou um Audi e duas viagens ao exterior. Aquilo que o PAC chama de estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, ainda é um matagal.

A jóia da coroa dessa nova política foi a construção, em Suape (PE), do estaleiro Atlântico Sul, o maior do país. Em 2007, Lula assinou o contrato de encomenda de dez navios para a Transpetro, parte de um contrato de 22 embarcações, ao preço de R$ 7 bilhões.
Cinco anos depois o estaleiro vai devagar, com serviços atrasados. Seu festejado "João Cândido", lançado ao mar por Lula em 2010, continua lá, com problemas na estrutura. Quem sabia fazer navio era a Samsung, mas as empreiteiras deixaram-na com 6% do negócio. Agora o governo quer que ela controle o estaleiro.
Por Elio Gaspari.

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