Com cada vez mais utilidades
e aplicativos, os celulares do tipo smartphone têm sido uma alternativa também
para fazer compras online. É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo site de
compras coletivas Groupon. De acordo com
o levantamento, que ouviu 6 mil pessoas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e
México, a média de compras online por dispositivos móveis nesses cinco países
em conjunto é de 15,6%.
Individualmente, o Brasil
está acima da média e tem a maior proporção de compras por celular entre os
países avaliados. O índice de compras feitas por smartphone entre os
entrevistados brasileiros é 20,6%. No México, que ocupa o segundo lugar, a
frequência das compras online pelo celular fica em 19,7%. Na Colômbia, é 17,2%
e no Chile, 12,8%. A Argentina registrou o menor índice: 8%.
Mesmo se tornando populares,
as compras por smartphone ainda perdem para as transações via computador
pessoal. A média das compras por computador nos cinco países pesquisados é
78,7%. No Brasil, os usuários preferem o computador em 73,8% das ocasiões. O
país fica atrás da Argentina, com 88,5% e do Chile, com 82,7%. Mas à frente de
Colômbia, com 77,2% e México, com 71,4%.
O especialista em segurança
da informação João Gondim, professor do Departamento de Computação da Universidade
de Brasília, considera natural que o celular tenha se tornado uma opção para as
compras. No entanto, ele alerta para o fato de que a plataforma é menos segura
que o computador. “Você tem uma profusão de aplicativos e grande parte não tem
mecanismos de segurança. Não tenho notícia de fraude em compras de celular, mas
de forma geral é uma exposição maior”, avalia. Para ele, a segurança menor tem
relação com a difusão recente dos smartphones.
"O computador acaba
sendo um pouco mais seguro na medida em que tem uma série de práticas
consolidadas. A maioria das pessoas vê um smartphone como um telefone”,
comenta. Para ele, se o uso do celular para transações online de fato se
consolidar, os aparelhos podem se tornar mais seguros. “É uma questão de maturidade
dos aplicativos e como são incluídos nos aparelhos”, diz, ressaltando que o
usuário também deve tomar cuidados. “Conheço pouquíssimas pessoas que têm
antivírus no celular”, destaca.
A pesquisa divulgada pelo
Groupon trouxe ainda outras informações sobre os consumidores da internet.
Segundo o estudo, no Brasil, o motivo para compras online citado com mais
frequência foram os preços mais atrativos, para 76,6% dos entrevistados. Em
segundo lugar, com 63,5%, ficaram a praticidade e a conveniência. Em terceiro
(52,9%), a facilidade e, em quarto (44,7%), a possibilidade de encontrar todo
tipo de produto. Variedade e segurança tiveram, respectivamente, 30,4% e 22%
das menções.
O levantamento mostrou
também que os usuários estão se sentindo mais seguros para fazer compras
online. No Brasil, um total de 37,8% se sente muito mais seguro do que há cinco
anos, enquanto 39,45% se sentem um pouco mais seguros. Um percentual de 10,3%
fazem de 71% a 80% de suas compras pela rede mundial de computadores. Só 2,4%
fazem de 91% à totalidade de suas compras online. Por fim, 28,6% compram online
uma vez por ano e 28,7% compram mensalmente.
Do JC Online.
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