Se você não presta atenção
no que posta ou não utiliza as redes sociais para encontrar a vaga que está
buscando, pode estar perdendo boas oportunidades de empregos. Foi-se o tempo em
que o currículo era só o de papel e cada vez mais empresas utilizam esses meios
para recrutar bons candidatos. Ao mesmo tempo, é preciso cautela antes de
clicar em publicar algo. Usar essas redes é como falar em público e falar mal
da empresa, dos chefes ou se expor em excesso pode pegar mal e resultar em
punições ou até desligamentos.
Uma pesquisa realizada pelo
site de recrutamento CareerBuilder aponta que 51% dos empregadores que
pesquisaram sobre os profissionais através das redes desistiram da contratação
devido a conteúdos ligados a eles existentes na internet. O estudo mostra ainda
que 43% afirmam utilizar as mídias sociais como um instrumento para saber mais
sobre os candidatos. Cerca de 45% dos recrutadores disseram que utilizam
ferramentas como o Google para a prospecção de novos colaboradores e 12% dizem
que analisam posts e comentários dos candidatos.
Provavelmente você nunca
enxergou as mídias sociais dessa forma, mas elas podem ser grandes aliadas para
mostrar a recrutadores suas qualificações e habilidades profissionais. Essa
nova forma de recrutamento possibilita a coleta de informações de forma mais
detalhada em relação às capacidades e características dos colaboradores em
potencial, além de proporcionar feedbacks com mais agilidade. Desse modo, o uso
das redes sociais por candidatos que procuram uma vaga e por empresas dispostas
a contratar é cada vez mais comum. Só em Pernambuco, sites de busca na internet
como o Google, registraram nos últimos 12 meses um pico na busca pela palavra
“emprego” em fevereiro e abril. Só com o título “Vagas de Emprego em
Pernambuco” existem mais cerca de dez grupos no Facebook, que reúnem mais de
250 mil pessoas, de acordo com dados da consultoria digital Le Fil. A
consultora da Le Fil Socorro Macedo afirma que esse número ainda deve crescer. “Por
essas ferramentas, os recrutadores podem encontrar talentos mais rápido, com
menor custo, e ainda estudar o perfil do candidato antes mesmo da entrevista”.
A análise da consultoria
aponta ainda que o monitoramento das redes sociais é cada vez mais recorrente e
o comportamento dos empregados nas redes é observado de forma constante. “A
empresa está atenta ao que se fala relacionado a ela. Por mais que seja uma
rede pessoal, os profissionais precisam respeitar a política da empresa e
ficarem atentos. É importante construir uma política de uso da ferramenta com
todas as regras do que ele pode ou não falar da empresa e quais sanções serão
realizadas em caso de descumprimento”, afirma a consultora.
A maneira como você se
apresenta em seus perfis é como o mundo vê você. Diante disso, observar
candidatos através das redes sociais oferece às empresas uma ideia da
personalidade do profissional, o que é utilizado pelos recrutadores para saber
se o comportamento do usuário em questão é adequado à cultura da empresa. E já
que hoje em dia o perfil nas mídias tem peso, é importante lembrar que todo o
conteúdo que ele posta, e em alguns casos, o que outros postam sobre ele, pode
ser encontrado por potenciais empregadores, o que pode afetar suas chances de
contratação.
“É importante que os
profissionais tenham clareza que qualquer pessoa pode ver o que está sendo
postado, inclusive seu futuro contratante. Uma recomendação é evitar conteúdos
que deveriam ser tratados em conversas reservadas, informações da empresa que trabalha
ou trabalhou, opiniões polêmicas ou preconceituosas”, aconselha a psicóloga e
sócia da ÁgilisRH, Carolina Holanda.
A psicóloga recomenda ainda
que quem costuma postar pouco ou mantém perfis completamente fechados, mas está
em busca de uma colocação, se mostrar através das redes. Apesar de estarem
procurando um emprego, muitos profissionais acabam ficando à margem de
processos seletivos por não explorar corretamente as funcionalidades das
ferramentas virtuais.
“Para quem está procurando
emprego, o melhor é disponibilizar o máximo de informações que possam despertar
o interesse de um recrutador através das mídias sociais. Vale sempre lembrar o
cuidado na exposição além da conta de informações pessoais”, afirma Carolina
Holanda.
Talita Barbosa – do JC
Online.
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