domingo, 18 de outubro de 2015

Aonde começa a corrupção?


Levanta a mão aí quem já filou em provas na escola. Ok podem baixar. Agora, levanta a mão quem já plagiou algum texto e entregou ao professor dizendo que era seu. Ok podem baixar. Para encerrar, levanta a mão quem já pediu para os colegas incluírem seu nome em um trabalho sem ter participado de nenhuma atividade dele. Ok podem baixar.

Se em vez de leitores vocês fossem alunos em uma sala de aula, não há dúvidas que a maioria teria erguido as mãos todas às vezes. Não me arrisco a dizer que efeito essa prática, que como alunos consideramos normal no ambiente escolar, tem sobre nós, quando nos tornamos profissionais. É claro que uma coisa é cometer uma dessas infrações na escola e outra é receber propina ou desviar milhões de empresas ou órgãos públicos - são diferentes e estão muito distante uma da outra, mas é importante destacar que não são fenômenos opostos. 

No geral, será que vemos as trapaças no ambiente escolar como um ciclo temporário, que em nada determinará o nosso comportamento no futuro? Será que elas não afetam a percepção que teremos no futuro sobre “corrupção”? Será que isso tem desdobramentos na vida e na moral do país?

O receio e o questionamento principal que fica é se, acostumados a praticar estes atos na escola, os estudantes não chegarão ao mercado de trabalho querendo reproduzir este comportamento? Todas as pessoas que estão à frente de grandes empresas e em cargo importantes para o país foram alunos.

Quem sabe se esse comportamento na escola já não é resultado das vezes que subornamos um irmão para não contar aos nossos pais alguma coisa errada que fizemos na sua ausência?

Temos que saber cobrar dignidade nas pessoas para acabar com a corrupção, lembrando-nos dos nossos erros. Pois quem rouba um real tem perfil para roubar um milhão, e quem corrompe ou foi corrompido na infância tem perfil para continuar na vida profissional.

Pergunto: Respeitando o grau da corrupção, quem sabe se não somos todos corruptos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.