quinta-feira, 28 de julho de 2016

Operação Turbulência: 20 pessoas são indiciadas em investigação que envolve Eduardo Campos.


A Operação Turbulência da Polícia Federal (PE) vem desvendando a cada dia os desvios milionário de dinheiro de obras públicas para cobrir gastos de campanhas de ex-Governador e Senador da Republica, uma verdadeira vergonha para o Estado de Pernambuco.

Os empresários João Carlos Lyra Mello Filho, Eduardo Freire e Apolo Santana Vieira, apontados na Operação Turbulência como os compradores do avião Cesna, que vitimou o ex-governador Eduardo Campos (PSB) durante a campanha presidencial de 2014, foram indiciados por organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica junto a mais 17 investigados pela Polícia Federal (PF). De acordo com o Jornal Correio Braziliense, Lyra é indiciado ainda como o operador de propinas para o Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o ex-governador  Eduardo Campos.

Segundo informações relatadas pelo jornal, com base num relatório da PF, a delegada Andréa Pinho Albuquerque atesta que os três empresários eram os "principais integrantes" do esquema de arrecadação de dinheiro para lavagem. Bezerra Coelho, como tem foro privilegiado, responde a inquérito sobre fatos semelhantes no Supremo Tribunal Federal (STF).


Um dos suspeitos investigados na operação e apontado como ''testa de ferro'' e dono da empresa Câmara e Vasconcelos foi encontrado morto no Motel Tititi, no município de Olinda, Região Metropolitana do Recife, no dia 22 de junho. Paulo César de Barros Morato teve sua morte caracterizada como envenenamento, após uma série de divergências entre o trabalho pericial iniciado pela Polícia Civil do Estado. Acredita-se, até, que era para encobrir os verdadeiros fatos.

Até o momento, as circunstâncias da morte de Morato, se foi envenenado ou se envenenou, não foram esclarecidas. A empresa Câmara e Vasconcelos levanta suspeitas de ser uma das denominadas como 'fantasma' e responsáveis pelo repasse de dinheiro para campanhas eleitorais.

Operação Turbulência

A operação foi deflagrada no dia 21 de junho e o indiciamento dos investigados foi concluído e encaminhado à 4ª Vara Federal do Recife no dia 15 de julho. De acordo com Andréa “diversas pessoas, que, de forma estável, permanente e ordenada, utilizavam as contas bancárias de empresas de fachada ou fantasmas ou de ‘laranjas’ para recebimento de valores de origem espúria ou duvidosa” para depois entregar aos seus reais destinatários, seja por meio de saque em espécie ou transferências bancárias.

Segundo a investigação, os sobre preços em contratos na Refinaria Abreu e Lima eram praticados pela empreiteira Camargo Corrêa para o pagamento de dívidas da campanha de Eduardo Campos para reeleição ao governo do Estado em 2010.Tudo operado por João Carlos Lyra, de acordo com a informações do Correio.

No STF, apura-se a “possível interferência” do senador Fernando Bezerra Coelho perante “operadores do esquema de pagamento de propinas a partidos políticos decorrentes de contratos com a Petrobras, visando a obtenção da ajuda ilícita à campanha de seu então correligionário, Eduardo Campos”.

Do JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.