quinta-feira, 14 de julho de 2016

Faróis de milha não substituem a obrigatoriedade do uso do farol baixo.


A lei que obriga o motorista a usar farol baixo mesmo durante o dia nas rodovias brasileiras não para de causar polêmica. Uma semana após ter entrado em vigor no País, os donos de carros tentam se acostumar a essa mudança de comportamento. Tudo para não ser multado pelas autoridades de trânsito e não ter mais prejuízos. Vale lembrar que os faróis de milha não substituem e obrigação do uso dos faróis baixos.

O poder público não abre mão do uso do equipamento, como exige a legislação.

Punição para quem é flagrado com o farol desligado é multa de R$ 85. A exigência do uso do farol de dia tem alterado o cenário nas cidades. Com medo de entrar em rodovias estaduais ou federais que cruzam o perímetro urbano e esquecer, boa parte dos motoristas passou a ligar o farol o tempo todo, mesmo na cidade.


O problema é que o uso cotidiano dos faróis a partir de agora vai exigir novos cuidados e comportamentos. Os motoristas precisam dar mais atenção às lâmpadas do carro. É porque, se vacilar, vai esquecer tudo ligado. E, quando voltar, pode encontrar a bateria descarregada.

Uma outra cena comum vai ser se deparar no carro de lâmpada queimada. E aí não pode. Até porque circular com o automóvel nessas condições é infração prevista no Código de Trânsito com multa e o veículo ainda pode ser retido até que o motorista faça a substituição da peça. Nas lojas de acessórios, uma lâmpada de farol varia de R$ 40 a R$ 120 no caso de um modelo popular.

Especialistas da área automotiva dizem que a bateria, a longo prazo, não deve sentir tanto as consequências porque a alimentação com o carro ligado é feita pelo alternador. Só vai impactar diretamente se o motorista descuidar e deixar as luzes acesas com o veículo desligado. E isso vai pesar no bolso do proprietário do automóvel. Nas casas especializadas na comercialização de baterias, o equipamento tem preço médio de R$ 350 para 0s modelos populares.

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