A lei que obriga o motorista
a usar farol baixo mesmo durante o dia nas rodovias brasileiras não para de
causar polêmica. Uma semana após ter entrado em vigor no País, os donos de
carros tentam se acostumar a essa mudança de comportamento. Tudo para não ser
multado pelas autoridades de trânsito e não ter mais prejuízos. Vale lembrar
que os faróis de milha não substituem e obrigação do uso dos faróis baixos.
O poder público não abre mão
do uso do equipamento, como exige a legislação.
Punição para quem é flagrado
com o farol desligado é multa de R$ 85. A exigência do uso do farol de dia tem
alterado o cenário nas cidades. Com medo de entrar em rodovias estaduais ou
federais que cruzam o perímetro urbano e esquecer, boa parte dos motoristas
passou a ligar o farol o tempo todo, mesmo na cidade.
O problema é que o uso
cotidiano dos faróis a partir de agora vai exigir novos cuidados e
comportamentos. Os motoristas precisam dar mais atenção às lâmpadas do carro. É
porque, se vacilar, vai esquecer tudo ligado. E, quando voltar, pode encontrar
a bateria descarregada.
Uma outra cena comum vai ser
se deparar no carro de lâmpada queimada. E aí não pode. Até porque circular com
o automóvel nessas condições é infração prevista no Código de Trânsito com
multa e o veículo ainda pode ser retido até que o motorista faça a substituição
da peça. Nas lojas de acessórios, uma lâmpada de farol varia de R$ 40 a R$ 120
no caso de um modelo popular.
Especialistas da área
automotiva dizem que a bateria, a longo prazo, não deve sentir tanto as
consequências porque a alimentação com o carro ligado é feita pelo alternador.
Só vai impactar diretamente se o motorista descuidar e deixar as luzes acesas
com o veículo desligado. E isso vai pesar no bolso do proprietário do
automóvel. Nas casas especializadas na comercialização de baterias, o
equipamento tem preço médio de R$ 350 para 0s modelos populares.
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