quarta-feira, 23 de maio de 2012

EXEMPLO QUE BREJÃO NÃO SEGUE.

A Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores da região pernambucana do Araripe (Coampis) têm muito a comemorar. Ela acaba de receber o registro de Estabelecimento Relacionado (ER) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que deve facilitar a comercialização no estado.
A conquista foi possível graças ao apoio e investimento recebidos do Sebrae em Pernambuco, Secretaria de Agricultura de Trindade, Pró-Rural, Ministério da Agricultura e Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outras instituições comprometidas com o desenvolvimento da apicultura.
É bonito quando se vê uma cidade ou região se destacando através de trabalhos sérios, voltados ao bem estar da comunidade. Não que Brejão não tenha o perfil para apicultura, más tem tantas outras culturas que se pode desenvolver em nosso solo fértil.
Daí nos vem às perguntas: o que falta? Brejão, que quase teve o seu nome mudado para Cafelândia em virtude do excelente café que produzia o que produz hoje? A agricultura do nosso município o que recebe de incentivo, projeto ou assessoramento?
Quem visitar os sítios vai encontrar várias famílias que produzem sozinhas vários tipos de hortaliças para vender nas feiras de Garanhuns e Teresinha, por que não encontram nenhum benefício partindo da Secretaria de Agricultura. Não encontram nenhum incentivo ou projeto, muito menos assessoramento para melhorar e aproveitar a sua produção.  A Secretaria de Agricultura de Brejão nada faz em benefício do homem do campo que é responsável por grande parte da alimentação que chega à mesa nossa de cada dia?
Estamos em ano de eleições, talvez agora cheguem as antigas e rotineiras promessa, que não saem do papel e que não passam, muitas das vezes, de projetos mirabolantes, sonhadores, sem um fim específico e sem utilidade para o nosso agricultor. Por isso continuamos na mesmice e o homem do campo sofrendo  sem ser reconhecido pelo seu valor.

Um comentário:

  1. Realmente o sec. de agricultura´leva a vida a fofoca, lá na prefeitura por isso ele é muito ocupado, fica olhando quem vota ou não no partido deles e fica todos babando o prefeito, pense no sec. ocupado.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.