Recife (04 de março) - O
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) renovaram
nesta sexta-feira o convênio com o Porto Digital. A parceria vai garantir a
realização de mais uma edição, ainda este ano, do Programa Deep Dive San
Francisco – que permitiu a seis empresas do parque tecnológico pernambucano
passarem dois meses num programa de imersão no Vale do Silício, na Califórnia.
A iniciativa permitiu a
empresários pernambucanos ter acesso a uma extensa agenda de treinamentos e
workshops temáticos, além de encontros com importantes empresas de tecnologia,
rodadas de investimentos e eventos de networking. A próxima edição vai
beneficiar oito empresas.
“É um programa exitoso e
vamos ampliá-lo. Apostamos na continuidade por apresentar os resultados
esperados. Isso irá trazer uma perspectiva nova para o país. O custo baixo e é
uma semente importante”, afirmou Monteiro.
As empresas selecionadas
para a primeira edição tiveram acesso a conteúdos educacionais, mentorias e,
principalmente, a redes inseridas no ecossistema do Vale do Silício, principal
polo mundial de empreendedorismo, onde estão concentradas as maiores empresas
mundiais de Tecnologia da Informação, como Apple, Google e Facebook.
O presidente do Porto
Digital, Francisco Saboya, disse que o espaço proporciona um ambiente para
florescer ideias que se transformam em startups. “Vamos ampliar para oito
empresas. Faremos a segunda edição no Vale do Silício, mas uma terceira fase
pode ser em Nova Iorque, Israel ... Teremos compartilhamento da experiência dos
que foram com quem irá para novas rodadas. Todas as seis empresas que foram
voltaram com novos modelos. Vamos buscar outros espaços de aceleração, como
Cingapura. Cada empresa encontrou conexões produtivas, de negócios”.
As seis empresas brasileiras
que participaram do período de imersão nos Estados Unidos foram selecionadas a
partir de um total de 57 inscritos que atuam nos setores de tecnologia da
informação e economia criativa. A escolha respeitou quatro etapas de um
processo realizado entre setembro e novembro do ano passado.
Deep Dive
Na primeira edição do
programa, as empresas inscritas passaram por uma avaliação do potencial de
internacionalização de seus negócios. Depois, participaram de um workshop de
sensibilização, quando apresentaram seus modelos de negócios para uma banca
avaliadora. Por fim, as empresas participaram de um seminário, no qual
apresentaram uma proposta de plano de trabalho. A primeira edição do programa
contou com um orçamento de R$ 685 mil, dos quais R$ 396 mil foram aportados
pelo Porto Digital e R$ 289 mil pela Apex-Brasil.
Participaram da imersão em
São Francisco as empresas BigHut (jogos para dispositivos móveis), Lotebox
(solução online para consolidação e compartilhamento de cargas marítimas),
Prodeaf (software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para língua
brasileira de sinais), Oncase (soluções analíticas para empresas de médio e
grande portes), Silicon Reef (design de chips para utilização de energia
renovável na recarga de bateria em aparelhos móveis) e Suati (software e
soluções para o setor de energia elétrica).
Manoel Guimarães –
Assessoria de Imprensa
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