Um levantamento apontou que
cerca de 40% dos consumidores brasileiros não se atentam ao contrato de licença
durante a instalação de um aplicativo no celular. Outros 15% dos entrevistados
afirmaram que não leem as mensagens de instalação dos programas. Em outras
palavras, clicam em Avançar e Aceito sem saber o que estão autorizando.
Para a Kaspersky Lab,
responsável pela pesquisa, o usuário pode expor sua privacidade e as
informações salvas no smartphone a ameaças virtuais quando não lê os contratos
de licença ou as mensagens durante a instalação. Alguns aplicativos podem
afetar a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou
até mesmo alterar a configuração do sistema de maneira legal caso o usuário
tenha autorizado o acesso durante a instalação.
A pesquisa também mostrou
que quase 40% dos brasileiros não têm conhecimentos cibernéticos suficientes
para limitar as permissões dos aplicativos que instalam no dispositivo.
O levantamento também
detalhou que 12% dos usuários brasileiros não fazem restrição às ações que os
aplicativos podem realizar em seus aparelhos e outros 20% dão permissão aos
aplicativos quando solicitados, mas se esquecem rapidamente do que autorizaram.
Outros 6,7% acreditam ser impossível alterar as permissões dos apps.
Por iG São Paulo.
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