quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Pernambucanos reagem contra a proibição da vaquejada.


Um protesto na manhã desta terça-feira (11) contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF) em considerar inconstitucional uma Lei no Ceará que regulamenta a prática de vaquejadas no Estado tomou as ruas do bairro do Prado, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os manifestantes ficaram concentrados no Jockey Clube de Pernambuco e saíram pela Avenida Abdias de Carvalho com destino à BR-232 e de lá seguiram sentido Caruaru, no agreste do Estado.

Na última quinta-feira (6), uma resolução do STF tornou ilegal a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava a prática no estado. Com essa determinação, a vaquejada passou a ser considerada uma atividade associada aos maus-tratos a animais e, consequentemente, pode ser proibida em todo Brasil.

Empregos

Só de empregos diretos são gerados 150 mil, mais 650 mil indiretos. A proibição dá espaço para clandestinidade. Existe um Termo de Cooperação Técnica junto ao poder público para evitar os maus tratos e esse compromisso é um balizador de como devem ser as vaquejadas.

Outros protestos estão sendo organizados pelo interior do Estado de Pernambuco, como no município de Cachoeirinha, onde são produzidos acessórios usados em vaquejadas. Pessoas ligadas ao movimento em Caruaru, Carpina, Garanhuns e Petrolina também se juntam contra a decisão do STF. Já em sessão na Câmara, em Brasília, o deputado federal pernambucano João Fernando Coutinho defendeu a prática deste evento nessa segunda-feira (10).

Acreditamos que esta Lei não vá se expandir para outros estados da Federação, haja vista que a Vaquejada é considerada um esporte e faz parte das tradições culturais de um povo. O mesmo já vimos na Espanha quando órgãos ligados à defesa dos animais, tentaram proibir as touradas. Diga-se de passagem, um esporte mais violento e cruel terminando, quase sempre, com a morte do animal em plena arena. E lá não conseguiram êxito por chocar com as tradições do País. Queremos crê que o mesmo acontecerá em relação à Vaquejada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.