quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

TCE: 156 municípios estão acima da Lei de Responsabilidade Fiscal.




Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado nesta quarta-feira (20), apontou que 156 municípios do Estado, de um total de 184, estão acima do permitido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ou seja, estão gastando mais com o pagamento de servidores do que autoriza a legislação.

Desses municípios, 105 prefeituras (57%) extrapolaram o percentual determinado pela LRF, que é de 54% da Receita Corrente Líquida. Outros 51 municípios (28%) têm a despesa com pessoal entre o limite alerta e o limite máximo (faixa entre 48,60% e  54% da Receita Corrente Líquida). Apenas 27 cidades (15%) conseguiram ficar abaixo do limite alerta. Os números referem-se ao segundo quadrimestre de 2015.

O TCE emitirá alertas para as prefeituras. São três situações: as prefeituras que estão com os gastos com a folha entre 48,6% e 51,29% receberão um alerta, mas não há limite para o gestor. A segunda faixa, com gastos entre 51,3% e 54% da Receita, o chamado “limite prudencial”, o gestor prefeito fica impedido de aumentar a folha, proibido de conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, a criação de cargo, entre outros. Já as cidades com gastos acima de 54% ficarão proibidas de celebrar convênios com os governos estadual ou federal, até a possibilidade de punições ao gestor.

Do JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.