sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Em nota, PF confirma doação ilegal de R$ 20 milhões a Eduardo Campos (PSB).


A Polícia Federal (PF) divulgou uma nota confirmando que a campanha do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido em 2014, à reeleição em 2010 recebeu R$ 20 milhões de doações ilegais. O texto da PF diz que o montante foi adquirido por articulação do então Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, o hoje senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). As informações já haviam sido divulgadas pelo jornal Estado de São Paulo em reportagem nessa quarta-feira (10). 

Segundo a investigação da polícia, o montante “teve origem em valores desviados de contratos celebrados pela Petrobras com três empreiteiras responsáveis pela execução de obras da Refinaria de Abreu e Lima” e os repasses se efetivaram por meio de operações fictícias, o que incluía doações eleitorais “oficiosas” e pagamentos em espécie, além de contratos fraudulentos ou superfaturados firmados com empresas de fachada ligadas aos envolvidos. O PSB fazia a festa em Suape surrupiando o dinheiro público.

“Foram identificados elementos suficientes para apontar a materialidade e autoria dos crimes de corrupção passiva qualificada, lavagem de dinheiro e organização criminosa”, afirma a Polícia Federal. Além de Bezerra Coelho (PSB), o ex-presidente da Companhia Pernambucana de Gás, Aldo Guedes (sócio de Eduardo Campos - PSB), e o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho também estão envolvidos nos crimes. Este está preso desde junho por outra operação da PF, a Turbulência, na qual Eduardo Campos (PSB) também está envolvido.  O relatório conclusivo do inquérito foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Do Jornal Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.