domingo, 16 de junho de 2013

QUILOMBOLAS DE BREJÃO PARTICIPAM DE DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL COM GRUPO DA GUINÉE CONAKRY.

Partindo da Itália, com destino ao Brasil, mais especificamente as cidades de Recife, Brejão, Porto de Galinhas, todas em Pernambuco, União dos Palmares em Alagoas e Salvador na Bahia, um grupo encabeçado pelo Guineense Cissoko Aboubakar,  líder político em seu país, está refazendo o caminho que os seus antepassados fizeram. Focado na letra da “Canção da Liberdade” de Bob Marley, pregando o amor e respeito entre os povos. Resgatando as memórias do seu povo que aqui viveu “algemado” pelo regime escravocrata.

Este Documentário está sendo gravado em cidades da África, Europa e aqui no Brasil. Cissoko ficou encantado em saber que em Brejão existem duas comunidades Quilombola que para ele significa liberdade. Liberdade que os seus irmãos só conseguiam quando fugiam das senzalas em busca de refúgio. Foi desta forma que surgiu o Quilombo dos Palmares e que teve como último líder  Zumbi, mais conhecido como “Zumbi dos Palmares”, e que por ordem do governo de Pernambuco foi cassado e morto. Teve a sua cabeça decapitada e exposta em praça pública para que os negros desfizessem a crença de que ele era imortal.

Cissoko chegou a Brejão na quinta-feira (13) e fica até o domingo (16). Foi recebido pelo prefeito Ronaldo e Secretários. Está sendo ciceroneado por César que é membro da Secretaria de Esporte, Cultura e Laser, levando-os as localidades Quilombola onde estão retratando a memória viva do seu povo. As visitas foram feitas as Comunidades: Quilombola da Curiquinha e Quilombola Batinga.

Nesta tarde de sábado (15) juntou-se ao grupo o cantor Chico César, grande defensor da ideologia negra, sustentado no direito a liberdade e igualdade racial indiferente a cor, credo ou nacionalidade. Depois de recepcionado com um almoço na Fazenda de Augusto e Zélia Barbosa, Chico seguiu com o restante do grupo para as visitas as comunidades quilombolas.




Comunidade Quilombola da Curiquinha





Comunidade Quilombola da Batinga









Almoço na Fazenda de Augusto e Zélia Barbosa



 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.