quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PAPA DENUNCIA “HIPOCRISIA RELIGIOSA” EM SUA ÚLTIMA MISSA.



O papa Bento XVI denunciou nesta quarta-feira (13) a "hipocrisia religiosa" e as "atitudes que buscam os aplausos e a aprovação" na missa de Quarta-Feira de Cinzas, a última de seu pontificado antes de sua renúncia definitiva, no dia 28 de fevereiro. 

"A qualidade e a verdade da relação com Deus é o que certifica a autenticidade de todos os sinais religiosos", disse Bento XVI antes de denunciar a "hipocrisia religiosa, o comportamento dos que querem aparentar, as atitudes que buscam os aplausos e a aprovação".

O Papa anunciou na segunda-feira (11) que renunciará no dia 28 de fevereiro por motivos de saúde. Nesta quarta-feira (13), em sua primeira aparição pública após o anúncio, justificou sua decisão "pelo bem da Igreja".

O conclave para eleger o sucessor de Bento XVI,  será iniciado em meados de março na Capela Sistina, em um clima diferente, já que pela primeira vez em sete séculos ele acontecerá com o ex-pontífice em vida.

Os cardeais entram em conclave em no mínimo 15 dias e no máximo 20 dias após a morte ou renúncia de um Papa.

Durante seus dois mil anos de história, a Igreja Católica modificou várias vezes as modalidades para a designação de um Papa até chegar tardiamente à fórmula atual do conclave. Nada no Evangelho indica como escolher o sucessor do Santo Padre.

Em 21 de novembro de 1970, Paulo VI definiu as características atuais do colégio eleitoral: a idade limite de um cardeal para participar da eleição é de 80 anos, e no número máximo de cardeis eleitores é 120. João Paulo II confirmou essas regras em fevereiro de 1996 em sua constituição apostólica "Universi Domini Gregis".

Fontes diplomáticas latino-americanas dizem que a eleição do sucessor de Bento XVI será rápida, antes da Missa do Domingo de Ramos, em 24 de março, um dos momentos mais importantes da Semana Santa e do ano litúrgico.

Do JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.