quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

1º DIA DO ENCONTRO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS COM OS PREFEITOS.


Antes mesmo de discursar, na abertura do seminário Juntos por Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) divulgou seu "pacote de bondades" para os municípios. Composto por 14 ações, o pacote pretende ajudar as prefeituras pernambucanas, que vêm se queixando da crise financeira, com a redução dos repasses federais. São elas:

1. Entrega simbólica de 36 ambulâncias, quatro com unidade avançada, aos municípios. A ação tem o objetivo de universalizar o Samu.

2. Mensagem que encaminha de projeto de lei à Assembleia Legislativa, um co-financiamento para a instalação de Unidades de Pronto Atendimento Especialidade (UPAes) em cada um dos 12 municípios sede de cada regional de saúde do estado.

3. Criação do selo Pacto pela Vida de Redução da Criminalidade.

4. Oferta de poços artesianos destinados a 122 municípios do seminário pernambucano.

5. Aviso de licitação para a implantação de 400 cisternas de abastecimento simplificado de água.

6. Assinatura de ordens de serviço para a implantação de pequenas barragens do programa Água para Todos.

7. Mensagem de projeto de lei para Assembleia Legislativa que institui a política estadual de convivência com o semiárido.

8. Decreto governamental que aprova o Plano estadual de Segurança Alimentar 2013-2015.

9. Decreto governamental que dispõe sobre programa de transporte escolar.

10. Mensagem de projeto de lei à Assembleia Legislativa que institui premiação aos municípios que tiverem os maiores índices no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

11. Universalização das academias da cidade no estado.

12. Adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida 2.

13. Decreto governamental que institui o Conexão Cidadã, programa de inclusão sócio-digital.

14. Criação do Fundo estadual de Desenvolvimento Municipal.

Já no discurso o Governador destaca a dificuldade vivida pelos prefeitos. "Quem se elege quer fazer a vida do povo melhorar, mas muitas vezes entre o querer e o poder existe uma enorme distância", disse.

Ao comentar a questão federativa, o governador informou que o Brasil é um dos poucos países que reconhecem o município como ente da federação, o que em sua avaliação é um fato positivo. Disse também que a recente crise envolvendo a diminuição de repasses aos municípios não é algo que deva ser creditado ao governo de Dilma Roussef, mas que é um fato resultante de um processo histórico que enfraqueceu os municípios. "Em 1988, a Constituição fortaleceu o poder local, municipal. Entretanto, as crises financeiras prejudicaram os municípios o que terminou por estigmatizar estes entes", declarou.

Após falar sobre as dificuldades financeiras que os municípios enfrentam com a falta de repasses do governo federal, o governador começou a dar conselhos aos prefeitos, destacando que a falha do município traz problemas ao Governo do Estado, em especial nas áreas de Saúde e Educação. "A desorganização da Saúde de um município termina por ocasionar o desgaste da Saúde Pública do município vizinho e isso tudo prejudica o estado como um todo. Da mesma forma se a educação municipal não for boa a estadual não será, pois os alunos entrariam sem base", disse. O gestor também destacou a importância da meritocracia na gestão municipal.

Por fim, Eduardo Campos listou as ações de governo que pretende adotar em parceria com os municípios. Ele citou a interiorização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a implantação de várias Unidades de Pronto Atendimento Especializadas (UPA-E), no valor total de R$ 200 milhões, e a realização de cursos de gestão pública para atender o quadro técnico das cidades pernambucanas. Os cursos serão ministrados em Caruaru, Petrolina e Recife.

Trechos extraídos do Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.