segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ABERTURA DO ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BREJÃO.


A Prefeitura de Brejão, através da Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (04) a Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino.

A Secretária de Educação, a senhora Edjane Oliveira, no início da solenidade usou da palavra para agradecer a todos os professores presentes e aproveitou para mostrar a nova forma de trabalho e compromisso votados para a melhoria do ensino em nosso município.

Ressaltou que no processo pedagógico alunos e professores são sujeitos e devem atuar de forma consciente. Não se trata apenas de sujeitos do processo de conhecimento e aprendizagem, mas de seres humanos imersos numa cultura e com histórias particulares de vida. O aluno que o professor tem à sua frente traz seus componentes biológico, social, cultural, afetivo, linguístico entre outros. Os conteúdos de ensino e as atividades propostas enredam-se nessa trama de constituição complexa do indivíduo.

O processo de ensino envolve um conteúdo que é ao mesmo tempo produção e produto. Parte de um conhecimento que é formal (curricular) e outro que é latente, oculto e provém dos indivíduos.

Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação se dá na coletividade, mas não perde de vista o indivíduo que é singular (contextual, histórico, particular, complexo). Portanto, é preciso compreender que o processo do ensino se dá na relação entre indivíduos que possuem sua história de vida e estão inseridos em contextos de vida próprios.

Pela diversidade individual e pela potencialidade que esta pode oferecer à produção de conhecimento, consequentemente ao processo de ensino, pode-se entender que há necessidade de estabelecer vínculos significativos entre as experiências de vida dos alunos, os conteúdos oferecidos pela escola e as exigências da sociedade, estabelecendo também relações necessárias para compreensão da realidade social em que vive e para mobilização em direção a novas aprendizagens com sentido concreto.

Usaram, também, da palavra o prefeito Ronaldo Ferreira, o vice-prefeito Erivan Lopes, o secretário de Agricultura e professor Jurandir Moraes e o secretário de obras e também professor o senhor José Antônio, que ressaltaram o grande empenho da Secretária de Educação em promover ao corpo docente e discente um ambiente de harmonia e imparcialidade no trato dos interesses dos nossos educadores e educandos.

Registramos a presença do prefeito de Palmeirina o senhor Renato (PMDB) e esposa.


Como palestrante, tivemos a grata satisfação de receber em nosso município o Cantor e Psicopedagogo Silvério Pessoa que dissertou de forma brilhante sobre o tema “Fortalecendo a identidade e a educação de um povo” e no final nos contemplo com um belo repertório musical. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.