sábado, 3 de novembro de 2012

JORNAL DAC ENTREVISTA RONALDO FERREIRA, PREFEITO ELEITO DE BREJÃO.

Após publicar uma entrevista com o prefeito eleito de Garanhuns, Izaías Régis, na edição de outubro, o Jornal DAC publica nesta edição uma entrevista exclusiva com o prefeito eleitode Brejão, Ronaldo Ferreira Melo, que também é afiliado ao PTB. 

Jornal DAC — Com relação à sua eleição, a participação popular foi mesmo essencial e decisiva para a sua vitória?
 
Ronaldo Ferreira Melo — Em primeiro lugar, eu quero agradecer ao povo, que eu trato sempre de “meu povo”, aqueles que votaram em mim e aqueles que não votaram, de coração. Agradeço a Deus, primeiramente por nos ter dado essa vitória expressiva. Não foi fácil a campanha, mas o povo saiu vitorioso, não eu. Quero agradecer de antemão aos militantes, que me conduziram a esta vitória. Quero agradecer ao grupo que me deu apoio total, esteve comigo nas horas boas e nas horas más, e quero agradecer principalmente a meu irmão, Luciano Andrade, ao meu vice e a todos aqueles que me acompanharam nesta árdua batalha. Não foi fácil, mas o povo deu a sua contribuição.
  
Jornal DAC — Aquele cronograma traçado durante sua campanha, no sentido de realizar obras estruturadoras no município, continua de pé? Você colocará em prática, assim que assumir a sua gestão, no próximo mês de janeiro? 

RFM — Eu já estou correndo atrás. Será difícil, mas não é difícil quando a gente tem força de vontade. A prefeitura do nosso município se encontra no caos, mas eu acredito muito na palavra dos deputados e do senador Armando Monteiro, que prometeram ajudar-me com unhas e dentes para que eu realize esse sonho, que não é meu, é do povo. 

Jornal DAC — Qual é o seu pensamento em relação à educação municipal?

RFM — O meu pensamento é colocar pessoas relativamente ligadas à educação, que haja um compromisso dos professores com os pais de alunos e os alunos para que a gente saia desse índice tão baixo, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Espero que todos aqueles que voltarem para compor a Secretaria e as Diretorias de Educação deem a sua parte de contribuição para o nosso município. 

Jornal DAC — Quando será anunciado o seu secretariado? 

RFM — Ainda está muito cedo para dizer quem é quem não é secretário. Meus planos são de compor e oficializar cada secretário entre os dias 15 e 20 do mês de dezembro. 

Jornal DAC — Seu projeto de governo contemplava várias ações no setor da saúde. Esse setor terá um tratamento especial?

RFM — Claro que sim! A saúde de Brejão está um caos. Eu não pretendo colocá-la no primeiro mundo, o que é impossível, mas dar minha contribuição ao povo, porque ninguém mais que o povo merece os postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Os que já existem serão ampliados e, onde precisar criar novos postos, isso será feito, se Deus quiser.

Jornal DAC — Brejão é famoso pela cafeicultura, em particular, e por sua agricultura, em geral. Quais serão suas ações nessa área?
 
RFM — Já estou tomando informações sobre uma cooperativa que absorva os nossos produtos de hortifrutigranjeiros, para que haja um repasse para o município e para os municípios circunvizinhos, se assim for preciso. Acho que o cooperativismo, na minha visão, é a saída. Todas essas instituições exigem notas fiscais e o produtor não tem como tirar essas notas, mas a cooperativa sim. Pretendo criar uma cooperativa, então. A Prefeitura de Brejão entrará em contato com os agricultores. Existem muitas hortas, de cebolinha, coentro, alface e repolho, e eu pretendo, com isso, através de uma cooperativa que emita nota fiscal, uma prestadora de serviço, no caso, fazer com que a maior parte dessa produção seja comprada pela Prefeitura. Outra coisa que pensei, e até disse nas minhas andanças pelo município, é que queria que o povo viesse para Brejão. Se Deus quiser, no começo talvez eu não consiga, mas lá para março, abril, pretendo fazer umas bancas para dar oportunidade ao povo da zona rural trazer suas banquinhas e venderem na feira de Brejão, que é o que não se faz hoje. 

Jornal DAC — Seu programa de governo também prevê melhoramentos na feira livre e no mercado público. Quais seriam esse melhoramentos?
 
RFM — Se Deus quiser, eu pretendo trazer a feira como era antigamente. Hoje, a feira é das 8 às 11 horas. Eu quero ver se a torno das 6 às 14 horas. Só assim o comércio vai dar uma melhorada. Não sei se vou ter condições para isso, mas na verdade o que eu quero fazer é ampliar e reformar o mercado público. Não sei se vou ter condições totais de fazer o que eu penso, mas eu penso em colocar  um bocado de coisas, tipo CEASA, para que a gente tenha uma infraestrutura melhor. Vou pensar como fazer e como deve ser feito.
 
Jornal DAC — Atualmente, o município paga aluguel para a acomodação de várias secret arias. Sua administração pretende criar um Centro Administrativo, para concentrar todas as secret arias municipais?
 
RFM — Esse é o meu pensamento. Acho que é uma das primeiras obras que tenho que começar. Quero concentrar todas as secretarias, começando de A a Z, em um canto só. Com isso, o município vai economizar. Não sei quanto se paga de aluguel desses imóveis, mas é bem provável que os aluguéis de um ano deem para construir um centro administrativo.
 
Jornal DAC — Como você pretende administrar o município com a minoria na câmara?
 
RFM — Não sou eu que vou administrar, são eles, porque eles não podem negar as coisas boas do nosso município. Eu não vou fazer nada que não seja dentro da lei e, dentro da lei, é claro que eles vão ter que aprovar.
 
Jornal DAC — A partir de 1º de janeiro de 2013, você será o novo prefeito de Brejão. Todos terão vez em seu governo, mesmo aqueles que não votaram em você?
 
RFM — O que eu mais preguei durante a minha campanha foi a união dos povos, e é isso que eu pretendo fazer. Para mim não vai ter 40 (PSB) nem 14 (PTB), todos são do meu município, tanto meus eleitores quanto quem não esteve comigo. Vou tratar todos sem distinção, independente de cor e de raça. Não vou fazer distinção em servir, e ai daquele funcionário que estiver lá para atender o povo que tratar mal a um ou a outro. Não haverá perseguição. Quero igualdade para todos.

Jornal DAC — Deixe aqui sua mensagem para a população de Brejão.
 
RFM — Confie em mim assim como eu confiei nela na hora do voto. Eu não pretendo decepcionar ninguém. Eu sempre preguei, nas andanças, a colaboração de todos e disse, mais de uma vez, eu quero acertar junto com todos e, se errar, eu quero errar junto com todos. Mas eu confio em Deus que nós acertaremos em tudo, como eu planejei e estamos planejando.
 
PERFIL

Ronaldo Ferreira de Melo é empresário no ramo de material de construção em Brejão, tem 63 anos, é casado com Dona Lia há mais de 40 anos e tem quatro filhos. Ronaldo nasceu e foi criado em Brejão, filho de Rubem Ferreira de Melo e
Maria Izidoro de Andrade Melo. Foi servente de pedreiro, depois pedreiro, encarregado de obras e dono de construtora. Posteriormente, fundou a FEMAC, empresa do ramo de material de construção na cidade de Brejão, a qual gera atualmente cerca de 60 empregos diretos. Ronaldo foi eleito com 51,50% dos votos válidos, contra 48,50% de Sandoval Cadengue, do PSB, que concorreu à reeleição.

Um comentário:

  1. Excelente esta reportagem. Torço para que seu Ronaldo consiga realizar tudo que planejou. Tenho certeza que Brejão será outro município após quatro anos de governo. Que Deus abençoe o novo prefeito e o povo de Brejão.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.