quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

É GRANDE A INDEFINIÇÃO DOS NOMES DOS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO ESTADO.

O cenário político de algumas cidades de Pernambuco vem chamando a atenção pela grande incerteza que paira nestes municípios em relação aos pré-candidatos a Prefeito.
Em Recife está grande a disputa para a indicação dos nomes dos Pré-Candidatos. O governador de Pernambuco Eduardo Campos pode endossar o projeto do senador Armando Monteiro Neto (PTB) de lançar “múltiplas candidaturas” pela Frente Popular às eleições municipais do Recife, em outubro deste ano. Diante da indefinição do candidato do PT e a dificuldade do atual prefeito João da Costa em viabilizar seu nome à sucessão municipal, os partidos da base já se movimentam para lançar um nome alternativo à escolha petista.

A abertura para um novo nome na base governista vem sendo defendida, principalmente, pelo senador Armando Monteiro Neto. Seu partido foi o primeiro a sair da gestão de João da Costa, em janeiro do ano passado. Esta semana, o trabalhista se encontrou com o ex-deputado André de Paula, presidente estadual do PSD. A legenda social democrata, assim como o PTB, só devem apoiar uma eventual segunda candidatura da oposição com o aval do governador Eduardo Campos. Cogitam-se os nomes do deputado estadual Silvio Costa Filho ou do vereador Antônio Luiz Neto, ambos do PTB, para encabeçar o pleito.
O líder do PTB já teve encontros com os dirigentes - alguns pré-candidatos - Luciano Siqueira (PCdoB), Paulo Rubem Santiago (PDT), Carlos Augusto Costa (PV), Cadoca (PSL) e Eduardo da Fonte (PP).
Ao fazer um balanço dos encontros, Armando Monteiro Neto afirmou, neste domingo (5), que a idéia da construção de uma candidatura alternativa está se consolidando e que o propósito deve ser visto pelo PT - que tem a hegemonia da aliança no Recife - e o PSB do governador Eduardo Campos – que apresentou o nome do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, mas Armando prefere a unidade de todos os partidos da base governista –, como uma contribuição para a vitória da Frente Popular na Capital.
“Está avançando. É um processo de construção de uma alternativa para não ficarmos a reboque da posição interna do PT. Não é fácil encontrar uma alternativa comum logo, por isso não colocamos nomes, para podermos construir uma estratégia e o nome comum. Após a reunião com Vilalba, logo em seguida abriremos a fase de conversas sobre o nome mais identificado com a estratégia dos partidos para manter a supremacia da Frente Popular no Recife”, explicou Armando.

Já no cenário mais próximo a nossa realidade, tivemos hoje (08) a notícia que em Caetés Lindolfo Almeida (PSDB) retirou o seu nome como pré-candidato a prefeito de Caetés deixando, assim, Sampainho, com o provável apoio de Zé da Luz com mais liberdade para alcançar os seus objetivos. A oposição terá que buscar uma alternativa entre os nomes de Armando Duarte, Severino Gordo, Galego de Zé Miúdo, o ex-vereador Neguinho ou a doutora Gisele.

Garanhuns segue ainda indefinido com os eventuais nomes para pré-candidato a sucessão do Prefeito Luiz Carlos. O Deputado Estadual Izaías Régis está fazendo contatos com lideranças da classe média buscando apoio desse expressivo setor.  O Dr. Silvino e o prefeito Luiz Carlos estão sondando o apoio de Zé da Luz. E como está difícil para Antônio João fazer a sua candidatura decolar no município, o governador Eduardo Campos já estuda apoio a uma possível união entre Aurora Crista e Zé da Luz ou Silvino e Zé da Luz, deixando claro assim que não vai ouvir o atual dirigente municipal o senhor Luiz Carlos.
No nosso município de Brejão a Oposição partiu na frente e já está com os seus pré-candidatos a Vereador e à sucessão municipal definidos há muito tempo. Depois das eleições de 2008, quando Geraldo Bezerra perdeu por 418 votos, a Oposição não descansou um só dia, e já naquele momento passou a se reunir em busca de um nome para suceder a Geraldo Bezerra, que por motivo de saúde estava abdicando do posto, porém não deixando de se comprometer em apoiar e participar ativamente na campanha do seu sucessor. Surge então o nome para suceder a Geraldo do Empresário do ramo de material de construção, nascido e residente no município de Brejão, o senhor Ronaldo Ferreira, conhecido também como Ronaldo da FEMAC e para seu vice, o Vereador Erivan Lopes, que por motivos éticos, havia deixado o grupo do atual prefeito para fazer parte da atuante Oposição em Brejão. Resta Brejão conhecer os nomes dos candidatos da base do governo, o que não está fácil de ser definido, até mesmo pela momentânea indefinição em relação à legitimidade da Lei da Ficha Limpa, que ainda vai a julgamento no Supremo Tribunal Federal.


Um comentário:

  1. Ola tenho um casal de amigos que por persigçao politica foram muito prejudicados pelo o atual prefeito..
    Eles sofreram um acidente em 2007 ai no municipio de brejao.Ele era funcionario da prefeitura de Brejao..Na ultima eleiçao para prefeito algums da familia deles ficaam contra o atual prefeito. e por isso eles foram prejudicados, ao ponto do meu amigo perder a perna pq nao teve apaio. A esposa dele ate hj esta esperando fazer uma cirugia.. Isso é uma vergonha para o prefito que diz ser um politico de carater..

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.