sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DROGAS - O CRACK

O aumento da produção de cocaína na Bolívia, o preço baixo e a facilidade para preparar e vender transformou o crack em uma das drogas mais consumidas no País e num dos mais delicados problemas da Saúde pública nacional.
Dados do Ministério da Saúde apontam que em 90% das cidades brasileiras já se consome o Crak.
Pela forma de uso, o crack é a mais potente das drogas, provocando dependência desde a primeira pedra. É de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e parentes. O baixo custo da pedra (em torno de R$ 5,00) é ilusório. Desde a primeira vez, a fissura ilusória leva o dependente a querer mais, chegando a fumar várias vezes ao dia. Aprisionado pela pedra ‘da euforia', ele desfaz-se de todos os seus bens (e dos outros), não raciocinando sobre o que furta (ou rouba) e de quem para saciar o vício. Tem gente viciada que passa a vender as próprias roupas, rouba a mãe, não consegue trabalhar, abandona os estudos, deixa de ser sociável.
As drogas matam aos poucos. Da cachaça ao cigarro, da maconha ao ecstasy, mas o crack mata rapidamente. A pedra é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio e amônia, e sua forma sólida permite que seja fumada. Também é misturada em cigarros de maconha, mas os viciados costumam consumi-la em cachimbos, aspirando a fumaça. Estudos mostram que 30% dos usuários morrem em menos de cinco anos, quase 90% deles assassinados. Essa droga chega ao cérebro em até 12 segundos, provocando intensa euforia e confiança. Dura uns cinco minutos, mas quando essa sensação termina vem a depressão, o desânimo e o abismo. Para o usuário, é hora de buscar outra pedra.

O crack é tão avassalador em todas as camadas sociais que o Ministério da Saúde indica que pelo menos 25 mil jovens, em decorrência da dependência, estão no nível da marginalidade extrema.
Aos pais um alerta: Prestem bastante atenção a qualquer mudança de comportamento de seus filhos e conversem, conversem muito com os seus filhos, porque eles são o alvo dos traficantes que não se importam com os problemas que causam na vida de um jovem e sim com quanto vão ganhar aliciando o seu filho à droga.
Cerca de 80% dos jovens com problemas associados ao uso de drogas são tratados em ambulatórios por meio de abordagens individual, grupal, familiar ou uma combinação dessas, aplicando-se modelos teóricos variados. O tratamento pode ser feito em regime de internação parcial (hospital-dia) e em regime de internação integral. O difícil é convencer um viciado a procurar ajuda, porém o importante é nunca desistir.

5 comentários:

  1. A oposição de Brejão pode explicar para população a criação de um hino para o município de Brejão e imposição do mesmo pelo Secretário de Governo de Brejão, que se diz Doutor, quando é um agrônomo. Gostaria de ter mais informações e explicações sobre a criação de um hino para nossa Brejão! Poderia fazer um concurso com os filhos da terra e não os forasteiros!

    ResponderExcluir
  2. Em se falando em drogas, em nosso município o Projovem não funciona a meses, sabemos que mesmo precariamente com professoares incapazes e uma coordenadora Ausente(tem outros empregos) ao menos tirava os nossos jovens das ruas. Vamos cobrar isso do governo municipal e dessa secrataria inoperante.

    ResponderExcluir
  3. É verdade um forasteiro querendo aparecer aqui! aqui não vá aparecer lá na Paraiba.

    ResponderExcluir
  4. Um dia desses precisei resolver um problema na secretaria de agricultura, ao chegar próximo a prefeitura perguntei a algumas pessoas aonde funciona va ninguém soube me responder, apenas me indicaram quem é o secretário,que estava em uma bodega ao lado da prefeitura que é filho de um ex-prefeito e só está nesse cargo por questões políticas kkkk só em Brejão mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eita o peti está abondonado por falta de funcionários será que em Brejão não tem ninguém capacitados para assumir este programa ou porque eles só acha que a pessoa que tem capacidade tem que ser forasteira , é por isso que a coordenadora é fantasma e na creche a diretora também é fatasma, esteve em nossa cidade eu acho que no ano passado, deve está lá na paraiba de férias . É mais tudo isso vai acabar por que agente estamos trabalhando por amor a nossa cidade Brejão. Tudo vá ser melhor em 2013. vamos lá erivan juntos nessa conquista!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.