segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CINQUENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BREJÃO, O QUE HÁ PARA SE COMEMORAR?


Vamos dividir os 50 anos da Emancipação Política de Brejão em dois períodos: o 1º de 0 a 25 anos e o 2º de 26 a 50 anos.  Vamos ver o que foi construído em nosso município pela administração pública nestes dois períodos.
No 1º período na administração dos prefeitos:
Zé Custódio 1962 (Prefeito Interino); Luiz Fula 1962/1966; Zé Dias 1967/1970; Manoel Calado 1971/1972; Joca Cabral 1973/1976; Zé Lopes 1977/1982 e André Cabral 1983/1988, em Brejão se construiu o Mercado Público; o Matadouro Municipal; Escolas municipais; a Rede para fornecimento de Água encanada para a cidade; o Prédio onde hoje funciona a Prefeitura, que era um Club antigamente; o Campo de Futebool que não lembramos bem, mais lá pelo ano de 2006 já no 2º período entrou em reforma e não foi concluído até hoje; a Praça Central  com o Coreto e também foram instalados em nossa cidade o Bandepe, Banco do Brasil e a TELPE.
No 2º período na administração dos prefeitos:
Josa Cadengue 1989/1992; Miguel Calado 1993/1996; Sandoval Cadengue 1997/2000 e 2001/2004; Joseraldo Rodrigues 2005/2008 e Sandoval Cadengue 2009/2012, em Brejão se construiu o Pátio de Eventos (Garagem da Prefeitura) e ainda há quem chame aquilo de Pátio de Eventos; uma quadra por trás do pátio que nunca prestou; um Centro de Artesanato que nunca funcionou; um Centro de Informações Turísticas que estamos dando um doce a quem disser onde foi feito este centro; uma quadra poliesportiva inacabada que a Prefeitura se dizia a mãe da obra e, no entanto em uma seção da Câmara descobrimos que é uma obra do Governo do Estado e pertence ao Colégio Ismênia (Colégio estadual); uma Academia das Cidades, que em outras cidades já funcionam há muito tempo e a nossa ainda está sendo feita e a passos de tartaruga. Temos que citar também a Praça principal, que para quem tem boa memória deve lembrar que foi colocado um outdor em frente ao Banco do Brasil com um projeto em que a estrutura e o valor da obra eram totalmente diferentes do que foi feito.
Vale salientar que todas estas obras citadas no 2º período do Cinqüentenário de Brejão tiveram grandes somas de dinheiro oriundas dos Governos Federal e Estadual, e estes valores estão relacionados no Portal da Transparência para quem quiser ver. Valores que dava para tudo estar funcionando normalmente, mas não é a realidade para a nossa cidade.
Vamos comemorar o que?
Fazer festa monumental com grandes atrações, talvez até se espelhando em festas dos vizinhos, para atrair um grande número de pessoas. E o povo sofrido de Brejão que poderia ser assistido com os valores gastos em um evento deste, como fica? Alguns empolgados com a festa e sem poder usufruir de uma bebida melhor, entram na cachaça e muitos acabam é entrando na lapada como aconteceu no final da Festa de Reis deste ano, em que o nosso povo sofreu nas mãos dos famosos justiceiros que estão se achando os donos da cidade.
É lamentável, mas não vemos grandes coisas para se comemorar nestes últimos anos do nosso Cinqüentenário.

3 comentários:

  1. Muito bom mesmo, temos que imprimir esta nota e mostrar a população. Valeu pelas lembranças

    ResponderExcluir
  2. O povo de Brejão merece respeito!
    Fico indignada com as coisas que acontecem em nossa cidade, fico me perguntando até quando essa turminha vai mandar na cidade e principalmente nas autoridades?
    Onde estão o Conselho Tutelar, A Polícia Civil e Militar e a Promotoria de Brejão?
    Senhores aquele bar castelinho é uma casa de prostituição! Tá na hora de acabr com a falta de vergonha que se instalou em nossa Brejão e quem mais patrocina isso é esse bando dos cadengues.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos renovar as pessoas que administram nossa Brejão, pois estamos estagnados já faz muito tempo! Essa história de se estar perpetuando-se no poder é coisa de ditadura e no Estado de direito isso não cabe mais, portanto coletividade de Brejão, vamos renovar esses governantes pois seus modelos de administração já se encontram ultrapassados! RENOVA BREJÃO!!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.