terça-feira, 23 de julho de 2013

ÚLTIMO SHOW DE DOMINGUINHOS FOI NA TERRA DO “PADRINHO” LUIZ GONZAGA.


Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012, aniversário de cem anos de Luiz Gonzaga, em Exu, no Sertão. Dominguinhos, o mais importante dos convidados à festa, não parecia muito à vontade, quando se apresentou no palco Gonzagão, com a filha Liv Moraes. Tocou sentado, e comentou que preferia se apresentar no Parque Aza Branca, “lugar onde todo sanfoneiro gosta de tocar”. Foi o artista mais aplaudido de uma noite que teve também Gilberto Gil, Joquinha Gonzaga e Daniel Gonzaga. No dia em que viajou para o Exu, Dominguinhos submeteu-se a mais uma sessão de quimioterapia para combater o câncer de pulmão contra o qual lutava há seis anos (tinha problemas cardíacos e era diabético).

Estava bastante debilitado para enfrentar os 600 quilômetros que separam a capital pernambucana do Exu, mas queria estar presente de qualquer maneira às celebrações de 100 anos de Luiz Gonzaga, mestre e amigo de toda uma vida. Para estar lá enfrentou mais uma vez a estrada de carro. Recusava peremptoriamente a viajar de avião. Há anos não entrava em um avião. Foi uma cisma. De repente não quis mais voar. Em dezembro de 2011, numa conversa descontraída na pousada onde se hospedou no Exu acenava para uma possibilidade de encarar novamente um avião. Alegava que se sentia debilitado, depois de enfrentar a estrada de São Paulo para a terra natal de Luiz Gonzaga com paradas em Brasília, e Fortaleza.

O cantor e compositor Maciel Melo hospedou-se na mesma casa em que Dominguinhos estava no Exu (pertencente a Raimundo, um amigo comum). Ele conta que Dominguinhos aparentava estar debilitado: “Mas não se queixava de nada. Fiz uma apresentação com ele, em novembro, no Manhattan, em Boa Viagem. Ele não me pareceu muito diferente. O que ele não gostou foi de não ter tocado no Parque Aza Branca”. Maciel diz que se sentiu honrado em dividir o palco do Manhattan com Dominguinhos, o maior nome do forró depois de Luiz Gonzaga. De ter admiradores, como o bancário Paulo Wanderley, que chegou a comprar o carro anterior do ídolo, e possui toda sua discografia.

No entanto, Dominguinhos sempre se esquivou aos que o queriam herdeiro de Luiz Gonzaga. Argumentava que alguém dono de uma obra tão colossal quanto Lua não poderia ter herdeiros, nem sucessores. Dizia-se que, igual a tantos outros sanfoneiros, era apenas mais um seguidor do Rei do Baião. Porém foi bem mais do que isto. O próprio Luiz Gonzaga afirmava ser Dominguinhos o responsável pela urbanização dos ritmos nordestinos: “Eu vim com a linguagem do sertão com uma mensagem autêntica do nortista para a cidade. Dominguinhos veio com uma técnica muito avançada, harmonias modernas, coisas que não amarram o público simples.

Dominguinhos urbanizou o forró, levou-o a todas as classes, nos grandes centros urbanos, que é onde ele se apresenta” (Luiz Gonzaga). Também foi Gonzaga quem, em 1956, num arroubo de entusiasmo pelo talento do adolescente Neném (o apelido de Dominguinhos em casa), anunciou, que o garoto seria seu herdeiro artístico. O certo é que José Domingo de Moraes foi o sanfoneiro que melhor apreendeu a arte de Gonzagão e a levou a frente. Ele criou seu estilo pessoal de forró, e o refinou a partir de início dos anos 70, quando virou o mais solicitado sanfoneiro do Rio. Tocando e compondo para estrelas da MPB como Gal Costa ou Gilberto Gil.

Dominguinhos se cansou de contar que estava com oito anos quando conheceu Luiz Gonzaga, em Garanhuns (onde nasceu em 12 de fevereiro de 1941). Foi levado ao Hotel Tavares Correia (ou a um restaurante), onde pediram que que os três Pinguins se apresentassem para o Rei do Baião. Ganhou do cantor uma razoável quantia em dinheiro, e o convite para visita-lo quando fosse no Rio. Em 1954, pegou um pau-de-arara com o pai, seu Chicão, e o irmão Valdomiro, e foi para morar em Nilópolis, na baixa fluminense, onde já viviam os irmãos Moraes. Depois de fazer muito biscate, de servente de pedreiro, a entregador de uma lavanderia, Criou coragem e foi à casa de Luiz Gonzaga, no Méier, Zona Norte carioca. Dele ganhou uma sanfona de 80 baixos, e mais do que isso, uma amizade que duraria até a morte de Gonzaga, em 1989.


Logo Dominguinhos estaria morando no casarão do Rei do Baião, e tocando em seu grupo. Neste época formou o Trio Nordestino com Zito Borborema e Miudinho, que se desfez sem chegar a gravar. Um casamento precoce, aos 17 anos, mulher e filho para sustentar, o levou a tocar na noite carioca. Foi um aprendizado que enriqueceu sua música. Gafieiras, boates, churrascarias, dancings. Em cada um destes locais a clientela queria ouvir um tipo de música: boleros, sambas, tangos, mambos, jazz. Ele tocou de tudo, e tão bem que seria convidado para tocar no lendário Regional de Canhoto, ao lado de feras como os violonistas Meira e Dino 7 Cordas, e o acordeonista Orlando Silveira, um dos mestres no seu aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.