BREJÃO

Brejão é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Santa Rita.

História

Em dezembro de 1908 foi criado o distrito com a denominação de Brejão de Santa Cruz, pertencente ao município de Garanhuns. Em 1936, o nome foi alterado para Brejão. Foi constituído município autônomo em 1958. Atualmente tem como prefeito o Sr. Ronaldo Ferreira de Melo.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 09º01'49" sul e a uma longitude 36º34'07" oeste, estando a uma altitude de 788 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.851 habitantes. Possui uma área de 160 km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Relevo

O município de Brejão localiza-se no Planalto da Borborema, cujo relevo é constituído por maciços e outeiros altos, com altitudes entre 650 a 1.000 metros.

Vegetação

A vegetação nativa é constituída por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica.

Hidrografia

O município de Brejão localiza-se na Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú e no Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores. Os principais tributários são os riachos: Seco, Caracol, Açucena, Cachoeira e Salgado, de regime intermitente.

Fonte: Wikipédia.