sexta-feira, 5 de junho de 2015

Você sabe o que é "Resiliência"?

Durante as últimas décadas, os pesquisadores começaram a se concentrar na questão: Por que alguns jovens que vivem em ambientes de alto risco não se envolvem em comportamentos perigosos? Eles concluíram que tudo gira em torno do termo “resiliência”, a capacidade de continuar a viver saudavelmente, apesar das adversidades pessoais, das tensões da vida, ou até mesmo em um ambiente destrutivo. A resiliência é um conceito psicológico definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Essa resistência parece desenvolver-se como resultado de uma ampla variedade de apoio social. Apesar das dificuldades severas e da presença de fatores de risco, os indivíduos resilientes desenvolvem habilidades de enfrentamento que lhes permitem ter sucesso na vida. Eles têm um autoconceito forte, uma sólida crença em Deus e uma atitude positiva para com o mundo ao redor. Impulsionados por um sentido definido de propósitos para a vida, eles veem os obstáculos como desafios que podem superar. Acima de tudo, a resiliência parece ter tudo a ver com a esperança e a crença positiva de que há vida além dos obstáculos presentes.

Embora as famílias, igrejas e comunidades procurem protege-los, os jovens de hoje vivem em um mundo repleto de altos riscos. Material sexual explícito espera por eles com apenas um clique na internet. O acesso ao álcool, maconha, cocaína e anfetaminas é relativamente fácil, mesmo em ambientes que muitos poderiam considerar saudáveis e seguros. Portanto, é importante identificar os fatores que levam alguns jovens ao sucesso, apesar do perigoso mundo em que vivem. Isso poderá ser útil para ajudar outros jovens a empregar as mesmas estratégias de sobrevivência.


O conceito de resiliência é vital hoje, já que não podemos tornar o lar e os ambientes sociais lugares ideais, e não podemos tirar as drogas das ruas ou remover a violência da televisão, filmes e jogos eletrônicos. Se não podemos eliminar o material nocivo da internet, então como ajudar as crianças expostas a essas influências a crescer saudáveis e ser bem-sucedidas? O que podemos fazer como indivíduos, Igreja ou comunidade para ajudar a juventude a se tornar resilientes?

A primeira coisa importante a se lembrar é que a resiliência parece resultar de relações de apoio. Relações positivas, sinceras e duradouras são a chave para o desenvolvimento de jovens resilientes. Adultos mais velhos ou mentores que apoiam, incluindo pais, professores e religiosos, desempenham um papel importante na resiliência em desenvolvimento.

O relacionamento com as pessoas que demonstram cuidados, carinho e amor incondicional parece proporcionar aos jovens um sentimento de que eles podem superar qualquer dificuldade que enfrentarem na vida. Tais relações podem incutir nos jovens um sentido de autoestima que lhes permite enfrentar os desafios com mais sucesso. Um estudo em particular constatou que “todos os jovens resilientes tinham pelo menos uma pessoa em sua vida que os aceitava incondicionalmente”.

Além disso, a espiritualidade tem um papel importante no desenvolvimento da resiliência. Outro estudo indica que os jovens resilientes, muitas vezes, têm a capacidade de usar sua fé religiosa para manter uma visão positiva de uma vida significativa.

Qualquer que seja o fator fortalecedor da resiliência, a família tem um papel importante, pois é onde temos mais oportunidade de exercer influência positiva. Uma grande estratégia eficaz e bastante simples que constrói a resiliência é fazer as refeições em família, isso contribui para uma redução de comportamentos de risco e dependência em adolescentes e adultos jovens.


É fundamental que os pais desliguem a TV e não permitam o uso de dispositivos eletrônicos durantes as refeições. Nada deve interferir na ligação que acontece em refeições em família. É encorajador que os jovens realmente apreciem a socialização das refeições familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.