domingo, 8 de janeiro de 2012

EM TEMPO.

Marchas contra a CORRUPÇÃO aconteceram em 25 cidades de 18 estados da federação nos últimos meses de 2011.
O movimento dos Caras Pintadas em 2011 é supra partidário e não é um movimento de impeachment. Este movimento parece querer resgatar valores que foram esquecidos por setores políticos do Brasil como o Civismo, o Patriotismo e a Dignidade. É possível que os Brasileiros estejam resgatando sua brasilidade política e querendo uma "nova cara" para a política brasileira, mais sintonizada com um Brasil que se destaca economicamente e que tem uma nova classe média mais esclarecida e com outros anseios de participação política e de transparência no uso dos recursos retirados dos contribuintes que não eram tão evidentes antes. O Brasil está mudando e alguns  políticos brasileiros não estão acompanhando esta mudança, continuam com suas velhas práticas fisiológicas e corruptas de um século atrás.
Com a reforma política ainda longe de um consenso no Congresso Nacional, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, aposta na aplicação da Lei da Ficha Limpa para garantir alguma barreira à corrupção nas eleições de 2012.


“A tradução do que se viu em Brasília não parece ser um desejo de mudar o atual governo, mas um desejo de que o atual governo – na verdade, não só este, mas este e os outros, e os próximos – mude”.
Não entenderam nada os governistas que ficaram torcendo para que a Marcha contra a Corrupção fosse um fracasso. Não entenderam nada os que acharam que a marcha era uma manifestação contra o governo, ou contra ou a favor de algum governo específico. Não entenderam nada os que quiseram comparar a marcha com aquele fracassado movimento “Cansei” tentado no governo Lula pela elite paulista. Não entenderam nada os que continuam achando que as ferramentas de organização social ainda precisam necessariamente passar por partidos organizados e militâncias uniformizadas e embandeiradas. Não entenderam nada os que ainda acham que é necessária uma “vanguarda” para liderar as “massas” desorganizadas.
Não entenderam nada também quem desdenha desses movimentos imaginando que serão fruto de mera manipulação. Nunca as pessoas tiveram tanta capacidade de escolha, de autonomia para decidir no que embarcam ou não embarcam. Se 25 mil pessoas foram às ruas para pedir o fim da corrupção é porque essas pessoas realmente concluíram que a corrupção atrapalha as suas vidas. Porque estão cansadas de pagar impostos e ter muito pouco de volta. Porque estão cansadas de ver políticos enriquecendo às suas custas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.