segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dia do Psicólogo é comemorado em Garanhuns.


Com o tema “Psicologia para todos e todas, todo dia, em todo lugar”, foi assim que o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região - subsede do Agreste Meridional – comemorou, neste sábado (29), no espaço Colunata em Garanhuns, o “Dia do Psicólogo”.

Na realidade o dia do Psicólogo é 27 de agosto, porém, para se ter um dia de campo com à população com palestras e atendimentos psicológicos é que se escolheu o sábado 29.

Junto ao estande armado na praça para o evento, foi disponibilizado espaço em uma feira de artesanato para as prefeituras de Garanhuns e cidades vizinhas mostrarem os trabalhos realizados nos CRAS .  Brejão/PE esteve presente à feira onde pode mostrar o artesanato desenvolvido nas mais diversas oficinas que a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizou através do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Uma das coordenadoras do evento a Sra. Marluce Leite agradeceu à J.M. Seguros Gerais que disponibilizou uma ambulância para o evento.

domingo, 30 de agosto de 2015

"Trilha do Bolo"


Não diferentes das outras Trilhas, sete horas da manhã deste domingo (30.08), o “Grupo de Caminhantes de Brejão” se reuniu para o café da manhã. Desta feita na Fazenda Pau-Ferro, da família Moraes, e em seguida teve início a caminhada, com uma primeira parada logo a seguir, nas terras do nosso amigo “Boleiro”, onde foi servido um lanche rápido com frutas e muito bolo. Razão para o nome: “Trilha do Bolo”.    
Descobrir a beleza natural escondida atrás de cada curva, após cada ladeira é o que faz com que cada trilha tenha um significado próprio.

E para preservarmos a segurança e integridade das pessoas em nossos eventos é que mais uma vez Jandhuir Bezerra disponibilizou uma das ambulâncias de sua Empresa “J.M. Seguros Gerais”, para dar suporte à equipe do SAMU de Brejão e Corpo de Bombeiros Civil de Garanhuns, que participaram da caminhada contribuindo com o seu apoio técnico.

O final da trilha foi no Pesqueiro São Luiz de Everaldo Bezerra que nos esperava com uma grande feijoada. E, assim, os Caminhantes de Brejão fecham com chave de ouro mais um belo domingo.

Refaço o mesmo convite feito na Caminhada da Cachoeira: para quem perdeu este dia de laser e confraternização entre amigos, fica o lembrete para atentarem à data da próxima caminhada e virem desfrutar de momentos de paz em contato com a natureza.

Vejam, em fotos, que falam mais do que qualquer palavra, como foi a nossa Trilha do Bolo... 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Banco do Nordeste disponibiliza linha de crédito com juros atrativos para empresários de Brejão/PE.


O Banco do Nordeste junto ao SEBRAE e com apoio da Prefeitura de Brejão/PE, realizaram, nesta quinta-feira (27), no auditório da Cersope, palestra visando orientar e informar ao empresário local sobre as linhas de crédito que o Banco disponibiliza com juros bastantes atrativos.

Na ocasião usou da palavra o Gestor de Projetos do SEBRAE Ag. Garanhuns, o Sr. Igor Vale, disponibilizando serviços de apoio às micro e pequenas empresas, usaram, também, da palavra os representantes do Banco do Nordeste o Sr. Danilo e a Gerente de Negócios Sra. Delne Maria Cavalcanti, que listaram as linhas de créditos disponíveis para a implantação, expansão, modernização e relocalização de empreendimentos; a aquisição de máquinas, equipamentos e veículo o capital de giro associado; e também a taxa de franquia. Ainda tivemos o depoimento da cliente do Banco à 5 anos, a Sra. Betânia que abriu uma micro empresa no ramo de cosméticos e que se diz bastante satisfeita com as operações financeira que já realizou junto ao Banco do Nordeste e ainda a assinatura de contrato de financiamento pelo Sr. Gabriel Elias para a abertura de uma micro empresa no Município.

A Sra. Delne ressaltou que o FNE - Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades.

Atualmente, o FNE atua nos nove estados que compõem a região Nordeste e no Norte dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, com financiamentos com taxas de juros que podem chegar até 7% ao ano para clientes que pagam as prestações em dia e são contemplados com bônus de adimplência de 15% sobre os juros contratuais.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Crise não é só no Brasil e China mexe com o mundo, diz Abilio Diniz.

O cenário econômico brasileiro não é o pior já enfrentado na história do País e nem está o Brasil sozinho na crise, afirmou o empresário Abilio Diniz durante um congresso em São Paulo. Ao iniciar um discurso sobre gerenciamento de crises para uma plateia de executivos do varejo, Abilio avaliou que a China está "sofrendo um tranco" e disse que o momento que vive o país asiático afeta o mundo inteiro.

"O governo chinês não divulga muito o que esta acontecendo, fui pra lá pra trabalhar com o Carrefour e, de fato, a China está sofrendo um tranco pesado", afirmou. "Vamos ver como vai ser a aterrissagem, se vai ser 'soft' ou mais barulhenta, mas o tamanho da China faz com que isso mexa com o mundo inteiro", acrescentou.

Sobre o Brasil, o empresário afirmou que o País vive uma crise de ceticismo, de falta de confiança. "Fundamentalmente essa é uma crise política, muito mais do que econômica", declarou. "Se tivermos tranquilidade política, a crise se resolve, não com grande facilidade, mas se resolve", completou.

Na avaliação de Abilio, os fundamentos da economia brasileira seguem sendo sólidos e investidores estrangeiros mantém interesse no País uma vez que "o Brasil está barato". "O nosso déficit é baixo, é claro que tem que ser estancado, mas é pequeno e ainda há fundamentos sólidos da economia", completou. O empresário pediu "união" dos brasileiros. "A hora em que superarmos a crise política através de união dos brasileiros, vamos superar crise com certeza".

Durante sua palestra no Latam Retail Show, Abilio falou ainda sobre a superação de crises em sua carreira. Ele relembrou períodos de tensão nos anos 90 no Grupo Pão de Açúcar e a disputa com os sócios do Casino. O empresário concluiu dizendo que está "realizado, voltando ao varejo e às origens" com o Carrefour.

Estadão Conteúdo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Governo apresenta em setembro proposta de reforma administrativa para modernizar a gestão.


O governo federal apresentará uma proposta de reforma administrativa até o final do mês de setembro com o objetivo de modernização da gestão. Durante a reunião de coordenação política desta segunda-feira (24), a Junta de Execução Orçamentária – grupo que reúne os ministérios da Fazenda, Planejamento e Casa Civil – apresentou as diretrizes que orientarão a construção da proposta.

O processo envolve todo o governo federal: ministérios, órgãos, autarquias e empresas públicas. “É um processo que precisa ser construído a várias mãos”, afirmou em coletiva de imprensa o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

São cinco as diretrizes que orientarão a reforma administrativa. A primeira delas é a redução no número de ministérios. “Uma redução de dez ministérios como referência. Vamos avaliar com todos os ministros, com todos os órgãos envolvidos quais são as iniciativas nesse sentido, tanto do ponto de vista de gestão, de funcionamento de cada ministério, de superposição de áreas, quanto também do ponto de vista político, de eficiência na implementação das políticas públicas e de sustentação de atender a base do governo”, explicou o ministro.

Abertas as inscrições para Cursos do Pronatec em Brejão.


Prefeitura de Brejão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, comunica que estão abertas as inscrições para os Cursos do Pronatec, a partir desta terça-feira (25) e vão até sexta-feira (28/08). As inscrições estão sendo realizadas no Cras no horário das 08h00 as 12h00 e das 13h00 as 17h00.

Os cursos ofertados são:

- Horticultor Orgânico – 25 vagas;
- Agricultor Orgânico – 20 vagas;
- Bovinocultor de Leite – 20 vagas e
- Forragicultor – 25 vagas.

Interessados procurar o Cras para maiores informações. 

Prefeita no Maranhão que ostenta luxo na net foge após investigação.


A Prefeitura de Bom Jardim (a 275 km de São Luís) está com as atividades paralisadas desde a última quinta-feira (20), quando a prefeita Lidiane Leite (PP), investigada por suspeita de desviar recursos das escolas municipais, fugiu da cidade.

Ela é conhecida por publicar nas redes sociais fotos nas quais aparece ostentando luxo.

Na quinta-feira, foram presos Beto Rocha, marido da prefeita foragida e ex-secretário de Assuntos Políticos, e o também ex-secretário Antônio Cesarino, que havia sido afastado da pasta da Agricultura no ano passado após denúncias de corrupção.

Segundo o vereador Marconi Mendes (PSB), a Câmara está impedida de avançar com um processo de impeachment por causa de uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. "Não se sabe como será. Nada está sendo feito até que [um eventual afastamento] seja definido", diz o vereador.

A prefeita já havia sido afastada em outras três ocasiões, duas delas por pedidos da Câmara Municipal: em abril de 2014, por improbidade administrativa, e em maio deste ano, pelos indícios de corrupção nas escolas de Bom Jardim. Nos dois casos, foi reconduzida ao cargo por meio de liminar em apenas 72 horas.

Garanhuns recebe Dom Paulo Jackson.

Neste Domingo (23/08), Fieis Católicos lotaram a Praça Mestre Dominguinhos para Missa com o novo Bispo da Diocese de Garanhuns Dom Paulo Jackson. O novo Bispo chegou à praça, em procissão, logo após ter tomado posse na Matriz de Santo Antônio.



  

A Casa das Juventudes de Brejão conclui mais um curso.


Alunos recebem certificados pela conclusão do curso de Cachecol como mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Brejão/PE.

As aulas foram ministradas pelas professoras Marcela e Eduarda, com a participação de vinte (20) alunos que somam mais experiência aos seus currículos. 


domingo, 23 de agosto de 2015

1º Campeonato de Voleibol de Brejão/PE.

Equipe Campeã Feminino - Maceió/AL.

Foi realizado neste sábado (22) e domingo (23/08) o 1º Campeonato de Voleibol de Brejão, com jogos bastante disputados pelo alto nível das equipes participantes.

A nossa cidade está de parabéns pela forma cordial como soube acolher os atletas visitantes nestes dois dias de jogos. Participaram equipes das cidades de: Belém do São Francisco/PE, Barreiros/PE, Arcoverde/PE, Rainha Isabel – Distrito de Bom Conselho/PE, Maceió/AL, Quebrângulo/AL, além da anfitriã Brejão/PE. Teríamos, também, a equipe de Paulo Afonso/BA que ficou impedida de participar dos jogos por ter se envolvido em um acidente de trânsito na PE 218.

Este 1º Campeonato de Voleibol teve a iniciativa e coordenação de César Monteiro, Rodrigo Vieira e Paulo do Vôlei e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Brejão, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.


Sagraram-se campeões a equipe masculina de Belém do São Francisco/PE e no feminino a equipe de Maceió/AL. Respectivamente como vice-campeões tivemos no masculino a equipe de Brejão/PE e no feminino a equipe de Arcoverde/PE. 

A coordenação do evento bem como todos os atletas participantes dedicam este Campeonato à equipe de Paulo Afonso/BA e em especial às duas pessoas que tiveram suas vidas ceifadas no trágico acidente e reitera as suas condolências às famílias ilutadas. 


NOTA

A Comissão Organizadora do 1º Campeonato de Voleibol de Brejão, vem a público informar que em detrimento ao acidente que vitimou a Equipe da Cidade de Paulo Afonso/BA, nesta manhã de sábado (22), na PE 218, foi feita reunião com as oito (08) equipes participante do torneio para dirimir dúvidas sobre a continuidade ou não dos jogos.

Na votação, a equipe de Brejão optou pela suspensão dos jogos, sendo o restante das equipes de Belém do São Francisco/PE, Barreiros/PE, Arcoverde/PE, Rainha Isabel - Distrito de Bom Conselho/PE, Maceió/AL e um membro da equipe de Paulo Afonso/BA, favoráveis à continuação do torneio. A equipe de Quebrângulo/AL não participou da votação porque naquele momento ainda não havia chega ao local dos jogos.

Face ao exposto foi rendida homenagem em oração às vítimas do acidente e condolências as famílias enlutadas. 

Acidente na PE 218 vitima Equipe de Volei de Paulo Afonso/BA.

Lamentavelmente o 1º dia do Campeonato de Voleibol em Brejão foi marcado por um acidente trágico na PE 218, onde foram vitimadas fatalmente o motorista da Sprint e um atleta da equipe que vinham de Paulo Afonso/BA para participar dos jogos.

A Van que conduzia a equipe de Paulo Afonso chocou-se com o ônibus da Orquestra Super Oara que vinha em sentido contrário, depois de fazer uma ultrapassagem a uma carreta. Sabe-se que é necessário desenvolver alta velocidade para este tipo de manobra, ainda mais que a – Cegonha – como são conhecidas estas carretas usadas para transporte de veículos, além de descarregada, estava no declive da pista o que torna mais difícil a ultrapassagem. Acredita-se que por falta de conhecimento do trecho da estrada, somado ao risco de se ultrapassar em decida próximo a uma curva tenha contribuído para o acidente. E ainda, que se o motorista soubesse que a aproximadamente 100 metros iria fazer uma conversão à esquerda, tivesse esperado atrás da carreta sem tentar a ultrapassagem.

Ao saber do acidente, os organizadores do torneio suspenderam os jogos e foram prestados todos os socorros às vítimas. Em seguida, na quadra poliesportiva, foi feita uma reunião com os integrantes das equipes dos três (03) Estados participantes dos jogos – PE, AL e BA – e se optou pela continuação dos jogos.  

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

The New York Times: “Impeachment sem achar provas concretas contra Dilma, é golpe”. Entendeu FHC ?

“Forçar a saída da senhora Rousseff do cargo sem qualquer evidência concreta de malfeito ou corrupção traria sério prejuízo para uma democracia que tem ganhado força ao longo de 30 anos, sem nenhum benefício em troca. E não há nada que indique que alguém faria trabalho melhor na economia”, afirmou o The New York Times.

O jornal norte-americano “The New York Times” publicou na última segunda-feira (17) um editorial afirmando que forçar a saída da presidente Dilma do cargo sem “evidência concreta de malfeito, traria sérios danos para a democracia” brasileira.

O jornal ainda destacou não há benefício em troca da mudança e não há nada que indique que outro político faria trabalho melhor na economia.

O texto, intitulado “Turbulência crescente do Brasil” (Brazil’s rising turbulence), foi divulgado no site do jornal  e publicado na edição impressa da publicação de ontem (18).

O NY destacou que, até agora, as investigações referentes à Operação Lava Jato não encontraram evidências de ação ilícita contra a presidente Dilma. Além disso, aponta que, mesmo ela sendo responsável pelas políticas isso não significa crime de responsabilidade.

O The New York times também  afirma que, apesar de as investigações criarem problemas políticos e terem à tona trazido dúvidas referentes aos sete anos em que Dilma comandou a Petrobras, a presidente “admiravelmente não fez esforços para constranger ou influenciar as investigações”. A publicação destaca, ainda, que ela indicou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para novo mandato.

‘Firmeza nas instituições’

O texto termina afirmando que os brasileiros estão vivendo momentos difíceis e frustrantes, e que “as coisas devem piorar antes de melhorar”. “A senhora Rousseff também tem mais problemas e críticas pela frente. Mas a solução não deve ser minar as instituições democráticas que são, no fim das contas, o que garante estabilidade, credibilidade e um governo honesto”, cravou o editorial.
The New York Times.

Curso de Customização de objetos para o verão.


Neste mês de Agosto, a Casa das Juventudes oferece Curso de Customização de objetos para o verão.

Nas aulas que serão ministradas por Júlia Tavares, os participantes poderão elaborar camisetas, shorts e jaquetas customizadas.

Faixa etária entre 16 e 29 anos.

As inscrições, gratuitas, já podem ser feitas na Casa das Juventudes à Rua José Inácio dos Santos (Rua de Bom Conselho).

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Janot denuncia Cunha ao STF e pede a devolução de 40 milhões de dólares aos cofres públicos.



Janot pede a restituição do produto e proveito dos crimes no valor de US$ 40 milhões e a reparação dos danos causados à Petrobras e à Administração Pública também no valor de US$ 40 milhões.

O principal indício do suposto envolvimento de Cunha no esquema da Lava Jato é o depoimento do lobista Júlio Camargo à Justiça Federal do Paraná. Camargo é um dos principais delatores da Lava Jato.

A PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (20). Cunha foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção supostamente praticados dentro do esquema da Lava Jato. A denúncia ainda precisa ser aceita pelo STF para que o parlamentar seja considerado réu no processo.

Câmara aprova PEC da redução da maioridade penal.



O Plenário aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta obteve 320 votos a favor e 152 contra. A matéria será enviada ao Senado.

De acordo com o texto aprovado, a maioridade será reduzida nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Em julho, o texto foi aprovado com o voto de 323 deputados na forma de uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE). Houve 155 votos contra.

A PEC excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário na mesma semana os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.

Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

Este Blog: Aonde serão os locais que os menores de 16 e 17 anos irão cumprir pena? Se não será nas Unidades Socioeducativas e muito menos em Presídios. Os governos Federal, Estadual e Municipal terão que construir estes abrigos? Não vejo muita diferença entre um menor de 16 e 17 anos e um adulto de 18 e 19 que impeça que sejam todos abrigados em uma Unidade Socioeducativa das várias existentes no País. Se cria uma Lei, as vezes sem atentar para os custos que causará a Nação. 

Protesto de movimentos sociais mira Cunha


Alvo da Procuradoria Geral da República (PGR) por suspeitas de corrupção na Petrobras, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também está na mira de uma série de manifestações marcadas para esta quinta-feira, 20, em todo o País. "Estamos torcendo para que a denúncia (da PGR contra Cunha) saia hoje ou amanhã", disse Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos populares (CMP). Segundo ele, os sindicatos e movimentos sociais que organizam os atos estão incentivando a confecção de faixas e cartazes com a frase "Fora, Cunha".

Manifestações foram programadas em 23 Estados e em alguns deles são uma espécie de contraponto aos protestos de que pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mais de 20 grupos participam da organização. Os mais conhecidos são a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a CMP. PSOL e PC do B aparecem como apoiadores e o PT usou inserções na TV para divulgar as manifestações.

Devido às diferenças políticas e ideológicas dos organizadores, foi definida uma pauta única enxuta, cujos eixos são a crítica ao ajuste fiscal e à Agenda Brasil, rejeição à pauta conservadora personificada pelo presidente da Câmara e a defesa da democracia.

Tomar AAS infantil quando estiver enfartando e tossir a cada dois segundos é eficaz?


De tempos em tempos, alguma recomendação popular intriga e a pergunta fica no ar: será que funciona? Grande parte delas é falsa e chega até a oferecer risco à saúde. Seria esse o caso da crença de muita gente de que, quando alguém perceber que está enfartando, deve tomar comprimidos de ácido acetilsalicílico (AAS), começar a tossir a cada dois segundos e correr para o hospital?

Quando se fala do AAS, essa informação procede, sim. Os especialistas explicam que o AAS é um excelente prolongador de vida. O cardiologista do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) Alexandre Soeiro conta que o medicamento é fundamental no tratamento do infarto e que diminui as taxas de mortalidade quando administrado nas doses de 200 a 300 mg (o equivalente de dois a três comprimidos de AAS infantil). “No entanto, a avaliação médica é fundamental para saber se é um infarto ou se há outro diagnóstico envolvido”, conta.

O cardiologista do Hospital do Coração (HCor) César Jardim explica que estudos mostraram que o AAS é capaz de reduzir a mortalidade em até 25%. “É de fato comprovado que o medicamento traz benefícios, e há clássicos estudos na literatura cardiológica que demonstram que, quando se tinha o uso do AAS na fase inicial do infarto, isso fez uma diferença de 25% na mortalidade. Foi o pontapé inicial do que está consolidado”, recomenda ele.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FNE itinerante 2015.


Data: 27 de agosto de 2015.

Horário: 19h00.

Local: Auditório da Cersope em Brejão/PE.

Objetivo: Promover e divulgar as oportunidades de negócios para as empresas de pequeno-médio, médio e grande porte por meio do FNE.

O que falta para o Brasil doar mais sangue?



Conhecidos mundialmente pela simpatia com que tratam o visitante estrangeiro, os brasileiros são menos solidários com seus semelhantes ─ pelo menos quando o assunto é doar sangue.

Dados da ONU apontam que o Brasil, apesar de coletar o maior volume em termos absolutos na América Latina, doa proporcionalmente menos do que outros países da região, como Argentina, Uruguai ou Cuba.

As estimativas, referentes ao período entre 2012 e 2013 e obtidas com exclusividade pela reportagem da BBC Brasil, fazem parte de um estudo ainda não publicado pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial de Saúde) nas Américas.

Quando se analisa a totalidade de doações no continente americano, o país também fica atrás de Estados Unidos e Canadá.

O estudo também revela outra particularidade da doação de sangue no Brasil: seis em cada dez doadores (59,52%) são voluntários (ou espontâneos, aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue), proporção inferior à de Cuba (100% são voluntários), Nicarágua (100%), Colômbia (84,38%) e Costa Rica (65,74%).

TCE condena prática de deputados de destinar emendas para shows.

A prática de destinar emendas para shows, por meio de ofício no qual se informava a data, a empresa e local, foi considerada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em julgamento da auditoria especial pela Segunda Câmara, na manhã desta terça-feira (18). Sob a "cobertura" do orçamento impositivo sancionado pelo ex-governador Eduardo Campos, grande parte dos deputados estaduais passou a destinar emendas parlamentares diretamente para contratação de shows, que, na maioria das vezes, eram realizados em seus redutos eleitorais. Em pleno ano eleitoral (2014), foram mais de R$ 25 milhões gastos na contratação de artistas.

Sem qualquer controle por parte da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que apenas autorizava o pagamento, o envio de emendas para shows se tornou rotina entre os parlamentares e houve casos, inclusive, de promoção pessoal, contratação de artistas para eventos privados e vínculos pessoais entre deputado e empresa contratada. Colocada na berlinda pelo TCE, a Empetur teve suas contas julgadas irregulares. O órgão multou o ex-presidente da Empetur, André Samico, no valor de R$ 10 mil, e em R$ 5 mil Jane Cavalcanti de Mendonça, Jéssica Pessoa de Menezes e Simone Vasconcelos, todas em posições estratégicas na empresa.

Mudanças no consignado obrigam aposentados a serem mais controlados.


Aposentados e pensionistas têm que ficar mais atentos às finanças pessoais. O alerta é de entidades envolvidas na defesa dos direitos da categoria. Elas são contrárias ao aumento do limite do empréstimo consignado, que está em vigor desde esta segunda-feira (17), quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa 80. Ela regulamenta a Medida Provisória 681, de 10 de julho de 2015, que aumenta o teto do empréstimo consignado para beneficiários do INSS de 30% para 35% da renda.

Pela Instrução Normativa – cuja publicação já autoriza os bancos a trabalharem com as novas regras –, os descontos consignados poderão ser efetuados em até 30% para as operações de empréstimo pessoal e em até 5% para as operações de cartão de crédito. A Instrução Normativa ainda ratifica o prazo máximo de 72 meses para o pagamento dos empréstimos consignados. Antes fixado em 60 meses, o prazo total de quitação dos financiamentos foi ampliado pelo governo para 72 prestações em setembro do ano passado.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Café aumenta a possibilidade de sobrevivência ao câncer de intestino, diz estudo.


O consumo habitual de café poderia aumentar as possibilidades de sobreviver ao câncer de intestino e proteger os pacientes de reincidências, informa estudo divulgado pela publicação britânica Journal of the Clinical Oncology.

Um grupo de cientistas descobriu que os pacientes que recebiam tratamento e que consumiam altas doses de café, quatro ou mais xícaras por dia, tinham cerca de 42% menos possibilidades de registrar reincidência da doença que aqueles que não consumiam a bebida. O estudo também mostrou como os pacientes que bebiam café tinham 33% menos possibilidades de morrer de câncer que os demais pacientes.

O médico Charles Fuchs, diretor do Centro de Câncer Gastrointestinal de Boston, nos Estados Unidos, afirmou ter comprovado que “os consumidores de café têm um risco menor de desenvolver câncer, além de que a sobrevivência e as possibilidades de cura aumentam consideravelmente”.

Apesar dos resultados do estudo, Fuchs mostrou-se cauteloso com os potenciais benefícios do café como tratamento alternativo para os doentes de câncer de intestino. “Se bebe café habitualmente e está sendo tratado de câncer do intestino, não deixe de beber, mas se não é um consumidor habitual e se pergunta se deve começar? Primeiro consulte o seu médico”, declarou o pesquisador.

Ainda que seja a primeira vez que um estudo relaciona o consumo de café à redução do risco de reincidência de câncer, investigações prévias indicaram que a bebida poderia proteger contra vários tipos de tumores malignos, incluindo os melanomas, o câncer de fígado e o de próstata avançado.

Da ABr.

Educação em estado lamentável.

Em 2009, Pernambuco contava com 1.105 escolas e um total de aproximadamente 1 milhão de alunos. Atualmente são 1.047 unidades e menos de 600 mil alunos. Escolas foram fechadas, outras jogadas para o município. Havia 45 mil professores e hoje não passam de 27 mil. 

A criação das escolas de “referência’’ implica no fechamento de turnos e expulsão de alunos do ensino fundamental, regular e de E.J.A. Escassez de vagas para estudar obriga alunos a procurarem a rede privada. E, quem não pode pagar, abandona os estudos. Enquanto isso, o secretário de (des)Educação, Fred Amâncio, fala de “educação de qualidade”.
Albênia Silva – do JC Online.

Ironia política.

Jarbas/Raul/Mendonça

Este Blog encontrou alguns parlamentares participando de ato em Boa Viagem contra o Governo de Dilma. Primeiro foi o Dep. Federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o Dep. Federal Raul Jungmann (PPS) no entanto até agora não se pronunciaram sobre a operação da Polícia Federal que investiga superfaturamento na construção da Arena Pernambuco.

Estão calados porque a Construtora Odebrecht foi a principal doadora de suas campanhas políticas, empresa que está sendo investigada pela Operação Lava Jato e também no caso da Arena Pernambuco.

O outro foi o Dep. Federal Mendonça Filho do (DEM), também visto no protesto, que de acordo com grampos realizados pela Policia Federal, em 2009, durante a Operação Castelo de Areia, teria recebido uma doação de R$ 100 mil da Cavo, que pertence ao grupo Camargo Corrêa.

Mas Jarbas, Raul Jungmann e Mendonça só veem a corrupção nos outros.

Polícia Federal afirma que construção da Arena Pernambuco teve "organização criminosa".


A Polícia Federal afirmou, em nota na manhã desta sexta-feira (14), que a construção da Arena Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata, obra iniciada e concluída na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), foi fruto de “uma organização criminosa”. A construção do estádio, que tinha custo inicial de R$ 479 milhões, saltou para R$ 743 milhões.

O resultado da investigação da Operação Fair Play foi apresentado nesta manhã numa coletiva de imprensa no Recife. Foram cumpridos 10 mandatos de busca e apreensão nas sedes da Odebrecht nos estados de Pernambuco (4), Bahia (2), Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Residências de sócios da construtora, que não tiveram os nomes ainda revelados, também foram alvo de buscas.

Em Pernambuco, o Comitê Gestor de Parceria Público-Privada Federal - CGP, que funciona na Secretaria de Planejamento, também foi alvo da operação. Segundo informações da PF, foi concedida autorização à Odebrecht/ISG para elaborar o projeto básico do edital de concorrência, sem licitação (Lei 8.666) ou edital de chamamento (Decreto nº 5.977/2006). Ou seja, a construtora teria sido beneficiada pelo Poder Público para realizar a obra do estádio.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Paulo Lins deixa a Gestão da 5ª GRE Agreste Meridional.

O Professor PAULO LINS, deixa o comando da 5ª GRE Agreste Meridional - passando o bastão para a Professora Adelma que já desempenha um grande papel na Gerência Regional e principalmente na ausência do Gestor, onde o substitui com presteza e dedicação.

Conversamos com o Sr. Jurandir Moraes, funcionário da 5ª GRE Agreste Meridional, e o mesmo ressaltou o grande desempenho das funções do Professor Paulo Lins na gestão de 22 Municípios do Agreste Meridional. Lembrou, ainda, que Paulo Lins é natural de Itaíba e mora em Garanhuns há muitos anos, onde tem serviços prestados e por isso recebeu o título de Cidadão do Município em 2012.

Na política, o prestígio do professor junto ao governo do Estado incomoda por ter sido várias vezes sondado para concorrer a cargos políticos em Garanhuns, sendo esquecidos os ditos “amigos particular do Governador”. Isto faz com que os próprios militantes do PSB local o tenha "atravessado na garganta". Paulo Lins nunca se preocupou com isso. Acostumado na militância desde os tempos da deputada Cristina Tavares, com quem também trabalhou, ele olha a política hoje com a visão macro, não deixando que as coisas pequenas prejudiquem sua atividade.

A Professora Adelma participou de seleção pública, organizada pela Universidade de Pernambuco, e se classificou com méritos. Tenho certeza que a 5ª GRE estará em boas mãos, pontuou Jurandir.

Manifestantes em Garanhuns não representam os quase 82% dos votos que Dilma teve aqui na terra do ex-presidente LULA!


Foto do Blog Agreste Mix.

Os nobres COXINHAS que desfilaram pelas ruas de Garanhuns neste domingo dia 16 carregando uma ridícula e mentirosa faixa dizendo que "... O POVO de Garanhuns e região pede desculpas ao Brasil por LULA seu filho corrupto".. , não tem autoridade moral e representativa nenhuma para falar e sequer assinar faixa ou cartazes com frases mentirosas e descabidas como essa.

Esses Srs. não representam os quase 82% dos votos que Dilma teve aqui na terra do nosso querido ex presidente LULA! Os que saíram ridiculamente as ruas hoje representam a minoria insignificante que não chegou aos 10% dos votos válidos da direitona ao candidato Playboy de Minas.  Foi muita petulância e ousadia dizer que representam a maioria esmagadora dos eleitores de Dilma e de Lula aqui em Garanhuns e região.

Incrivelmente o número de manifestantes em Garanhuns aumentou de 20 para 50 pessoas.

Todos com camisas verdes e amarelas.

Em Recife, naturalmente um número maior que não ultrapassa 3.000 pessoas, segundo a PM.

Detalhe para Recife: num domingo normal a Praia de Boa Viagem geralmente tem mais de 8.000 pessoas.

O movimento pelas diretas-já, na década de 80, começou pequeno e no final levava aos comícios 1 milhão de pessoas em São Paulo ou no Rio.

O "fora Collor" foi semelhante. Eram movimentos políticos, por uma causa, integrados por pessoas conscientes. Agora o que temos? Uma massa manipulada por grupos partidários e da mídia que não se conformam por ter perdido a eleição. Que não aceitam um governo de inclinação popular.

Os manifestantes de hoje são em sua maioria pessoas da classe média pra cima. Muitos dos que protestam são "Maria vai com as outras", defendendo o impeachment sem saber as razões nem as consequências. Tem muita alienação nesse jogo. Daí o relativo fracasso de hoje.
Do Blog Agreste Mix.

domingo, 16 de agosto de 2015

O Ministro Armando Monteiro visita Garanhuns.



Em visita a Garanhuns, neste sábado 15.08, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior Armando Monteiro Neto (PTB), reuniu o seu grupo político na Associação Comercial e Industrial de Garanhuns – ACIG onde reiterou o seu compromisso com o nosso Agreste pernambucano.

Ao chegar à Garanhuns Armando Monteiro fez uma breve caminhada pela Av. Santo Antônio, cumprimentou lojistas e transeuntes e seguiu para almoço na residência do Prefeito Isaías Régis (PTB). Antes do almoço o Ministro conversou em particular com alguns Prefeitos e lideranças locais. O Prefeito de Brejão/PE, Ronaldo Ferreira (PTB) e o Secretário de Planejamento Gilberto Tenório tiveram um momento com Armando Monteiro, onde explanaram algumas necessidades do Município e receberam o apoio e comprometimento do Ministro em olhar mais de perto os problemas da nossa cidade.   

sábado, 15 de agosto de 2015

Casamento Comunitário em Brejão.

Na Paróquia da Santa Cruz em Brejão/PE, foi realizado, neste sábado 15/08, o enlace matrimonial de 14 casais, consagrando a união conjugal aos designo de Deus e perante a Justiça Civil. Dos 14 casais 12 já conviviam em relação conjugal há alguns anos, apenas 2 casais iniciam nesta data, com as Bênçãos de Deus, uma nova família.

O Padre Pedro fez ver aos novos e antigos casais que o casamento é um compromisso a dois que requer companheirismo, disposição em compreender um ao outro, força nos momentos difíceis e muita união.

Para os novos casais tudo começa a partir de hoje e para os casais até então amasiados, tem início uma nova vida perante a Deus e perante a Igreja, passando a ter o direito de comungar o que não lhes era permitido. 

Minha Casa Minha Vida é decisivo para atividade econômica do País.


O Programa Minha Casa Minha Vida tem contribuído de forma decisiva para manter a atividade econômica do Brasil. É o que analisa o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Teotônio Rezende. Ele diz que desde o início do Programa, em 2009, mais de R$ 270 bilhões foram injetados na economia do País por conta da construção de moradias.

“O Minha Casa Minha Vida tem um duplo papel: o impacto social, pois você está viabilizando acesso à moradia para um segmento que não teria oportunidade, além do aspecto econômico, na medida em que o programa gera emprego e renda, mantendo a atividade econômica principalmente para o setor da construção civil”, afirma Teotônio.

O vice-presidente da Caixa defende que os estímulos à cadeia da construção civil no Brasil foram decisivos para enfrentar as dificuldades econômicas que atingiram as economias globais. “Mesmo com a crise de 2008, o Minha Casa Minha Vida permitiu que os construtores continuassem fazendo novos lançamentos e assim o caso brasileiro, diferentemente da maioria dos países, ao invés da construção civil ter gerado desemprego na crise global de 2008, ela fez ampliar o número de novos postos de trabalho”, diz.

De acordo com dados do Ministério das Cidades, o programa habitacional vem contribuindo para a abertura de postos de trabalho. Quando foi criado, em 2009, o Minha Casa Minha Vida possibilitou a criação de mais de 158 mil vagas de emprego. Em 2013, esse número chegou a 1,2 milhão.

Diante da expectativa de lançamento da terceira fase do Minha Casa Minha Vida, anunciado pela presidente Dilma Rousseff, Teotônio acredita que o desempenho deverá se manter. “O Programa vai continuar exercendo o seu papel de garantir o acesso da população de mais baixa renda e continuar incentivando a indústria da construção civil para que ela mantenha o nível de atividade e consequentemente continue gerando renda e emprego”, finaliza.
Do Jornal do Brasil.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Polícia Federal faz operação contra superfaturamento na Arena Pernambuco.



A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Fair Play, que apura superfaturamento na construção da Arena Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A obra foi construída pela empreiteira Odebrecht, que é alvo de buscas em São Paulo, assim como o Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas de Pernambuco.

A construção da Arena Pernambuco foi lançada ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto num acidente aéreo em agosto do ano passado. O custo inicial da construção do estádio era R$ 479 milhões, mas, no fim das contas, a obra saiu por R$ 743 milhões. Informações preliminares dão conta que os serviços estariam inflados em, pelo menos, R$ 42,8 milhões. Ao todo, a PF cumpre dez mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte.

A Odebrecht é investigada na Lava-Jato sob acusação de formar cartel para superfaturar obras públicas e corromper servidores, partidos e políticos. A empreiteira tem negado as acusações.

O presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, foi preso em junho, acusado de envolvimento no esquema de cartel e desvio de verbas da Petrobras. Marcelo e outros dirigentes da empresa são acusados de crimes nas obras da Refinaria Abreu e Lima, também em Pernambuco, do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e da sede da Petrobras em Vitória, no Espírito Santo.
Eduardo Militão do Diário de Pernambuco.


Este Blog: As investigações da Polícia Federal com relação a superfaturamento nas obras da Refinaria Abreu e Lima e agora superfaturamento na Arena Pernambuco, ainda vai dar muita dor de cabeça a políticos de Pernambuco e envergonhar o nosso estado. Quem viver verá!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Caminhada do Bolo.



No domingo (30/08) teremos mais uma Caminhada Ecológica em Brejão/PE, desta feita será a “Caminhada do Bolo”. Com iniciativa de César Monteiro, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e com adesão de um número bastante expressivo de pessoas, as Caminhadas estão se tornando cada vez mais frequentes e concorridas.   

César, amante incondicional da natureza, Escritor e Poeta, dedica parte do seu tempo a organizar as Caminhadas Ecológicas pelas estradas e trilhas da exuberante zona rural de Brejão/PE. Como Escritor, César está se preparando para o lançamento de mais um livro que iremos divulgar em breve neste Blog.

Quem perdeu as caminhadas passadas venha participar desta próxima. Lhes garanto que terão um domingo diferente, com um passeio  na companhia de amigos e com uma estrutura bem montada de segurança, ambulâncias e alimentação, tudo a custo zero.

Cada Caminhada tem um nome em alusão a uma região ou pessoa. Fizemos a “Caminhada do Araçá” em homenagem ao nosso amigo “João Araçá”, mais um Poeta e Escritor, fruto de nossa querida Brejão, o mesmo foi assassinado covardemente no ano passado; fizemos a Caminhada da Limeira em homenagem a uma região belíssima com o mesmo nome; fizemos a Caminhada da Cachoeira, acidente geográfico localizado na comunidade “Só Deus É Grande” e iremos realizar a Caminhada do Bolo em alusão ao nosso amigo Antônio Boleiro que comercializa bolo nas feiras livres da região e que será o nosso anfitrião no domingo 30 deste mês de agosto.

A concentração com café da manhã e saída será às 07h00 na Fazenda Pau-Ferro, da família Moraes, com percurso aproximado de 10 km, encerrando no Pesque-Pague São Luiz, onde será servido almoço. Durante o percurso teremos lanches e água.


Sábado é dia de vacinação contra a poliomielite.


Começa neste sábado (15/08) e segue até o dia 31/08 a Campanha de Vacinação contra a poliomielite. Juntamente com vacinação, também será realizada a Campanha de Multivacinação para Atualização de Esquema Vacinal. Para isso, os pais de todas as crianças menores de 5 anos devem comparecer aos postos de saúde munidos do cartão de vacina dos filhos para que os profissionais verifiquem se é necessário a aplicação de alguma dose contra sarampo, caxumba, rubéola, meningites, hepatite, coqueluche, difteria, tétano, entre outras doenças.

Para continuarmos sem a circulação do vírus no Brasil, é preciso que todos entre 6 meses e menores de 5 anos sejam imunizados.

A vacina contra a poliomielite não possui contraindicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como seu principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A amizade colorida entre a matemática e a literatura.


A arte da escrita leva vantagem no duradouro relacionamento com a ciência exata. Da interação, surgiu o subgênero "ficção matemática", cujo expoente brasileiro é Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.

A voz romântica de Roberto Carlos usou uma expressão matemática, em 1971, para resumir uma fossa amorosa: “Tudo em volta está deserto, tudo certo. Tudo certo como dois e dois são cinco”. Muito antes de a canção composta por Veloso existir, contudo, o escritor George Orwell havia mencionado a soma com resultado errado no clássico 1984 (1949). Era exemplo de falso dogma (se todo mundo acredita, isso se torna verdade?). Mas ele também não foi o primeiro. Quase um século antes de Orwell, Dostoievski já relativizava a questão em Notas do subterrâneo (1864): "Seja como for, ‘duas vezes dois igual a quatro’ é bem insuportável. (...) De mãos nos quadris, ela se atravessa no caminho e nos cospe na cara. Admito que seja uma coisa excelente, mas, se é preciso louvar tudo, eu vos direi que ‘duas vezes dois igual a cinco’ é também, às vezes, uma coisinha muito encantadora”.

Não é possível precisar ao certo quando começou o namoro entre literatura e matemática, mas sem dúvida a arte da escrita leva vantagem no duradouro relacionamento com a ciência exata. Da interação, surgiu o subgênero literário “ficção matemática”, do qual um dos maiores expoentes brasileiros é Júlio César de Melo e Sousa (1875-1974), mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, com o qual assinou o bestseller O homem que calculava (1938), agora relançado pela editora Record, em comemoração aos 120 anos de nascimento do autor, um dos ocupantes da Academia Pernambucana de Letras, embora fosse carioca.

No clássico da literatura brasileira, traduzido para mais de dez idiomas, um jovem árabe conquista reis, poetas e sábios ao resolver problemas aparentemente sem soluções por meio do raciocínio lógico. “Na obra do matemático e romancista as fórmulas ou equações matemáticas surgem de maneiras tão sutis quanto o conteúdo literário, como também ocorre em algumas publicações de Monteiro Lobato e Lewis Carrol (autor de Alice no País das Maravilhas)”, diz o doutor em educação matemática Maurílio Antônio Valentim, professor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Se, para alguns, os cálculos, fórmulas e medidas soam pouco atraentes (talvez fruto de traumas decorrentes do ensino fundamental e médio), esse universo ganha novos ares quando associado à habilidade de escrever de maneira lúdica. Ao fazer as pazes com os números, fica mais evidente o potencial da matemática de seduzir por meio da complexidade, da precisão, dos enigmas, de quebrar a cabeça do leitor.