sexta-feira, 29 de maio de 2015

"Paulo e Geraldo estão à deriva", diz Marília após reuniões da oposição.


A vereadora Marília Arraes participou nesta segunda-feira 11 de duas reuniões com as bancadas de oposição na Câmara Municipal do Recife e na Assembleia Legislativa do Estado. A intenção dos encontros foi unificar o discurso dos oposicionistas tanto no Recife quanto em Pernambuco, além de traçar uma linha de atuação comum. "O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara são figuras apáticas. Como marinheiros de primeira viagem, estão deixando o povo à deriva. Estamos sendo governados por dois náufragos", disse a vereadora.

A percepção da vereadora se dá pela sucessão de crises que vem sendo fabricada pelos dois chefes do Executivo. No Estado, greve dos professores, aumento da violência e pagamentos atrasados. Na capital, uma lista de obras inacabadas e truculência no caso do gerenciamento da crise do Cais José Estelita. "Eles não têm habilidade política, falta a eles experiência", destacou Marília.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Conferência Municipal de Educação.


A prefeitura de Brejão realizou nesta segunda-feira (25), a Conferência Municipal de Educação, o evento aconteceu no auditório da CERSOPE e teve como objetivo discutir propostas de melhoria na educação municipal, que serão válidas para os próximos 10 anos. Houve, também, enfoque às ações já realizadas pela Prefeitura nestes aproximados dois anos e meio da gestão do Prefeito Ronaldo Ferreira para a melhoria do ensino.

O prefeito Ronaldo Ferreira esteve presente ao evento e agradeceu a todos que têm compromisso com a educação do Município, ressaltando o que já contribuiu e irá contribuir para a melhoria da ofertar da estrutura física e humana para uma melhor atenção aos nossos alunos. Destacou, ainda, que o seu foco como Gestor não está apenas em um seguimento da sociedade, más, se preocupa, também com a saúde, com melhorias na habitação, com qualificação profissional e com o social como um todo, o que se traduz em melhor qualidade de vida para o seu povo.

Câmara aprova emenda à Constituição para acabar com a reeleição no Executivo.




Com o apoio de governistas e da oposição, o plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (27), em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.

Foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção.

A medida tem que ser aprovada ainda em segundo turno e, após isso, segue para o Senado, onde também precisa do apoio mínimo de 60% dos parlamentares.

Se entrar em vigor, a medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016 e para o presidente e governadores eleitos em 2018. Ou seja, quem se elegeu em 2012 e 2014 e não está cumprindo o segundo mandato consecutivo ainda pode tentar a reeleição em 2016 ou 2018.


Nesta quinta-feira, a Câmara deve votar a proposta de ampliar os mandatos de quatro para cinco anos. A tendência é de aprovação.

Folhapress

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vereador. Para que serve? Tem superpoderes? Quais são suas atribuições?


Os nossos políticos insistem em protagonizar situações que se não fossem trágicas por tolher direitos constitucionalmente constituídos, seriam cômicas por mostrarem o abissal desconhecimento das funções para as quais foram eleitos.

Recentemente, ao abrir meu perfil no Facebook, deparei-me com uma aberração tão grotesca que precisei fazer aquele exercício de ler e reler algumas vezes para, somente então, acreditar que o que estava vendo realmente existia. Vale salientar que este fato não aconteceu em Brejão e me reputo ao direito de guardar o nome do Município bem como do Vereador em epigrafe.

A pérola foi a seguinte: “Requerimento 020/2015 de autoria do vereador Fulano de Tal, solicita convocação do cidadão Beltrano das Couves, para prestar esclarecimentos em relação a comentários na rede social”. Deus do Céu, misto de despreparo e pretensão materializado!

Reputo de extrema importância à elucidação deste monstrengo travestido de “requerimento”. Bem, grosso modo, acreditem, Vereador é um ser sem superpoderes. É eleito pelos cidadãos, exatamente, para criar leis – diante da situação, não é demais falar que, obviamente, em âmbito municipal - que visem preservar a harmonia e bem-estar dos munícipes. Outra atribuição importantíssima do vereador é a de fiscalizar os atos do executivo. Cobram transparência dos atos do prefeito, propõe e sugerem possibilidades de leis que são de iniciativa exclusiva do executivo. Aliás, importante falar que, excetuando a câmara dos vereadores e seus servidores, vereador não administra diretamente os negócios municipais, mas indiretamente na feitura de leis de interesse da população.

No que tange à função de julgar, limita-se, obedecendo sempre a um sem-fim de formalidades, declarar extintos os mandatos de seus pares, prefeito e vice-prefeito.

O vereador, pela proximidade com os munícipes, deveria ser o perfeito porta-voz das necessidades da comunidade. Preocupo-me em pensar que, exorbitando em suas funções, quem deveria promover a harmonia cria o caos com esse tipo de ato que na prática soa como algum tipo de intimidação. É ilegítimo e antidemocrático.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente.




A Secretaria Municipal de Assistência Social de Brejão, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou nesta segunda-feira (18), Caminhada pelas principais ruas da cidade, com as nossas crianças de modo a conscientizar a população do grande problema encontrado em todas as localidades, que é a exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada terminou no prédio da CERSOPE onde aconteceu a “III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente” com o palestrante senhor Mário Araújo que abordou os temas “Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente fortalecido com a perspectiva da Reforma Política do Estado” e “Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes como perspectiva para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente nas três esferas de governo”, e teve, ainda, a participação de representantes de diversos seguimentos da nossa sociedade, tais como: Igreja Evangélica, NASF, Bolsa Família, Escolas Municipal e Estadual, Pessoas com Deficiência e Conselho Tutelar.  

Fotos.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Convite.


A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente convida a todos para participarem da III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Brejão e Caminhada contra a exploração sexual que será realizada na segunda-feira (18) a partir das 08h00, saindo do prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o prédio da CERSOPE, onde haverá o encerramento as 12h00. 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Festa do Dia das Mães em Brejão.


Mãe carinhosa, mãe dengosa; mãe amiga, mãe irmã; mãe sem ter gerado é a mãe de coração; mãe de muitos, mãe de poucos; mãe de todos nós; mãe das mães, mãe dos filhos; Mãe-pai: duas vezes mãe; mãe lutadora e companheira; mãe educadora, mãe mestra; mãe analfabeta, sábia mãe. Mãe dos simples e dos pobres; mãe dos que nada têm e dos que tudo têm; mãe do silêncio, mãe comunicação; mãe dos doentes e dos sãos; mães dos que plantam e dos que colhem; mãe de quem magoou e de quem perdoou; mãe rica, mãe pobre; mãe dos que já foram mãe dos que ficaram; mãe que sorri, mãe que chora; Mãe que abraça e afaga; mãe presente, mãe ausente; mãe do sagrado, mãe da luz, Mãe de Jesus e mãe nossa. Mãe, simplesmente mãe.

Com este sentimento e como de costume, nesta gestão do Prefeito Ronaldo Ferreira, as Mães em Brejão são lembradas, especialmente no dia a elas dedicado. Nesta sexta-feira (08) elas tiveram uma tarde de muita descontração na Quadra Poliesportiva do Município, com atrações musicais, lanches e muitos e valiosos prêmios. Numa demonstração do reconhecimento do grande esforço de cada uma para educarem os seus filhos e cuidarem dos seus lares, muitas vezes assumindo até o papel de pai.

Parabéns a todas as Mães!



Solenidade de Formatura do PRONATEC em Brejão.


Em solenidade realizada na Quadra Poliesportiva de Brejão, nesta quinta-feira (07), a Prefeitura, através do seu Prefeito Ronaldo Ferreira e a Secretária Municipal de Assistência Social Veridiana Cabral, conferiram os Diplomas de Conclusão de Curso aos alunos do PRONATEC.

A solenidade contou com as presenças dos Diretores do SESC, SENAC, SENAI e UFPE e dos alunos concluintes e seus familiares. Os cursos ofertados foram: Agricultor Orgânico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Horticultor Orgânico, Inglês Básico, Mecânico de Máquinas Agrícolas, Operador de Caixa, Recepcionista e Viverista de Plantas e Flores.

Estiveram presentes, também, os Vereadores Adervânio Fausto e Luciano Caetano e o Secretário de Planejamento Gilberto Tenório. No uso da palavra a Coordenadora de Cursos Izabel Bezerra agradeceu ao Prefeito Ronaldo, aos senhores Diretores do SESC, SENAC, SENAI e UFPE, bem como aos Professores e Alunos que juntos contribuíram para o sucesso do PRONATEC em Brejão.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Oficina de Vagonite com Fita.


Encerrou nesta quinta-feira (07) a Oficina de Vagonite com Fitas, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio da Prefeitura de Brejão, formando 12 alunas que a partir de agora terão mais uma qualificação para geração de renda em suas famílias. Essa Oficina foi ministrada pela Professora Maria Cristina Caetano, mais conhecida como Cristina de Carneiro.

A Assistente Social Patrícia Bezerra destacou que o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Fotos.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Colação de Grau dos Alunos Formandos do PRONATEC.








A Prefeitura de Brejão, através da Secretaria de Assistência Social, convida V.Sa. para participar da Colação de Grau dos Alunos Formandos do PRONATEC, abaixo relacionados:

ADENILDO LOPES PINTO
ALISSON JUNIOR VIEIRA LAURENTINO
CLAUDEMIR JUNIOR BARROS DOS SANTOS
DANIEL BARBOSA CALADO
ETHONY GOLDMAN TAVARES TENORIO
GERONIMO LOPES DE LIMA
GUSTAVO SILVA FERREIRA
JACIARA CASSIMIRO DOS REIS
JANINE DA SILVA MELO
JESSICA MARIA DA SILVA
JOSE ALADIM NASCIMENTO ALBUQUERQUE JUNIOR
JUCIELE DE BARROS SILVA
LILIANE FERREIRA DA SILVA
LUCIMARIO DA SILVA PIRES
LUIZ DE BARROS PINTO
MARIA APARECIDA PAIXAO LEAL
MARIA JUCICLEIDE SOUZA DA SILVA
QUELIANE PEREIRA DA SILVA
QUITERIA JAQUELINE DA SILVA
ROSY IGLESIAS LOPES DE LIMA
ANA LIVIA DOS SANTOS ARAUJO
BRUNA SILVA DOS SANTOS
CARLA RUBIANA DOS SANTOS ARAUJO
CLEIDE TEIXEIRA DOS SANTOS
ELAINE CRISTINA DOS SANTOS SILVA
ELICLEIDE SILVA DE BRITO
ESDRAS ALANNO LOPES DE OLIVEIRA
JAQUELINE BARBOSA
JAQUELINE DA MATA AZEVEDO
JOSEFA RAQUEL ALVES MOURA
KAMILLA MARIADNA DOS SANTOS SILVA
LUCIANA MARIA DE SOUZA SILVA
MARIA CRISLAIDY BORGES DE LIMA
MARIA JUCIARIA MARQUES DE ASSIS GOMES
MARIA MERCIA DA SILVA PAULINO
RENATO TEIXEIRA DOS SANTOS
ROGERIA LUANA DOS SANTOS BARROS
SANDRA SOUZA RODRIGUES
VANESSA DE ARAUJO BARRA NOVA
ADRIANA GOMES DA SILVA
ALESSANDRA DE ASSIS DA SILVA
ALEXANDRA DE BARROS
CARLA ALVES DA SILVA VALENTIM
EDJA ARAUJO SANTOS BARROS
ELISANGELA BARBOSA SIMAO SILVA
ELIZABETE CAVALCANTE DA SILVA SANTOS
IONARA SAMPAIO SANTOS
MARGARIDA DOS SANTOS JULIAO
MARIA APARECIDA HONORATO DA SILVA
MARIA DO CARMO VIEIRA DA SILVA
MARIA LUCIANA DA SILVA SANTOS
MICHELE DA SILVA AMORIM
NICACIA VIEIRA DE AMORIM ANDRADE
QUELIANE GOMES DA SILVA
RENATA CAETANO DE CARVALHO
ADRIANA GOMES CAMPOS
DANIEL CAETANO COUTO
ELIZABETE DE BRITO CAVALCANTE
ERMENSON DOS SANTOS FABIANO
FERNANDA ALVES DA SILVA
IZAQUIAS CAVALCANTE DA SILVA
JACIARA BARBOSA DA SILVA
JOSE HERICK BERNARDINO DA SILVA
JOSE LEANDRO DA SILVA MOURA
JOSE NATHAN BERNARDINO LEITE DA SILVA
JOSE RODRIGO DO NASCIMENTO VIEIRA
MARIA CICERA DA SILVA
MARIA EUCLEA PINTO
MARIA NATALIA BERNARDINO PEREIRA
MAURILIO VALDIVINO DA SILVA
MICHEL COSTA DA SILVA
NILDA SILVA DO NASCIMENTO
PATRICIA DA SILVA OLIVEIRA
QUITERIA JANAINA BERNARDINO PEREIRA FREIRE
THIAGO ALVES DE LIMA
WILMA DE LIMA ARAUJO SANTOS
FRANCIELI DE BARROS GONCALVES
JARDERSON SILVA AUTRAN
JESSICA DE BARROS SANTOS ALMEIDA
JOSE LUIZ GUEIROS DE BARROS
LAECIO EUGENIO DA SILVA
MANOEL PEDRO DA SILVA FILHO
MARCOS DE LIMA MARTINS
MARIA EDUARDA FERREIRA DA SILVA
MARIANA TEIXEIRA FERREIRA
MARTA KELLY DE BARROS GONCALVES
MICAELE BARROS DA SILVA
NADJA KELINE ARAUJO DE ALMEIDA ALBUQUERQUE
VALMIR BARROS DA SILVA
ADRIANO DE QUEIROZ LOPES
ANTONIO TAVARES DE LIRA
BENICIO CORREIA DE VASCONCELOS SILVA
CELIO FAUSTINO DA SILVA
EDNEY DE BRITO CAVALCANTE
ELDER BUENNO LOPES DE OLIVEIRA
IVONALDO FELIX DA SILVA
JOAO SILVA DE AMORIM
JOSE AILTON FERREIRA DA SILVA
JOSE FRANCISCO IRINEU DA SILVA
LUCIANO DOS ANJOS SANTOS
MACIEL PAIXAO LEAL
MARIA VERONICA MUNIZ DOS SANTOS
ENGRACIA TORRES DE AMORIM
FLAVIA DE MELO SILVA
FLAVIANE DIAS DE MELO
GABRIELA FERNANDA GOES SILVA
GLEIZIELLE SILVA SANTOS
IVANEIDE SANTOS SILVA
JOELMA TORRES DE AMORIM
JOSE SEVERINO GOMES DA SILVA
JOSENILDO JUNIOR DA SILVA
JOSIELMA DA SILVA BEZERRA
JUCELIA SANTOS DA COSTA BARROS
LEANDRO DE ANDRADE SILVA
MARIA EDIELDA OLAVO DE BARROS
MARIA LUANA SILVA
MARIA OZANA CAETANO DE CARVALHO
MIKAELE BARBARA GOIS DE LIMA
PATRICIA PEIXOTO DE MELO
RAFAEL BRITO SANTOS
SARA LIRA DE ALBUQUERQUE
SIMONE MARIA DA SILVA
TAINA DE BARROS VIEIRA
TAYSA BARROS VIEIRA
VERIDIANA DOS SANTOS OLIVEIRA
VERONICA VIEIRA DA SILVA
AMANDA DE BARROS SIQUEIRA
AMANDA RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANA MARIA BEZERRA CAVALCANTE
ANA MARIA DA SILVA BARROS
APARECIDA TORRES AMORIM
ELIENE CAVALCANTE DA SILVA
FABRICIA DA SILVA OLIVEIRA
GENARIA DOS SANTOS FERREIRA
JOSENILDA DA SILVA BEZERRA
KEILA BARROS DE LIMA
LARISSA DA SILVA
LILIANE CARDOSO DE ARAUJO FERREIRA
MARIA APARECIDA DA SILVA PEREIRA
MARIA JULIANA PEREIRA DOS SANTOS
MARIA ROBERIA COSTA DA SILVA
ROBERIO FEITOSA DA SILVA
ANA PAULA DA SILVA ARAUJO
ANDREA DE ARAUJO SOBRINHO
DAIANA MARQUES DE ASSIS
GESSICA FERREIRA DA SILVA ALVES
GIVANEIDE DE LIMA MOURA
JOSE AUGUSTO DA SILVA SANTOS
JOSE ROSIVALDO FABIANO FERREIRA
JOSEFA FABIA GUEIROS BARROS
JULIANE LEOPOLDINA MOREIRA ALVES
KELTON RUDNICK TAVARES TENORIO
LUCILENE DOS SANTOS LEAL
MARCIA MAYARA LIRA DE FRANCA
MARIA JOSE DA COSTA BALBINO
MARIA LUCIENE DA SILVA SANTOS
MILENIA BIATRIZ RAMOS ARAUJO
RIVALDO DA SILVA VIEIRA
SARA ALVES DA SILVA

Edital de abertura do primeiro processo de escolha em data unificada para membros do Conselho Tutelar - Quadriênio 2016/2019.


O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BREJÃO, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei Federal nº 8.069 e na Lei Municipal nº 669/2001, faz publicar o Edital de Convocação para o Primeiro Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar, para o quadriênio 2016/2019.

1.    DO OBJETO

1.1 O presente Edital tem como objeto o Processo de Escolha em Data Unificada, disciplinado pela Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Resolução nº 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, pela Lei Municipal nº 669/2001 e resolução 001/2009 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brejão, o qual será realizado sob a responsabilidade do referido Conselho sob a fiscalização do Ministério Público que atua perante o Juízo Único da Comarca.

2. DO CONSELHO TUTELAR

2.1 O Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
2.2 Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 01 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 05 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida 01 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade de condições com os demais pretendentes.
2.3 O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar deverá observar as seguintes diretrizes:
a)    O processo será realizado para o preenchimento de 05 (cinco) vagas para membros titulares e 05 (cinco) vagas para seus consequentes suplentes;
b)    A candidatura deverá ser individual, não sendo admitida a composição de chapas, em conformidade como disposto editada pelo CONANDA;
c)    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA deverá criar uma Comissão Especial, instituída por meio de publicação em Diário Oficial ou equivalente, de composição paritária entre conselheiros representantes do governo e conselheiros da sociedade civil, para a realização do primeiro Processo de Escolha em Data Unificada dos membros do Conselho Tutelar;
d)    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no uso de suas atribuições, publicará Editais específicos no Diário Oficial ou meio equivalente, para cada uma das fases do processo de escolha de conselheiros tutelares, os quais deverão dispor sobre:
I – a documentação exigida aos candidatos para que possam concorrer no processo eleitoral;
II – as regras do Processo de Escolha em Data Unificada, contendo condutas permitidas e vedadas aos candidatos;
III – as sanções previstas aos candidatos no caso de descumprimento das regras do Processo de Escolha de Data Unificada;
IV – a regulamentação quanto as fases de impugnação, recurso e outras do Processo de Escolha EM Data Unificada; e
V – as vedações.

domingo, 3 de maio de 2015

7ª Jeguetrilha de Santa Rita.


Neste domingo (3), no Povoado de Santa Rita em Brejão foi realizada a 7ª Jeguetrilha, festa que já entrou no calendário dos eventos do Município.

O Vereador Adervânio Fausto, organizador da festa, agradeceu aos patrocinadores e em especial à Prefeitura de Brejão, através do Prefeito Ronaldo Ferreira que se fez presente prestigiando a Jeguetrilha. Adervânio agradeceu ainda, aos motoqueiros da região e cidades vizinhas que contribuíram para o grande sucesso da festa. 

Fusão com o PPS afasta PSB do PT, analisa Humberto Costa.


Com o processo de fusão iniciado entre o PSB e o PPS, o meio político tem avaliado as consequências da criação do “novo PSB”, como os próprios socialistas têm intitulado. A junção ao PPS, entretanto, é considerado o fim da linha para que o PSB se reaproxime do PT. Para o líder petista no Senado, Humberto Costa, as lideranças do PPS “jamais” deixariam de ocupar o campo de oposição a presidente Dilma Rousseff (PT).

“As principais lideranças do PPS são inimigos fidagais do PT, do presidente Lula e da presidente Dilma, e não iriam jamais se fundir com outro partido para participar do governo ou deixar de fazer oposição a Dilma”, observou em entrevista ao Portal LeiaJá, afirmando que o PSB, com a fusão, estará mais distante dos petistas. Ao contrário da visão do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), segundo ele a nova legenda não inviabilizará o relacionamento com o PT.

“Pelo contrário, acho que agora temos que dar contribuições para melhorar a governança nacional. A gente precisa evitar que a inflação aumente, criar condições para com maior confiança reverter as expectativas e colocar o Brasil de volta na rota de crescimento econômico. Sem abrir mão das nossas propostas e identidades”, disse após a confirmação do início do processo.

Entusiasta de um possível realinhamento dos socialistas com o governo, Humberto Costa pontuou que o PSB quebra as expectativas de muitos políticos com a nova reorganização. “(A nova legenda) Vai fortalecer um polo conservador. Sinceramente a nossa expectativa era de que o PSB pudesse marcar um posicionamento nacional mais a esquerda. Esta fusão vai fazer com que o PSB se coloque de uma maneira mais clara ao lado do conservadorismo”, avaliou o senador.
Por: LeiaJá.