domingo, 22 de fevereiro de 2015

Horário de verão acabou.

O horário de verão terminou na virada deste sábado (21) para domingo. Diante da crise hídrica, o governo chegou a cogitar o adiamento da data, para economizar energia e água, mas resolveu manter a previsão inicial.

Com isso, moradores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul tiveram que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado.

O governo ainda não concluiu o balanço do quanto foi economizado nesta edição do horário de verão. Na última, foram poupados R$ 405 milhões no consumo de energia.

O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

Consequentemente, segundo o governo, há aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade operacional para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço.

Nesta edição, o horário de verão teve 126 dias – cinco a mais do que a média dos últimos 15 anos e uma semana a mais do que no último ano.

A prorrogação ocorreu para evitar que o fim da medida acontecesse no carnaval.

Do G1, em Brasília.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Carnaval acabou. E agora? Sou feliz?


Terminou o Carnaval deste ano. Durante este período de festa que inclui arte, tradição, turismo e descontração, ocorrem também muitos outros processos, todos muito profundos e menos evidentes.

O Carnaval, a festa das máscaras, das fantasias, revela muito sobre a nossa personalidade e os estados emocionais aos quais estamos vinculados.

Personalidade é uma palavra derivada da forma grega “persona”, denominação das máscaras utilizadas pelos atores no teatro grego, que além de favorecerem o reconhecimento de uma personagem, também facilitavam a projeção da voz nos grandes ambientes e ao ar livre.

Se o Carnaval é a festa das máscaras, é, por analogia, também a festa das personalidades...

Muitos acreditam que as pessoas se revelam durante festividades como o Carnaval, mas frente às diferentes “personas” disponíveis, como será que as pessoas se revelam?

Será que elas se revelam como são? Como gostariam de ser? Ou como, de fato, jamais seriam? 

Será que todas as pessoas que “pulam” o Carnaval, estão de fato felizes? Ou estariam tentando extravasar uma tristeza e um vazio enormes, disfarçado de alegria e descontração?

Os pássaros são felizes por que cantam, não cantam porque estão felizes!

A felicidade só é possível quando o ser realiza a sua essência. Será que as fantasias, espécies de “segunda pele”, que nos “protegem”, revelam ou ocultam a nossa verdadeira essência?

Qual seria a nossa “persona”, a imagem que corresponde à nossa verdadeira face?

Não há dúvidas que “máscaras” e “fantasias” auxiliam temporariamente às ilusões que aparentam tornar a vida mais leve, mais fácil e mais alegre. Ninguém questiona que as fantasias podem revelar fatores inconscientes e arquetípicos do universo demasiadamente humano. Mas, afinal, quando nossa verdadeira pele e nossa verdadeira face estarão de fato expostas, nus em sua pureza autêntica e essencial?

Por trás de “tanto riso e de tanta alegria, mais de mil palhaços no salão, o arlequim (que no ano passado havia sido pierrô) continua chorando pelo amor da colombina...”

Que amor é esse?

As “máscaras” e “fantasias” tão essenciais para a ambiguidade entre drama e comédia da vida humana, deveriam ser removidas no “camarim”, onde voltaríamos a ser nós mesmos, nus e autênticos revestidos apenas de nossa essência e frente a frente com um espelho que reflete a verdade da imagem mais íntima de nossas vidas...

Terminou o Carnaval deste ano, mas as “máscaras e fantasias” continuam...

Você é feliz?

Finge ser feliz?

O mesmo tempo que desfaz “máscaras e fantasias”, envelhece as possibilidades de vivermos nossa própria essência e expor a nossa tão frágil epiderme ao contato direto com a vida. Temos muito medo de nos machucar e por isso nos recobrimos de “máscaras e fantasias” e, sem perceber, nos machucamos muito mais, porque as dores do mundo se sentem do lado de dentro das “máscaras e fantasias”. Tanto a felicidade como a dor são estados internos que a maquiagem externa disfarça, mas jamais elimina.

No Carnaval de nossas vidas, em algum momento teremos que exercer o ato de coragem de rasgar a fantasia, despindo as máscaras e “vestindo” a difícil tarefa de sermos autênticos.

Que assim como a ave mitológica Fênix, você renasça das cinzas desta quarta feira pós-Carnaval e possa viver sua essência na plenitude, porque SER é mais importante que ESTAR...

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O Ódio contra Dilma.


Existe um ódio insano contra o ex-presidente Lula e sua sucessora, Dilma Rousseff. A prova é que nos últimos dias anti-petista juramentados criaram grupos intitulados “Eu Odeio Dilma”, “Sim Eu Odeio Dilma” e similares. Um destes grupos no Facebook espalhou o boato de que o Governo estava para “rapar” a caderneta de poupança do povo, como nos tempo de Collor. Depois os responsáveis tiraram do ar, com medo de ser pegos pela Polícia Federal.

Esse povo tem raiva de tudo: do Bolsa Família, do Mais Médicos, de ver pobre de carro ou viajando de avião. O pior é que muitos desses doentes vivem uma vidinha de merda e pensam que são da classe A.
Do Blog de Roberto Almeida.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Abertura do ano letivo da Rede Municipal de Brejão.


A Prefeitura de Brejão, através da Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (12) a Abertura Oficial do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino e as aulas terão início no próximo dia 19.

A senhora Edjane Oliveira, Secretária de Educação, usou da palavra para agradecer a todos os professores presentes e reiterou o grande interesse e compromisso votados para a melhoria do ensino em nosso município.

Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Para tal e para elevar a autoestima dos professores e professoras para enfrentarem os 200 dias do ano letivo a Secretária de Educação trouxe o Professor Pedro Paulo Luz, palestrante que, usando de técnicas pedagógicas e de um modo simples e divertido descontraiu a todos os presentes na Quadra Poliesportiva do nosso Município.

Usou, também, da palavra o prefeito Ronaldo Ferreira que ressaltou o grande empenho da Secretaria de Educação em promover ao corpo docente e discente um ambiente de harmonia e imparcialidade no trato dos interesses dos nossos educadores e educandos como tem sido desde o início de sua administração e continuará neste ano de 2015.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Programa Minha Casa Minha Vida não sofrerá cortes, afirma Dilma.


Brasília - Depois de se reunir nesta segunda pela manhã com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), garantiu que o governo federal não irá reduzir o repasse de recursos para obras do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo Kassab, a presidenta disse que o programa não sofrerá com os cortes de despesas, anunciados na semana passada, no Orçamento da União.

 “O programa Minha Casa Minha Vida não sofrerá cortes. É um programa que terá continuidade e que permanecerá como uma prioridade do governo. Isso já é uma definição da presidenta Dilma”, disse o ministro, em entrevista ao “Blog do Planalto”.


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Gestor da GRE Agreste Meridional visita Brejão.


Nesta terça-feira (03), o Prefeito Ronaldo Ferreira recebeu em seu gabinete a visita do Gestor da GRE Agreste Meridional o senhor Paulo Manoel Lins, que veio reiterar toda a sua dedicação e empenho para melhorias na oferta de educação pública de qualidade. O Gestor da GRE Agreste Meridional e sua equipe estão em uma maratona de visitas a todos os prefeitos e secretários municipais de educação dos 22 municípios vinculados à regional.

Entre os assuntos tratados na visita, estão os últimos acertos para elaboração do calendário escolar e o comprometimento no transporte dos estudantes, a fim de garantir o cumprimento legal dos 200 dias letivos, numa ação de parceria entre Estado e Município. Ainda no encontro, a GRE Agreste Meridional propõe formações continuadas para professores das redes municipais ministradas pela equipe de formadores da gerência.

Secretaria de Educação de Brejão abre Processo Seletivo Simplificado.


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 01/2015.

O Município de Brejão, Estado de Pernambuco, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público o Processo de Seleção Pública, visando à contratação temporária por um período de dez meses para esta Secretaria. Regendo-se o mencionado processo pelas disposições legais aplicáveis à espécie e pelas instruções deste edital.

Quadro de vagas:

Quantidade de vagas
Cargos
25
Professores Médios ou Superior
10
Auxiliar de Serviços Educacionais – Setor Infantil
50
Auxiliar de Serviços Educacionais – Setor Fundamental
07
Professor Superior – Licenciatura em Letras
07
Professor Superior – Licenciatura em Matemática
05
Professor Superior – Licenciatura em Ciências
03
Professor Superior – Licenciatura em Geografia
03
Professor Superior – Licenciatura em História
03
Professor Superior – Licenciatura em Educação Física
03
Professor Superior – Licenciatura em Língua Inglesa
08
Vigia Escolar
10
Motorista Escolar
01
Nutricionista Escolar
01
Fonoaudiólogo Escolar
01
Psicólogo Escolar

Inscrições:

Período: 02 à 04/02/2015.
Horário: das 08h às 14:00 horas.
Local: Departamento de Recursos Humanos, localizado no Prédio da Prefeitura Municipal de Brejão, na Praça Melquiades Bernardes, nº01, Centro, Brejão/PE.
Custo: a inscrição é gratuita.

O Edital encontra-se afixado no mural da Prefeitura, na Secretaria de Educação e na Câmara de Vereadores do Município.