sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A Prefeitura de Brejão convoca os seus moradores e comerciantes, para juntos mantermos nossa cidade limpa.

Uma cidade limpa é sinônimo de bem estar e se torna um ambiente agradável e sadio. A Prefeitura de Brejão vem se empenhando em dar esta qualidade de vida a seus habitantes com coletas diárias do lixo residencial e comercial. No entanto, ai vem o problema, alguns moradores e comerciantes  insistem em jogar o seu lixo nas ruas após a passagem do caminhão da coleta, o que causa transtorno e mau estar para as pessoas que transitam pela nossa cidade e contribui para proliferação de insetos e roedores causadores de inúmeras doenças.

É preciso que a população se conscientize e aja como a maioria, colocando o seu lixo no local e horário apropriado para ser coletado e que os detritos gerados depois da coleta sejam armazenado em suas residências ou comercio até o dia seguinte, desta forma não haverá o transtorno e mau cheiro causado por lixo espalhado nas ruas.

A Prefeitura de Brejão faz este apelo contando com a compreensão de cada um para mantermos a nossa cidade limpa.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O tamanho da crise.



Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, suspendeu toda programação de carnaval deste ano. O prefeito Elias Gomes justificou a medida alegando a crise financeira que atinge os municípios. 

Por aí se vê o tamanho da crise, que é “braba” mesmo. Se Jaboatão, um município com muitas indústrias e um comércio forte, o segundo de Pernambuco em termos econômicos e em população, é obrigado a uma decisão dessas imagine a situação das cidades pequenas.
Do Blog de Roberto Almeida.

Canhotinho é discriminado pelo governo.

Canhotinho, a 40 km de Garanhuns, está sofrendo discriminação política por parte do Governo do Estado. Pelo menos é o que denuncia o prefeito do município, Felipe Porto (DEM), em carta aberta distribuída com a Imprensa. Segundo o gestor a administração de Paulo Câmara negou uma pequena ajuda para que a cidade pudesse realizar a Festa de São Sebastião, alegando crise financeira, quando liberou recursos de última hora para outros municípios do Estado.

Na eleição de governador, em 2014, Felipe Porto foi dissidente do seu partido e apoiou a candidatura de Armando Monteiro.

Em seu desabafo contra o Governo, o prefeito (sobrinho do deputado estadual Alvaro Porto), ironiza com a “nova política praticada em Pernambuco.

A verdadeira “Nova Política” do Governo do Estado.

Em Canhotinho será realizada a 98ª Festa de São Sebastião no dia 31 de janeiro e 01 de fevereiro. Também é comemorado o carnaval, sendo um dos maiores do agreste pernambucano.

Em virtude da crise financeira que os municípios brasileiros enfrentam, solicitei ao Governo do Estado uma ajuda para os nossos eventos. Me reuni com o Presidente da Empetur, Luiz Eduardo, e por várias vezes com o Vice-Presidente Guilherme. Além de ter tido o contato telefônico com o Secretário Felipe Carreras, porém ficaram jogando de um para o outro, com enroladas e mentiras. Afinal, quem é que manda na EMPETUR? Por fim, foi prometido o patrocínio para as nossas festividades, inclusive, destaque-se, recebi a informação que já estaria autorizado, só faltando a definição dos valores. Após vários dias de ligações, esperas (em uma delas de 14 horas até às 19 horas na Empetur) e viagens ao Recife, eis que recebo a resposta, com o seguinte argumento: “Por questões financeiras Canhotinho não receberá ajuda por parte do Governo do Estado. “ Comunicou o vice-presidente Guilherme, afirmando que a Casa Civil não liberou.

Questiono o argumento. Analisemos: Altinho, de última hora, recebeu a atração nacional Leo Magalhães; Bonito recebeu Israel Novaes, entre tantos e tantos outros municípios. Nada contra os municípios que receberam a ajuda, todos merecem, mas Canhotinho também tem esse direito. O Governo do Estado tem como costume patrocinar FESTAS PARTICULARES, VAQUEJADAS e GRANDES SHOWS que cobram ingressos durante todos esses oito anos e 1 mês de gestão. Ocorre que todos sabem quem são os produtores beneficiados dessas generosas ajudas. Negar apoio a uma festa quase centenária e um dos melhores carnavais do nosso agreste é um verdadeiro absurdo.

Peço atenção redobrada àqueles que detêm a competência para fiscalizar essas arbitrariedades. Qual o motivo de alguns municípios receberem apoio e outros não? Faz parte da nova política patrocinar festas particulares e negar para eventos públicos quase que centenários?

Essa é a falsa “Nova Política” da perseguição.

Encerro afirmando que mesmo com uma grande dificuldade, e sem nenhum centavo do Governo do Estado, alguns amigos irão ajudar, e vou fazer a Festa de São Sebastião e o Carnaval, todos estão convidados.

Felipe Porto
Prefeito de Canhotinho.

Do Blog de Roberto Almeida.

Demissões em São Bento do Una.



A Prefeitura fechou o Núcleo de Assistência Jurídica do município, demitiu os funcionários e suspendeu os serviços das pessoas carentes. “O prédio onde funcionava o núcleo o dono já tomou por falta de pagamento e as pastas e documentos das pessoas que eram assistidas foram todas amontoadas no CRAIS”.

Há notícias também que a prefeita Débora Almeida (PSB) demitiu a única médica que fazia partos em São Bento do Una, Dra. Dea Costa. A profissional publicou o ato no seu Facebook pessoal. Outro médico, Ecio da Silva, também foi afastado.

Após essas demissões o diretor do Hospital Municipal, Dr. Wilky, também entregou o cargo. “Tá o maior rebuliço na cidade por conta dessas demissões”.

Do Blog de Roberto Almeida.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Nota de Esclarecimento à população de Brejão.


Secretaria municipal de Saúde realizará mutirão de exames de tipagem sanguínea.



A secretaria municipal de Saúde de Brejão realizará nesta quinta-feira (22), o mutirão de exames de tipagem sanguínea, o evento acontecerá na Cersope a partir das 08h00min, a ação tem como intuito auxiliar os alunos da escola Professora Ismênia Lemos Wanderley, que terão que saber qual o seu tipo sanguíneo para fornecer a informação na realização das matrículas na escola.

O secretário municipal de Saúde Júnior Siqueira falou sobre a importância do mutirão: “Tendo em vista que todos os alunos da escola Prof.ª Ismênia Lemos Wanderley, precisarão a partir de agora fornecer a informação do seu tipo sanguíneo para realizar a matrícula, nós tivemos a iniciativa de proporcionar por meio da secretaria a realização desses exames para os estudantes, que agora não precisarão se deslocar para laboratórios particulares, proporcionando dessa forma mais facilidade e economia para esses jovens”. Pontuou Júnior.

Prefeitura de Brejão,

Compromisso com o Desenvolvimento.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Seca está mais intensa no Agreste e Sertão pernambucano.


A escassez crônica de água tem atingido moradores de várias cidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Nas duas regiões, a situação atual está bem pior, em comparação ao mês de janeiro do ano passado. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que considera complicada a acumulação hídrica em vários municípios do Estado. Nove deles, segundo a agência, possuem reservatórios em estado de colapso – ou seja, secaram totalmente ou estão com baixos níveis de água. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também informa que, no Agreste, outras três cidades vivem a mesma situação. Todas estão sendo abastecidas por carros-pipa.

É o quarto ano consecutivo de seca, já sendo considerada a maior dos últimos 50 anos. Em Surubim, Agreste do Estado, está complicada a situação do reservatório Jucazinho, que ainda não entrou em colapso, mas tem preocupado pela baixa no volume total que comporta. “Atualmente, Jucazinho está com apenas 13,7% de sua capacidade, que é de aproximadamente 327 milhões de metros cúbico de água. Em janeiro de 2014, esse percentual era de 33,3%. Essa queda impressiona”, diz o analista de recursos hídricos da Apac, César Augusto Mendonça.

Maior barragem do Agreste, ela abastece os municípios de Caruaru, Riacho das Almas, Cumaru, Bezerros, Gravatá, Passira, Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama e Salgadinho. “Com o volume atual de Jucazinho, é possível chegar até o fim de setembro sem entrar em colapso, mesmo se não chover. É a partir de outubro que a situação pode se complicar”, diz o diretor regional da Compesa no Agreste, Leonardo Silva. Na região, ele informa que já entraram em colapso as cidades de Alagoinha, Jataúba e Poção.

No Sertão, considerada a região mais vulnerável à falta de água no Brasil, o município em condição mais preocupante é Parnamirim, de acordo com a Apac. Três dos reservatórios que abastecem a cidade estão em colapso: Caiçara, Parnamirim e Abóboras. As três barragens já secaram totalmente. “Se não chover na região até abril, a situação se tornará muito grave”, salienta o gerente de monitoramento e fiscalização da Apac, Clênio Filho.

A barragem de Ingazeira, que abastece o município de Venturosa, no Agreste, também está zerada. “Para a região, os meses de maio a julho são esperados com expectativa pela população, pois é um período em que pode haver maior precipitação. Caso o volume de chuva seja alto, muitas cidades em colapso têm chances altas de sair dessa realidade complicada.”

Sexta-feira, a Apac faz reunião para analisar dados como pressão, temperatura e vento, a fim de apresentar uma previsão em relação às precipitações para os meses de fevereiro a abril. É o período mais chuvoso no Semiárido e que pode definir se a região conseguirá reverter o quadro de colapso.

“Nesse encontro, vamos examinar a qualidade do período chuvoso e, dessa maneira, informar com mais precisão como pode ficar a situação das cidades do Agreste e Sertão”, declara o gerente de meteorologia e mudanças climáticas da Apac, Patrice Oliveira. Segundo a agência, não há previsão de chuva para ambas as regiões até o próximo dia 20.

Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife têm um panorama pouco preocupante, segundo a Apac, porque os reservatórios estão com 63% da capacidade, que é de 348 milhões de metro cúbico de água. “Tranquiliza o fato de o nível da Barragem de Pirapama estar satisfatório, com mais de 90% de sua capacidade”, afirma Clênio Filho.

O panorama pode complicar-se devido ao estado de alerta do reservatório Botafogo, em Igarassu, que só tem 20% do volume de água que pode armazenar. O percentual baixo na capacidade total da barragem levou a Compesa a intensificar o racionamento no Grande Recife. Municípios como Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima já são afetados pelo rodízio de dois a três dias sem água. A estratégia tem sido adotada para recuperar os níveis dos mananciais e evitar que cidades do Grande Recife entrem em colapso.

JC online.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Festa de Reis 2015.


A Festa de Reis de 2015 superou os críticos de plantão e quem teve o prazer da sair do sofá e ir à praça, assistiu a uma festa realizada com um orçamento bastante reduzido, sem apoio da EMPETUR e FUNDARPE que são órgãos vinculados ao Governo do Estado, más mesmo assim o Prefeito Ronaldo Ferreira conseguiu realiza-la sem baixar a sua qualidade.

Mostramos que com “Prata da Casa” pode-se fazer a alegria da multidão. Foi o caso do nosso amigo Anthony Cesar e seu irmão, sempre renegados em sua cidade, más que pela terceira vez consecutiva participaram da festa de Reis e mostraram todo o seu talento. Anthony Cesar, hoje, é um dos integrantes da Banda Calypso, cantando junto a Joelma e Chimbinha – o cara tem talento.

A Festa de Reis de Brejão em sua terceira edição na administração Ronaldo Ferreira teve no domingo (04), as atrações: Farra dos Playboys, Mourinha do Forró e Forrozão das Antigas e na segunda (05) Anthony Cesar e Edu e Maraial. A Prefeitura de Brejão, através do seu prefeito, agradece a todos que participaram da festa e de modo especial aos patrocinadores, Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Civil e a Fênix - Grupo de Segurança Privada e a todo o povo, que de forma ordeira, soube se divertir. 

sábado, 3 de janeiro de 2015

Beneficiários do Bolsa Família têm até dia 16 para atualizar cadastro.


Beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.

Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.

A revisão é feita todos os anos com foco nos beneficiários que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia.

Todos os beneficiários do programa devem atualizar o cadastro voluntariamente a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante.

Além do Bolsa Família, a falta de atualização do cadastro implica perda de outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica.

Da Agência Brasil.

111ª Festa de Reis de Brejão.


Estamos começando, neste domingo (04), a nossa Festa de Reis. Os municípios, Estados e até mesmo o País, passam por momento de dificuldades financeiras, o que prejudica diretamente os projetos dos governantes, e porque não dizer as festas.

Um exemplo bem claro foi o Distrito Federal que resolveu fazer a festa de virada de ano apenas nos últimos dias de dezembro cortando inúmeras atrações e diminuindo o tempo da apresentação pirotécnica, más não deixou de fazer a festa. E por se falar em festa de final de ano, tivemos, com iniciativa dos comerciantes da nossa querida Brejão, uma noite de muita alegria, nesta quarta-feira (31), dedicada ao nosso povo por comemoração da virada de ano.

Estamos realizando a 111ª Festa de Reis, dentro das possibilidades do município e procurando levar a todos que se fizerem presentes nas noites dos dias 04 e 05 boas atrações e diversão para marcar esta que é uma das maiores festas religiosas da nossa região. 

Revista Veja aponta novamente Armando Monteiro entre os melhores do Congresso Nacional.


Pelo segundo ano consecutivo o senador Armando Monteiro é apontado pela Revista Veja como um dos melhores parlamentares do Brasil. Único senador do Congresso Nacional a receber a nota 10 por seu mandato em 2013, Armando surge novamente este ano como o parlamentar de destaque na pesquisa "O Ranking do Progresso", realizado pela Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 2014, Armando figura como o terceiro melhor senador do País, com a pontuação de 9,32. O primeiro parlamentar na colocação é o senador por Sergipe, Eduardo Amorim (PSC), que alcançou a nota máxima (10) e o segundo lugar ficou com o senador pelo Rio de Janeiro, Lindbergh Farias (PT), que obteve 9,53.

Na publicação especial de final de ano, que chega às bancas esta semana, a Revista Veja explica que os critérios para a elaboração do Ranking do Progresso levam em conta as ações de parlamentares que contribuem para um país mais moderno e competitivo. São considerados eixos fundamentais a atuação em prol de uma carga tributária menor, mais infraestrutura, melhor gestão do gasto público, educação e combate à corrupção, entre outros pontos.

Ministério e balanço do mandato - O reconhecimento pela qualidade do mandato de Armando Monteiro surge poucos dias antes dele assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no segundo governo da presidente Dilma Rousseff.

Armando tem destacado que o MDIC será “ponta de lança” do processo de reativação da atividade econômica, com medidas que darão maior competitividade às empresas.

Ele defende que a retomada do crescimento econômico deve ter por base a indústria, por se caracterizar como setor que gera inovação tecnológica e emprego de qualidade.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dez atitudes positivas para o ano que começa.




Veja as orientações para começar o ano de 2015 com mais saúde, disposição, bem-estar e qualidade de vida.

Todo início de ano as pessoas costumam traçar novos projetos e refletir sobre as conquistas e dificuldades do ano que passou. Se a intenção é começar 2015 de forma diferente, é preciso, muitas vezes, mudar as atitudes para alcançar melhores resultados, seja para obter mais saúde, mais qualidade de vida, maior desenvolvimento profissional ou até mesmo um respiro nas finanças. Confira as orientações de especialistas.

1.         Trace os objetivos para o próximo ano. Lance as metas profissionais, afetivas, financeiras e familiares no papel e escreva ao lado quais atitudes pretende adotar para atingi-las. “Não é para anotar, colocar no fundo da gaveta e esquecer por lá. É preciso lembrar sempre que para conseguir as coisas têm que haver esforço, investimento e dedicação”, diz o terapeuta comportamental Fábio Caló, psicólogo do Instituto de Psicologia Aplicada (Inpa). De tempos em tempos, reveja as metas e confira se as atitudes estão condizentes com o que tinha planejado.

2.         Divirta-se mais. Procure sair de casa e aproveitar as sextas e sábados livres. Por isso, nada de recusar o pedido de amigos para bater papo. Aceite também aqueles convites para festas de pessoas que não tem tanto contato. Esta é sempre um boa oportunidade para conhecer gente nova e aumentar o círculo de amizades.

3.         Frequente lugares diferentes. Procure ambientes que não costuma ir, mas que partilhem dos mesmos valores e gostos que o seu. Assim, você terá mais chances de ampliar o número de amigos e, quem sabe, conhecer pessoas com as quais possa vir a ter um relacionamento.

4.         Cuide mais do corpo e da mente. Faça exercícios físicos, pratique esportes e procure tratamentos de saúde e beleza que achar necessários. Também preste atenção no que anda lendo e assistindo. Faça uma lista com sites interessantes, filmes construtivos e livros que vão acrescentar conteúdo e coisas positivas na sua vida pessoal.

5.         Adote atitudes menos preguiçosas. Se não tem pique ou falta tempo - e vontade - para frequentar uma academia ou praticar um esporte, tenha, pelo menos, ações mais dinâmicas ao longo do dia. Ao invés de estacionar na frente do trabalho, pare o carro a duas quadras. Use as escadas ao invés do elevador para chegar ao apartamento. “Parece besteira, mas vale a pena. A gente acaba gastando mais energia, mesmo com pequenos hábitos. Nosso corpo tem que ficar sempre em movimento”, recomenda a educadora física e personal trainer Gisely Machado.

6.         Alongue-se todas as manhãs. Antes de sair da cama, dê uma boa espreguiçada e dedique cinco minutos antes de levantar a exercícios para ganhar flexibilidade. Deitado na cama abrace os dois joelhos em direção ao peito, para alongar a lombar. Depois, abra os braços e deixe os joelhos caírem para um dos lados e permaneça assim por alguns segundos. Repita o movimento para o outro lado. Exercícios como estes aliviam a sensação de tensão e deixam o corpo mais flexível.

7.         Cuide mais do seu coração. As doenças cardiovasculares matam 17 milhões de pessoas ao ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma medida simples que pode ser adotada para contribuir com um coração mais saudável é diminuir a quantidade de sal na comida. “Devemos consumir em torno de 5 gramas por dia”, explica o médico Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor). Ele também recomenda reduzir o consumo de alimentos industrializados e aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras.

8.         Faça um check-up. Aproveite o início de ano para ver se está tudo certo com o corpo. Busque um bom profissional competente e realize exames de sangue, urina, teste ergométrico, ultrassom abdominal, raio-X de tórax etc. Faça o acompanhamento médico regularmente e siga as recomendações para ter uma vida mais saudável.

9.         Invista na carreira. Faça uma pós-graduação ou um curso de especialização em uma área que goste – mesmo que isso signifique mudar o foco profissional. Se o dinheiro estiver mais curto, procure cursos gratuitos ou até mesmo aulas a distância, que geralmente custam mais barato. O importante é procurar se reciclar e aprender coisas novas.

10.      Cuide melhor do seu bolso. Se a vida financeira precisa melhorar, é hora de repensar os gastos. De acordo com José Roberto Savoia, professor de Finanças da USP, é importante analisar a renda familiar antes de iniciar qualquer novo projeto. Comece colocando no papel todas as despesas fixas e variáveis previstas para o ano. A conta é simples: se os custos mensais forem maiores que a entrada de dinheiro, é hora de cortar gastos para não passar 2015 no vermelho.

Por Alessandra Oggioni, especial para o iG.