domingo, 27 de abril de 2014

Brejão oferece 240 vagas do PRONATEC.


Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira.

Uma iniciativa que vai trazer mais competitividade para o cidadão, desenvolvimento para o país e qualidade de vida para o trabalhador. É a oportunidade para iniciar ou retomar sua carreira.

O Pronatec se tornou um dos maiores símbolos do governo federal junto com o Programa Minha Casa Minha Vida.

O Pronatec se desenvolve sobre três formas: a primeira é na oferta de ensino técnico para estudantes do Ensino Médio, a segunda é na oferta de qualificação profissional para jovens e adultos que buscam a oportunidade de melhorar sua formação, e a terceira é na oferta de cursos de capacitação para o público do programa Brasil Sem Miséria.

Em Brejão estão sendo oferecidas 240 vagas distribuídas nos seguintes cursos:

- Auxiliar de cozinha 20 vagas;
- Recepcionista 30 vagas;
- Inglês básico 20 vagas;
- Horticultor orgânico 30 vagas;
- Agricultor orgânico 30 vagas;
- Auxiliar administrativo 30 vagas;
- Operador de caixa 30 vagas;
- Mecânico de máquinas agrícolas 20 vagas e
- Viveirista de plantas e flores 30 vagas.

As inscrições serão até a terça-feira (29) na Secretaria de Assistência Social. Todos os cursos serão à noite e com início previsto para o dia 14 de maio próximo.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Renato Batinga: As Comunidades Quilombolas hoje são valorizadas.

As Comunidades Quilombolas de Brejão estão sendo beneficiadas com a construção de 34 unidades residenciais que serão entregues nos próximos 20 dias. Já têm aprovado na Caixa Econômica Federal a construção de mais 63 unidades e estão em análise mais 50 cadastros de pessoas interessadas em adquirirem a sua casa própria através do Programa Minha Casa Minha Vida Rural - PMCMVR.

Renato Batinga, que é um líder quilombola, coordenador e defensor do PMCMVR, lamenta que só agora no governo de Ronaldo Ferreira é que estas comunidades estão sendo valorizadas, sabendo que as mesmas já podiam, há muito tempo, terem as suas casas próprias. Faltou interesse por parte de gestores passados, concluiu.








Começam mais obras em Brejão.

A BRAENGE – Brasil Engenharia começou as obras e serviços de terraplenagem e drenagem do terreno cedido pela AD DIPER, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, para a implantação do Distrito Industrial de Brejão. A terraplenagem e drenagem estão sendo feitas no terreno onde a Natto Alimentos Ltda irá implantar, no primeiro momento, a sua unidade de abate de frango e posteriormente um frigorífico, trazendo, desta forma, desenvolvimento para a nossa região.

Por sua vez, o prefeito Ronaldo Ferreira esteve, nesta quarta-feira (23), fiscalizando as obras da Unidade Mista de Saúde Alice Figueira, as obras do PSF do Mamoeiro e o terreno onde será instalada a NATTO, vistoriando os serviços da BRAENGE, que terá 06 meses para a sua conclusão.

Obras da Natto

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Semana Santa.


Semana Santa é o tempo desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa (domingo da Ressurreição). Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo.

A Semana da Paixão continha vários eventos memoráveis. Jesus purificou o Templo pela segunda vez, então disputou com os fariseus a respeito de Sua autoridade. Depois disso, Ele fez o Seu Discurso das Oliveiras sobre o fim dos tempos e ensinou muitas coisas, incluindo os sinais de Sua segunda vinda. Jesus comeu a sua Última Ceia com os discípulos no Cenáculo, depois foi para o jardim de Getsêmani para orar enquanto esperava que a Sua hora chegasse. Foi aqui que Jesus, depois de ter sido traído por Judas, foi preso e levado para os julgamentos diante de vários sacerdotes, Pôncio Pilatos e Herodes.

Após os julgamentos, Jesus foi açoitado nas mãos dos soldados romanos. Em seguida, foi forçado a carregar a Sua própria Cruz pelas ruas de Jerusalém, ao longo do que é conhecido como a Via Dolorosa (caminho das Dores). Jesus foi então crucificado no Gólgota no dia antes do sábado, foi sepultado e permaneceu no sepulcro até domingo, um dia depois do sábado, e, em seguida, gloriosamente ressuscitou.

Esse tempo é conhecido como Semana Santa porque foi quando Jesus Cristo realmente revelou a Sua paixão por nós através do sofrimento pelo qual voluntariamente passou a nosso favor. Qual deve ser a nossa atitude durante a Semana Santa? Devemos ser fervorosos em nossa adoração a Jesus e em nossa proclamação de Seu Evangelho! Assim como Ele sofreu por nós, igualmente devemos estar dispostos a sofrer para poder segui-Lo e proclamar a mensagem de Sua morte e ressurreição.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Páscoa de Brejão.


A Prefeitura de Brejão comemorou nesta quarta-feira (16), a Páscoa dos funcionários com distribuição de vinhos e ovos de páscoa e para a população em geral foi feita a distribuição de coco e mais de 08 toneladas de peixe.

Na Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, Cristo foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado. Dia de sacrifícios para os cristãos. Em sinal de consternação pela morte de Jesus, não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes.

Com este sentimento é que a prefeitura de Brejão, bem como, outras tantas prefeituras, se sensibilizam e doam peixes como um ato de fé e solidariedade cristã.


sábado, 12 de abril de 2014

PT valoriza gratidão de João Lyra como forma de evidenciar o que considera ser ingratidão de Eduardo Campos.


O Partido dos Trabalhadores (PT) tem provocado o ex-governador Eduardo Campos (PSB) no que diz respeito ao que a legenda considera ingratidão.
Ex-aliado dos petistas e ex-integrante da base do governo Dilma, o socialista, criticam os partidários de Lula, inaugurou obras feitas em parcerias com o governo federal sem dar o devido crédito à União.
Ingratidão e desrespeito são palavras recorrentes nos ataques a Eduardo. Pois nesta terça-feira, o site do PT destacou a gratidão do atual governador, João Lyra (PSB), como forma de evidenciar a ingratidão de Eduardo.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitos decidem fazer mobilização no dia 11 de abril.

Foto de Alex Brassan

Em reunião realizada nesta quarta-feira (02/04) na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) os prefeitos decidiram aderir à paralisação proposta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para o dia 11/04 com a vinda de todos os prefeitos do interior para a Capital. Após diversas sugestões, concluiu-se que no dia anterior os prefeitos mobilizarão seus municípios, com comunicados à imprensa local. A sugestão é que o ato em Recife aconteça na Assembleia Legislativa do Estado, a exemplo da mobilização feita pela seca em 2013.

Ficou definido que na ocasião três ou quatro prefeituras farão demonstração de suas contas e as dificuldades em atender a LRF e ao mesmo tempo cumprir os pisos salariais, especialmente na área de Educação. Deste encontro também surgirão pautas para a Marcha à Brasília que acontecerá de 12 a 15 de maio.

Desta forma a AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) junto com os prefeitos dos 148 municípios Pernambucano querem mostra à população a dificuldade que as prefeituras, de modo geral, veem atravessando para manter as suas despesas com pessoal, fornecedores e ainda por cima, investirem em obras.

Cidades pequenas, como é o caso de Brejão, onde não temos praticamente nenhuma arrecadação de impostos, vivendo, apenas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), muitas vezes o dinheiro que recebemos só dá para o pagamento da folha de pessoal, dificultando os outros compromissos, como: fornecedores e obras. Preocupado, desabafa o prefeito Ronaldo Ferreira.

Estamos buscando um melhor repasse do FPM para assim, podermos investir mais em nosso município. Conclui. 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sonhos valem uma vida.



Como publicado no Blog Brejãope, com o título “O sonho acabou”, entendemos que o governador Eduardo Campos dificilmente se deixaria ser pressionado para tomar uma decisão dessa e ainda por cima matar a esperança de quem tinha condição de êxito em um pleito eleitoral.

Lembrando que em 2007 o ex-prefeito de Brejão se lançou candidato a Deputado Estadual com apoio do governo do estado, empresários e as lideranças políticas da região e ainda estava no poder, conseguindo apenas aproximados 18 mil votos, insuficiente para se eleger.

Hoje a sua legenda requer 40 mil votos, dito por pessoas que entendem. Fato posto, acreditamos ter sido esta a verdadeira razão para o seu nome ter sido excluído da relação de pré-candidatos apoiados pelo então governador Eduardo Campos.

Lembramos, ainda, que a grande oportunidade teria sido em 2011, quando o governo do estado, ai sim, lhe faltou e o colocou como articulador da campanha de Leonardo Dias.

Leonardo Dias, quem se lembra dele? Passou em Brejão umas duas vezes, levou os votos e como se diz no ditado popular “Pegou o cavalo selado” que seria, talvez, naquele momento a oportunidade do então prefeito de Brejão. Só restou uma dura lição: "Não vale apena se apoiar candidatos que não tenham compromisso com a cidade".

Neste momento concordamos na integra com o editor do Blog Brejãope: “O sonho acabou”.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pernambuco no Batente dá os primeiros frutos.

O Programa Pernambuco no Batente teve início em 23 de janeiro deste ano de 2014, por iniciativa da Prefeitura de Brejão junto ao Governo do Estado, trazendo para o nosso município qualificação profissional com aulas teóricas e práticas para processamento de frutas.

Esta semana tivemos o 2º módulo com aula prática de transformação de frutas em polpas e geleias. As aulas são nos turnos da manhã, tarde e noite com 200 participantes atendidos por técnicos qualificados gerando desta formando bons profissionais em condições de serem absolvidos pelo mercado.




quinta-feira, 3 de abril de 2014

Justiça Eleitoral aprova outdoors de Armando Monteiro.


A Justiça Eleitoral de Pernambuco considerou inteiramente improcedente a ação do Ministério Público eleitoral contra outdoors de prestação de. contas do mandato do senador Armando Monteiro, pré-candidato a governador do Estado. Os outdoors, afixados no final do ano passado, traziam a seguinte mensagem: “O senador nota 10 do Brasil é nosso. Revista Veja elege Armando Monteiro como o melhor senador do país”.

A ação foi julgada pelo desembargador José Ivo de Paula Guimarães, membro da Comissão Especial da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Ele rejeitou a tese do Ministério Público, que acusava o senador de fazer propaganda eleitoral antecipada.

Em sua decisão, o desembargador afirma claramente: “Observe-se que nos outdoors não há algum pedido de voto e menção que será o representado, candidato ao cargo de governador e a origem do partido. O conteúdo existente, portanto, não pode ser considerado como propaganda eleitoral”.

Os outdoors reproduzem a posição do senador no ranking dos parlamentares brasileiros que “mais trabalharam em 2013 por um país moderno e competitivo”, publicado pela Revista Veja, a partir de critérios estabelecidos pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Armando Monteiro ficou em primeiro lugar entre todos os senadores e foi o único do Brasil a receber nota 10 por seu desempenho em todos os quesitos do Estudo. Entre os critérios estabelecidos pela Revista Veja e UERJ para definir o ranking, estão o de ser ficha limpa; trabalhar por uma carga tributária menor e mais simples; por mais infraestrutura e melhor gestão do gasto público; pela defesa de um sistema educacional racional e eficiente, entre outros.