domingo, 30 de junho de 2013

CHEGAMOS AO FINAL DAS NOSSAS FESTAS JUNINAS.


Chegamos ao final de nossas Festas Juninas. Só temos que agradecer a Deus primeiramente e a todos da organização, segurança e acima de tudo ao comportamento das pessoas que vieram brincar, onde não registramos nenhuma briga ou roubo de veículo, o que vem sendo uma constante em nossas festas.

Foi muito bonito ver as famílias de Brejão se divertindo como se estivessem nos terreiros de suas casas formando um só sentimento de união, paz e amor, retratando o verdadeiro espírito do São João e São Pedro.

Fizemos o autêntico Forró Pé de Serra, resgatando as tradições e dando oportunidade não só aos artistas do nosso Estado como também aos do nosso Município.

Emocionado o Prefeito Ronaldo suspira: Me sinto gratificado por Deus! 

terça-feira, 25 de junho de 2013

100.000 ACESSOS.


Estamos emplacando a marca dos 100.000 (Cem mil acessos). Fato este só possível graças aos nossos leitores.

Queremos agradecer a todos e principalmente aos críticos construtivos e críticos destrutivos que é a partir de vocês que nos vem a força para fazermos sempre melhor.

Continuaremos trabalhando com seriedade na esperança de podermos, de certa forma, contribuir para a construção de uma Brejão melhor.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

SEGUNDA NOITE DE SÃO JOÃO EM BREJÃO.

A segunda noite do São João de Brejão continuou com grande animação para quem gosta de dançar um verdadeiro forró. Os organizadores desta Festa diante de alguns pedidos para que trouxessem bandas mais famosas, do tipo Mastruz com Leite, Aviões do Forró... explicam aos leitores que a opção de um São João com atrações locais teve dois motivos básicos: primeiro foi, reaumente, resgatar as tradições do São João da nossa região e por último, o fator preponderante foi a falta de dinheiro para investir alto neste momento econômico que o município passa. Brejão está sendo penalizado por órgão do Governo Estadual e Federal, tendo em vista ter ficado inadimplente com estas entidades pela forma de administrar do gestor passado.

A grosso modo, e para se ter uma ideia, um cidadão comum quando contrai alguma dívida e não a paga em dia tem seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito. O mesmo acontece com a prefeitura, quando não honra as suas dívidas fica inadimplente e tem suas contas bloqueadas, ficando impossibilitada de receber recurso tanto estadual quanto federal.

Uma das iniciativas do prefeito Ronaldo foi enviar à Câmara de Vereadores de Brejão, um Projeto de Lei para o parcelamento da dívida da Previdência do Município em valores assombrosos deixado pelo nosso antecessor. Este Projeto foi aprovado por unanimidade. Vale lembrar que esta é apenas uma das várias dívidas herdadas que o município ainda tem para regularizar.

Isto posto, gostaríamos que a população entendesse que o interesse da atual gestão é de regularizar, o mas rápido possível, a situação do município e só assim podermos angariar recursos para transformar em benefícios aos nossos cidadãos, inclusive com melhores, ou, maiores festas. 

E ainda, por entendemos que ao se gastar 60, 70 ou 80 mil reais, neste momento, com uma banda é injusto com o nosso povo e com as carências que a nossa cidade tem e que com certeza demanda maior atenção.

As atrações que trouxemos foram financiadas pela FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo do Estado, a quem agradecemos, ficando o nosso município livre desta despesa. 

E para encerrar as nossas festividades juninas teremos no sábado (29) as seguintes atrações: Farra dos Playboys, Rogério e os Cabras, Fuleiras do Forró, forró Zueira e Irah Caldeiras.

Deputado Estadual Gustavo Negromonte


sábado, 22 de junho de 2013

BREJÃO HOMENAGEIA "MACIEL MELO" EM SUA FESTA DE SÃO JOÃO.

A primeira noite do São João de Brejão, como já era esperado, foi um grande sucesso. Os organizadores juntos com o prefeito Ronaldo apostaram em um São João tipicamente regional com muito forró pé de serra e se deram bem. Quem compareceu ao palhoção armado na praça do centro da cidade pode conferir.

As bandas Resgate Nordestino, Júnior Souza e Maciel Melo botaram, literalmente, todos os presentes para dançar.

A despeito da Festa de Reis, não foi registrada nenhuma briga ou furto de veículo. Isto é a prova que a organização está também sabendo conduzir os eventos no que diz respeito à segurança e ordem.

Esta é uma festa praticamente para os moradores do município, haja vista que existem outras cidades vizinhas também realizando as suas festas de São João. Brejão pode de forma ordeira curtir uma noite extremamente agradável.

Neste sábado (22) teremos mais animação com as bandas Beija Flor, Forró Fênix, Rogério Rangel e Mourinha do Forró. Venham curtir.


Comidas típicas 


quarta-feira, 19 de junho de 2013

MEDIDA DO GOVERNO DO ESTADO REPERCUTE NA INTERNET.


Território no qual nasceram as manifestações que tomaram o País na noite da segunda-feira (17), a internet também foi palco das repercussões da redução da tarifa de ônibus anunciada, na terça (18), pelo governador e pré-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB). Os integrantes da rede social Facebook não perderam tempo e atrelaram a medida anunciada ontem com a corrida sucessória à Presidência da República, em 2014.

Organizadores do protesto de amanhã pediam que a medida anunciada pelo governo não desmobilizasse os interessados em participar da passeata. Diversas sugestões de frases para cartazes fazendo referência às pretensões eleitorais do governador surgiram na web. Uma delas foi da internauta Marcionila Manuela, que prometeu levar uma faixa com a frase: “Governador, quer ser presidente? Cuida primeiro da tua gente!”. A proposta recebeu mais de 300 curtidas.

No perfil do Diretório Estudantil da Universidade Católica de Pernambuco, pedidos de permanência do protesto se multiplicaram. “O governador está querendo enfraquecer o movimento. Não aos R$ 0,10”. Também fazendo referência ao momento escolhido pelo governador para anunciar a redução, Daniel Leite usou seu perfil para criticar. “Pelo que estou vendo, não adiantou muito. A turma está ligada”, publicou.

Também usuária do Facebook, a designer Raíza Bruscky, afirmou que o governador usou a medida de redução dos impostos do PIS/Cofins, feita pela União, para se projetar. “Eduardo esperou o momento ideal pra anunciar a redução de 10 centavos (sic) no Anel A, achando que iam associar às manifestações gerais relativas ao transporte coletivo. Mas essa baixa era obrigatória, pois o governo federal deu isenção de PIS/Cofins, sinto que tem governador sambando na chapa quente”, finalizou.

Eduardo Campos negou qualquer interesse eleitoral com anúncio. “Não estamos aqui falando de eleição. Precisamos ganhar 2013. Eleição, nós falamos em 2014. Agora é importante estarmos sintonizados com os anseios da sociedade”, rebateu, em entrevista coletiva ontem, na sede provisória do governo, no Centro de Convenções.

Bruna Serra do JC Online.

terça-feira, 18 de junho de 2013

SÃO JOÃO E SÃO PEDRO DE BREJÃO: RESGATA AS NOSSAS TRADIÇÕES.

A Festa Junina de Brejão, que este ano homenageará o cantor Maciel Melo,  está com a programação definida. Muito forró pé de serra de modo a valorizar, sempre, a nossa cultura. 

O prefeito Ronaldo resolveu inovar e apostando no que há de melhor em relação às nossas tradições trás para Brejão as seguintes atrações:


-Na sexta-feira(21) teremos: Resgate Nordestino, Maciel Melo e Júnior Souza;

-No sábado (22) teremos: Beija Flor, Forro Fênix, Rogério Rangel e Mourinha do Forró;

-Na sexta-feira (29) teremos: Farra dos Playboys, Rogério e os Cabras, Fuleiras do Forró,  Forró Zueira e Irah Caldeiras.




domingo, 16 de junho de 2013

QUILOMBOLAS DE BREJÃO PARTICIPAM DE DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL COM GRUPO DA GUINÉE CONAKRY.

Partindo da Itália, com destino ao Brasil, mais especificamente as cidades de Recife, Brejão, Porto de Galinhas, todas em Pernambuco, União dos Palmares em Alagoas e Salvador na Bahia, um grupo encabeçado pelo Guineense Cissoko Aboubakar,  líder político em seu país, está refazendo o caminho que os seus antepassados fizeram. Focado na letra da “Canção da Liberdade” de Bob Marley, pregando o amor e respeito entre os povos. Resgatando as memórias do seu povo que aqui viveu “algemado” pelo regime escravocrata.

Este Documentário está sendo gravado em cidades da África, Europa e aqui no Brasil. Cissoko ficou encantado em saber que em Brejão existem duas comunidades Quilombola que para ele significa liberdade. Liberdade que os seus irmãos só conseguiam quando fugiam das senzalas em busca de refúgio. Foi desta forma que surgiu o Quilombo dos Palmares e que teve como último líder  Zumbi, mais conhecido como “Zumbi dos Palmares”, e que por ordem do governo de Pernambuco foi cassado e morto. Teve a sua cabeça decapitada e exposta em praça pública para que os negros desfizessem a crença de que ele era imortal.

Cissoko chegou a Brejão na quinta-feira (13) e fica até o domingo (16). Foi recebido pelo prefeito Ronaldo e Secretários. Está sendo ciceroneado por César que é membro da Secretaria de Esporte, Cultura e Laser, levando-os as localidades Quilombola onde estão retratando a memória viva do seu povo. As visitas foram feitas as Comunidades: Quilombola da Curiquinha e Quilombola Batinga.

Nesta tarde de sábado (15) juntou-se ao grupo o cantor Chico César, grande defensor da ideologia negra, sustentado no direito a liberdade e igualdade racial indiferente a cor, credo ou nacionalidade. Depois de recepcionado com um almoço na Fazenda de Augusto e Zélia Barbosa, Chico seguiu com o restante do grupo para as visitas as comunidades quilombolas.



PREFEITO DE BREJÃO ENTREGA MÁQUINAS A SEU POVO.

Em recente viagem à Brasília, o prefeito Ronaldo com o Senador Armando Monteiro, o Deputado Federal Sílvio Costa e o Deputado Estadual Gustavo Negromonte, conseguiram junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário incluir Brejão no PAC2, e desta forma contemplaram o nosso Município com uma Motoniveladora e uma Retroescavadeira.

Estas máquinas, que passam a fazer parte do patrimônio de nossa cidade, foram entregues pelo prefeito Ronaldo a seu povo, neste domingo (16).

Este é mais um marco desta administração focada no “Compromisso com o Desenvolvimento”. 





segunda-feira, 10 de junho de 2013

PESQUISA DATAFOLHA.


Pesquisa realizada pelo Datafolha na quinta e sexta-feira passadas, mostra que a presidenta Dilma Roussef ainda é a candidata mais forte para vencer a eleição do próximo ano. Apesar de ter 7 pontos a menos em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, a petista lidera a disputa com 51% das intenções de voto. No segundo lugar ficou a pré-candidata do partido Rede da Sustentabilidade, Marina Silva, somando 16%. O terceiro foi Aécio Neves, o único que cresceu e já está empatado tecnicamente com Marina. Ele obteve 14%.

O governador Eduardo Campos não consegue sair do canto. Apesar da intensa movimentação política, dos espaços que tem na mídia e dos programas políticos na televisão, o socialista estacionou nos 6% e corre o risco de uma candidatura olímpica.

O Datafolha pesquisou também o índice de aprovação do Governo Dilma, de 57%, 8 pontos a menos em relação à pesquisa feita anteriormente.


Do Blog do Roberto Almeida.

QUEM É O PAI DA CRIANÇA?


O Blog Brejão-PE destacou nesta sexta-feira (06) que será assinada a ordem de serviço para a construção da Escola de Referência neste município e que a três anos vinham lutando para que isto acontecesse. Falta lembrar que para que isso se concretizar-se, o Prefeito Ronaldo em apenas 6 meses de governo resolveu todas as pendências que o antigo gestor não conseguiu ou não se interessou.

Vale salientar que o prefeito Ronaldo já foi informado sobre esta conquista para o município, através do próprio Governo do Estado, ficando sem nexo esta publicação tendenciosa do nosso Blog amigo.   

Para que fique claro, o Prefeito de Brejão, a Secretária de Educação e o Secretário de Planejamento e Engenheiros da Prefeitura se reuniram por três vezes nestes seis meses de governo, com Engenheiros, Coordenadores e Representantes da Secretaria Estadual de Educação, onde, inclusive, foi feita alteração na área do terreno que era incompatível com as dimensões da Escola. Para aumentar o terreno contamos com a doação da área restante por nossa amiga Juliana Barbosa e, só assim, a Escola de Referência se tornará realidade, por que senão seria mais uma obra perdida.

domingo, 9 de junho de 2013

1ª VISITA PASTORAL DA DIOCESE DE GARANHUNS À BREJÃO.


Com o tema “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós”, teve início nesta quinta-feira (06) a visita do Bispo Diocesano Dom Fernando Guimarães à Paróquia da Santa Cruz em Brejão.

Com uma vasta agenda o Bispo Dom Fernando foi acolhido em nossa cidade da sexta-feira (06) até o Domingo (09), onde visitou, além da Paróquia da Santa Cruz, a Câmara de Vereadores, a Unidade de Saúde Alice Figueira, o Grupo de Idosos, o terreno onde será construída a futura Capela de Nossa Senhora da Conceição e ainda as comunidades rurais da: Medeia, Bananeiras, Curiquinha, Repartição, Serra de Pedra e Mamoeiro. Visitou, também, a Vila de Santa Rita, onde rezou Missa na Capela Santa Rita de Cássia e na comunidade do Mamoeiro rezou missa na Capela Nossa Senhora Aparecida.

Por último no domingo rezou a Santa Missa de Encerramento da 1ª Visita Pastoral na Igreja Matriz, e após o almoço na casa Paroquial se despediu de nossa querida Brejão prometendo voltar para uma nova visita Paroquial assim que Deus lhe permitir.

Quem acompanhou o Bispo Dom Fernando em sua visita Pastoral pode desfrutar de sua forma simples de agir como ser humano e como enviado de Deus para apascentar o Seu rebanho.




sábado, 8 de junho de 2013

CODEAM COMPLETA 44 ANOS.

A Prefeita de Jupí Celina Brito comemorou o 44º Aniversário da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM, nesta sexta-feira (07), na sede da  AABB em Garanhuns.

Como Anfitriã da festa e Presidenta da CODEAM, Celina recebeu alguns Ex-Presidentes, Deputados Federal e Estadual, Prefeitos da região, vereadores e Secretários Municipais, bem como vários convidados representando os mais diversos órgãos de classe. 

O evento se deu em meio a um jantar dançante, com entregas de medalhas aos ex-presidentes da CODEAM que se fizeram presentes a festa, entrega de uma tela a óleo à funcionária mais antiga e o corte de um bolo ao som dos parabéns para você.







sexta-feira, 7 de junho de 2013

PMCMV-2 VIRA REALIDADE EM BREJÃO.

O prefeito do Município de Brejão, Ronaldo Ferreira recebeu nesta quinta-feira (06) a Dr.ª Júlia Fraga representante da Companhia Estadual de Habitação – CEHAB, e o Dr. Wilson e Dra. Cristina representantes da Construtora JCL Ltda, para assinatura da Ata da reunião que dá início as obras de construção de 37 casas do Programa Minha Casa Minha Vida 2.

Segundo a Dra. Júlia os processos dos beneficiários foram iniciados na gestão anterior, e estavam parados e perdendo o prazo para a sua formalização junto ao Ministério das Cidades, acarretando desta forma a perda dos benefícios, ou seja, a perda das casas pelos beneficiários.

Por determinação do prefeito Ronaldo Ferreira foram levantadas todas as pendências junto à CEHAB e em um prazo recorde, quase no limite estipulado pelo Ministério das Cidades para o recebimento de toda a documentação, a Secretaria de Planejamento do Município conseguiu regularizar a situação de todos os contratos, ficando contempladas as 37 famílias com as suas novas casas.









terça-feira, 4 de junho de 2013

BREJÃO É CONTEMPLADA COM ABASTECIMENTO D'ÁGUA POR CARROS-PIPA.


Em reunião realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejão, a Prefeitura e o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado firmaram a parceria para abastecimento d’água por carros-pipa no período da seca e por ocasião foi criada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC.


A função do Exército Brasileiro é apoiar a realização de ações de atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem na região do semiárido nordestino e em especial em Brejão, em caráter emergencial e temporariamente, com a finalidade de amenizar os efeitos ocasionados pela estiagem que assola a região.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

CONVITE

A Paróquia da Santa Cruz está em festa, vamos receber pela primeira vez a visita Pastoral do Nosso Bispo Diocesano Dom Fernando Guimarães. De 06 a 09 de junho do corrente, Você e toda a sua família são nossos convidados a participar desses quatro dias, momentos de graças que o Senhor nos concede. Nada melhor para a nossa comunidade paroquial nesse ano da fé do que recebemos aquele que nos confirma no seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse momento é histórico para todos os munícipes por isso devemos prepará-lo bem e para isso contamos com o apoio de todos fiéis e amigos, juntos seremos mais.

Frei Zito
Pároco