terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

NUPREV-AGRESTE MINISTRA PALESTRA EM BREJÃO.


O PROERD-PE - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, através do seu Coordenador aqui em Brejão o SD- PM Zacarias, trouxe ao nosso município, nesta tarde de terça-feira (26) o NUPREV Agreste – Núcleo de Prevenção Social a Violência, representado pelo Sargento Vagner do Exército Brasileiro e a sua esposa a senhora Lêda, que ministraram palestra com o tema: “Como criar seu filho”.

Este evento foi realizado no prédio da CESOPE e contou com as presenças do Prefeito Ronaldo Ferreira, Vice-Prefeito Erivan Lopes, Secretários: Gilberto Tenório – Planejamento, Jurandir Moraes – Agricultura e Edjane Oliveira – Educação e com a Diretora Nanci da Creche Elizabete Firma de Santana, os seus alunos e familiares.






domingo, 24 de fevereiro de 2013

NOTA DE DOM FERNANDO GUIMARÃES SOBRE A RENÚNCIA DE BENTO XVI E SOBRE O PERÍODO DE SEDE VACANTE.


       

Aos Padres e Fieis da Diocese de Garanhuns.

Saúde, Paz e Benção no Senhor!

1. Renúncia do Papa Bento XVI.

Fomos todos surpreendidos, na manhã do dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, com a notícia da renúncia de Sua Santidade o Papa Bento XVI ao ofício de sucessor de São Pedro e de Vigário de Jesus Cristo, por ele comunicada, naquela manhã, aos Cardeais reunidos em Consistório.

São estas as suas palavras, pronunciadas em latim: "Convoquei-os para este Consistório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar-lhes uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive a certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar o barco de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005. A partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso. Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vós me apoiastes em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Santa Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa Mãe Maria, para que ajude os Cardeais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração".

As normas da Igreja preveem a possibilidade da renúncia do Papa, no Cãnon 332, par. 2, do Código de Direito Canônico: "Se acontecer que o Romano Pontífice renuncie a seu múnus, para a validade se requer que a renúncia seja feita livremente e devidamente manifestada, mas não que seja aceita por alguém". Tais condições canônicas foram plenamente cumpridas em nosso caso: o próprio Papa anunciou a renúncia ressaltando estar agindo consciente da seriedade do ato e com plena liberdade; o anúncio foi feito ao Colégio dos Cardeais reunido em Consistório. A partir deste momento, a renúncia torna-se portanto efetiva, não necessitando que alguém a aceite. Portanto, a partir do dia 28 de fevereiro, a Sé Romana estará vacante.

SAMU EM BREJÃO.



Brejão recebe, finalmente, uma ambulância do SAMU. Fruto de uma parceria dos Governos: Federal, Estadual e de uma ação do prefeito Ronaldo Ferreira, que em apenas dois meses de gestão a frente da Prefeitura de Brejão, pensando  em  seu povo  e  focado no Compromisso com o Desenvolvimento trás para toda a população o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

O que é o SAMU?

O SAMU-192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

Com este atendimento o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, que tem como finalidade prestar o socorro imediato à população em casos de emergência.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, através do telefone 192. Seguem abaixo as situações em que o SAMU deve ser chamado:

•Na ocorrência de problemas cárdio respiratórios.
•Em casos de Intoxicação exógena.
•Em caso de queimaduras graves.
•Na ocorrência de maus tratos.
•Trabalho de parto em que a mãe ou o feto estejam em risco de morte.
•Situações de surto psiquiátrico/pessoas com sofrimento ou transtorno mental.
•Em crises hipertensivas.
•Quando houver acidentes/trauma com vítimas.
•Em casos de afogamentos.
•Em casos de choque elétrico.
•Em acidentes com produtos perigosos.
•Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PRINCIPAIS PRESIDENCIÁVEIS COMEÇAM OS MOVIMENTOS PARA AS ELEIÇÕES DE 2014.



A semana com cheiro de 2014 chega ao fim com o movimento sutil do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para colocar os pés dentro do projeto de candidatura à Presidência da República. Após o lançamento da Rede Sustentabilidade, o novo partido de Marina Silva, do discurso do senador Aécio Neves contra o governo federal e da comemoração dos 10 anos do PT à frente do Planalto, que contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, Eduardo reuniu 184 prefeitos, ontem, em Pernambuco, e ofereceu um pacote de bondades.

Eduardo Campos aproveitou a insatisfação dos líderes municipais com a redução dos repasses federais para nacionalizar o discurso em torno da necessidade de um novo pacto federativo e, ao mesmo tempo, unificar o estado para marchar com ele no próximo ano. Apresentou-se didaticamente como o homem que estava fazendo o que o governo federal não faz por eles. Anunciou R$ 612 milhões em investimentos, entregou ambulâncias simbolicamente, ofertou poços artesianos, assinou ordens de serviço para implantação de barragens e criou o Fundo Estadual de Desenvolvimento Municipal (FEM).
Correio Braziliense.

EDUARDO CAMPOS ENCERRA SEGUNDO DIA DO SEMINÁRIO “JUNTOS POR PERNAMBUCO”.



O seminário “Juntos por Pernambuco”, realizado na cidade de Gravatá pelo governo do estado com o objetivo de promover um diálogo entre as prefeituras e o Executivo estadual terminou na tarde desta sexta-feira (22). O governador Eduardo Campos (PSB) fez o discurso de encerramento, agradecendo aos prefeitos que estiveram presentes e destacando a importância deste tipo de atividade e da integração entre as três esferas da federação. “Precisamos evitar a duplicidade na ‘fala’ do estado. O dinheiro público, recolhido com impostos, que é usado para sustentar os funcionários do município, do estado e do governo federal é o mesmo”, disse.

O gestor também demonstrou entusiasmo com os cursos de gestão que o governo do estado planeja dar às equipes das prefeituras. “Não pude me estender ontem por causa do tempo, mas quero falar da expectativa com os cursos de gestão. Vocês devem escolher as pessoas de suas equipes que vão participar e elas ficarão responsáveis por transmitir este conhecimento para todos os outros”, enfatizou.

Por fim, o governador desafiou os prefeitos a melhorarem os índices de produtividade em suas gestões através dos instrumentos apresentados durante o seminário. “Fazer mais com menos dinheiro e em menos tempo. Isso não é fácil, mas é simples. Entretanto nada funciona se o modelo de gestão não ouvir a voz da população. Do jeito que o povo confiou em vocês, eu confio na capacidade de gestão dos prefeitos”, declarou.


O Prefeito de Brejão – Ronaldo Ferreira – aproveitou os dois dias do encontro com o Governador, para discutir com lideranças locais, assuntos ligados ao nosso município.

Em sua bagagem de volta, Ronaldo, trouxe a ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que reforçará o atendimento de socorro médico à população e alguns outros programas que serão divulgados em breve.












Fonte: Diário de Pernambuco.

BREJÃO INICIOU 1º CURSO DO PROERD-PE.














   SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
           GGAIIC - GPAC - UPPS
 COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO PROERD-PE
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência  

Na ultima terça-feira dia 19 de Fevereiro de 2012, O instrutor Marcone Zacarias iniciou o primeiro curso do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência) deste ano de 2013, no município de BREJÃO agreste pernambucano. Estão sendo assistidos 201 alunos da Creche Elizabete Firma de Santana (Núcleo de Educação Infantil), que de forma lúdica e dinâmica estarão tomando a melhor decisão dizendo não às drogas  e à violência. 

A Secretaria de Educação de BREJÃO, através da Srª Edjane Oliveira de Melo Ferreira solicitou o curso do PROERD, não só para cidade, mas também para zona rural, haja vista o comprometimento com a população e necessidade  de manter seguro seu alunato em relação a problemática apresentada. 

O PROERD está recebendo todo apoio do governo municipal para o desenvolvimento do Programa Fortalecendo a parceria com  governos do estado através da Secretaria de Defesa Social e a Gerencia de Prevenção e Articulação comunitária SDS/GPAC.

O Governo do Estado de Pernambuco tem como meta para este ano de 2013, Assistir em todo Estado 130.000 Alunos entre Crianças e Adolescentes e a coordenação executiva do agreste ll tem a honra de dá o ponta pé inicial na cidade de Brejão. 

Curso PROERD Educação Infantil  Creche Elizabete Firma de Santana.









quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

1º DIA DO ENCONTRO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS COM OS PREFEITOS.


Antes mesmo de discursar, na abertura do seminário Juntos por Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) divulgou seu "pacote de bondades" para os municípios. Composto por 14 ações, o pacote pretende ajudar as prefeituras pernambucanas, que vêm se queixando da crise financeira, com a redução dos repasses federais. São elas:

1. Entrega simbólica de 36 ambulâncias, quatro com unidade avançada, aos municípios. A ação tem o objetivo de universalizar o Samu.

2. Mensagem que encaminha de projeto de lei à Assembleia Legislativa, um co-financiamento para a instalação de Unidades de Pronto Atendimento Especialidade (UPAes) em cada um dos 12 municípios sede de cada regional de saúde do estado.

3. Criação do selo Pacto pela Vida de Redução da Criminalidade.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRIBUI KITS COM MATERIAL ESCOLAR PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL.


Em um trabalho incessante, focado no compromisso com o desenvolvimento, o Governo municipal em parceria com a Secretaria de Educação vem promovendo ações junto à rede municipal de ensino para melhoria da qualidade da aprendizagem desses nossos jovens.

Com esse pensamento, nesta Quarta-feira (20) e quinta-feira (21) o Prefeito Ronaldo Ferreira, o Vice-Prefeito Erivan Lopes e a Secretária de Educação Edjane Oliveira distribuíram kits aos alunos da rede municipal de ensino contendo materiais de uso diário nas escolas.  







quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PROGRAMA MÃE CORUJA



Criado em 2007, por meio do decreto de n° 30.859 e transformado em Lei em 2009, pelo governador Eduardo Campos o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente em 103 dos 184 municípios do Estado.

Brejão está contemplado com este Programa, e na tarde desta quarta-feira (20), as Técnicas Célia de Oliveira Lima e Michelle Karine Lima fizeram uma explanação ao Prefeito Ronaldo Ferreira, Secretários e convidados sobre o seu funcionamento e a sua importância para o município, buscando uma forma de sensibilizar e alocar recurso do executivo municipal para manutenção e ampliação dos serviços prestados às mães gestantes e posteriormente aos seus filhos.

O Programa tem como objetivo cuidar da gestante e da criança, em parceria com a rede de saúde existente no município e após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada pelos profissionais dos Cantos Mãe Coruja até completar cinco anos de idade.





segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ELEIÇÃO DA AMUPE.


Ronaldo Ferreira - Prefeito de Brejão

A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE – realizou nesta segunda-feira (18), em sua sede, eleição para o biênio 2013/2014 da Diretoria Executiva.

A eleição foi feita com chapa única que tem como Presidente José Coimbra Patriota Filho, prefeito de Afogados da Ingazeira e Vice-presidente Izaias Régis, prefeito de Garanhuns.

Fundada em 28 de março de 1967, por um grupo de prefeitos idealistas que desejavam apoio, colaboração e especialmente orientações administrativas, para o melhor funcionamento das prefeituras municipais do Estado. Entidade civil, sem fins lucrativos.

A função precípua é a solução dos problemas comuns e inerentes aos municípios, à orientação técnica e administrativa. A interação e integração das regiões, num trabalho conjunto onde a união é a tônica, força propulsora de todo êxito desejado. Tem objetivo definido. Atualmente, conta com 174 associados , os quais recebem toda à assistência técnica e acompanhamento sistemático, necessários a solução dos problemas existentes nas suas comunidades. 

BREJÃO É CONTEMPLADO COM CINCO ÔNIBUS ESCOLAR.


A Prefeitura de Brejão, através do seu prefeito Ronaldo Ferreira de Melo, o Secretário de Transportes Rosivaldo Ferreira e a Secretária de Educação Edjane Oliveira, entregaram à população de Brejão cinco ônibus novos adquiridos através do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal que irão servir ao transporte dos alunos da nossa rede de ensino.

É tolice achar que o que está acontecendo hoje é projeto do governo passado. Os programas (projetos) que estão acontecendo hoje são originados a partir do governo federal e estadual para todos os municípios, porém não aconteceram antes tendo em vista que o governo passado estava inadimplente com inúmeros programas, o que lhe valeu o legado de FICHA SUJA. Hoje o pensamento e as ações são diferentes e os programas começam a acontecer. Sorte nossa!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

UM PLANO PARA AMARRAR O PSB.



Preocupada com a movimentação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, uma ala do PT começou a levantar uma proposta polêmica para amarrar a aliança nacional com o PSB em 2014. A ideia seria tirar a vice da presidente Dilma Rousseff das mãos do PMDB para entregá-la aos socialistas. Em troca, o governo montaria um pacote de compensação para o PMDB, do hoje vice-presidente Michel Temer. A cereja do bolo seria a cabeça de chapa na eleição em São Paulo.

Embora seja vista com muito ceticismo por vários setores do partido, a tese traz à memória o episódio Ciro Gomes (PSB), em 2010. Numa articulação liderada pelo ex-presidente Lula, o partido ofereceu a Ciro a cabeça de chapa na eleição paulistana, mas ficou a ver navios após meses de articulação. O Ciro da vez, dizem alguns petistas, poderia ser o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo no ano passado.

Hoje, o PT não tem um nome natural e com apoio interno para disputar o Palácio dos Bandeirantes. Ninguém descarta a possibilidade de Lula lançar mais um “poste” na eleição, mas a avaliação é a de que as alternativas hoje colocadas ainda não estão consolidadas.

Segundo os mais críticos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda não conseguiu estabelecer uma marca para sua gestão na pasta. Outra alternativa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, firmou uma boa bandeira de campanha na parceria com o governo paulista para a segurança pública, mas a resistência ao seu nome dentro do PT paulista é forte. Alguns dirigentes do PT ainda enxergam no prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, uma opção.

De qualquer forma, assim como ocorreu com Ciro, qualquer tentativa de convencer o PT a abrir mão de lançar candidato próprio na eleição em São Paulo acirraria os ânimos no partido. “A eleição em São Paulo ainda vai passar por uma articulação nacional. Vai haver uma negociação com outros partidos, é claro. Mas ceder a cabeça de chapa em São Paulo me parece quase impossível”, disse o secretário de Comunicação do PT, André Vargas.

Por: Clarice Oliveira do IG Notícias.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DUPLICAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA BR 423.




Em Audiência Pública realizada nesta sexta-feira (15) no prédio da CODEAM em Garanhuns, o Secretário de Transportes de Pernambuco, o senhor Isaltino Nascimento pode relatar aos prefeitos, secretários, vereadores, imprensa e demais autoridades presentes que a duplicação e restauração da BR 423 ligando Garanhuns à São Caetano terá início previsto para outubro deste ano, com um prazo para conclusão de três anos.

A obra custará aos cofres públicos a quantia de R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais) onde o Governo Federal entrará com 90% deste valor, ou seja, R$ 450.000.000,00 (quatrocentos e cinquenta milhões de reais) e o Governo Estadual com R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais). Para os município não haverá custo e ainda por cima serão beneficiados com o ISS durante a realização das obras.

A BR nova será construída toda ao lado esquerda da já existente, no sentido de Garanhuns a São Caetano. Serão construídas uma passarela em Cachoeirinha e passagens inferiores – por baixo da BR – nas zonas urbanas das outras cidades onde passará a duplicação. No Distrito de Neves pertencente à Jucatí, a BR 423 nos dois sentidos passará por fora da zona urbana, ficando a BR já existente para acesso local a este Distrito.


Registramos as presenças do prefeito de Garanhuns Isaías Régis e do prefeito de Brejão Ronaldo Ferreira, que prestigiaram esta solenidade que sem dúvida alguma sela o início de novos tempos no desenvolvimento de nossa região.



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

EDUARDO CAMPOS DIRÁ AO EX-PRESIDENTE LULA QUE SERÁ CANDIDATO EM 2014.



O projeto socialista ao Palácio do Planalto na próxima eleição deve ser “oficializado” entre velhos aliados. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), vai informar ao ex-presidente Lula (PT) que será candidato à Presidência da República nas eleições de 2014. O encontro deverá acontecer nos próximos dias. Campos aguarda apenas a confirmação da data por parte dos assessores do cacique petista.

A informação da candidatura de Campos à Presidência da República foi noticiada recentemente pelo líder do PSB na Câmara, o deputado Beto Albuquerque. Na ocasião, ele chegou a afirmar que Lula não poderia “negar um direito que ele mesmo teve no passado”. Ou seja, disputar várias eleições até chegar ao cargo mais importante do país. “Ele é o nosso ensinamento, nosso exemplo é o Lula”, comentou.

Líderes socialistas chegaram a dizer que o partido já havia até mesmo

OPERAÇÃO LEI SECA DIMINUI MULTAS POR ALCOOLEMIA DURANTE O CARNAVAL.



A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta quarta-feira (13) o balanço da Operação Lei Seca e das Emergências hospitalares no Carnaval. O dado que chama a atenção é a diminuição da quantidade de pessoas multadas por dirigir sob efeito de álcool. A redução foi de 32%, com o registro de 132 multas, contra 195 no ano passado.

De acordo com os dados, o número de abordagens a veículos aumentou 68% em relação ao período do ano passado, totalizando 11.915 veículos parados em 66 blitzes montadas em todo o estado, contra 7.084 em 2012. O saldo foi de 150 CNHs apreendidas (108 no ano anterior), 53 (contra 32) constatações de teor de álcool acima do permitido, 73 (151 em 2012) recusas ao teste bafômetro e aplicação de 694 multas (contra 466).

Ao todo, 219 profissionais estiveram envolvidos na operação deste ano, que também contou com distribuição de preservativos, materiais informativos e orientações sobre a disposição da rede hospitalar, incentivo à alimentação saudável, hidratação e uso de protetor solar.

Hospitais - O balanço dos hospitais apontou 37.426 atendimentos em todas as unidades estaduais de saúde, que inclui 29 hospitais e 14 UPAs. Confrontado com o ano passado, onde foram registrados 43.856 atendimentos, a redução foi de quase 15%.

Do JC Online 

PAPA DENUNCIA “HIPOCRISIA RELIGIOSA” EM SUA ÚLTIMA MISSA.



O papa Bento XVI denunciou nesta quarta-feira (13) a "hipocrisia religiosa" e as "atitudes que buscam os aplausos e a aprovação" na missa de Quarta-Feira de Cinzas, a última de seu pontificado antes de sua renúncia definitiva, no dia 28 de fevereiro. 

"A qualidade e a verdade da relação com Deus é o que certifica a autenticidade de todos os sinais religiosos", disse Bento XVI antes de denunciar a "hipocrisia religiosa, o comportamento dos que querem aparentar, as atitudes que buscam os aplausos e a aprovação".

O Papa anunciou na segunda-feira (11) que renunciará no dia 28 de fevereiro por motivos de saúde. Nesta quarta-feira (13), em sua primeira aparição pública após o anúncio, justificou sua decisão "pelo bem da Igreja".

O conclave para eleger o sucessor de Bento XVI,  será iniciado em meados de março na Capela Sistina, em um clima diferente, já que pela primeira vez em sete séculos ele acontecerá com o ex-pontífice em vida.

Os cardeais entram em conclave em no mínimo 15 dias e no máximo 20 dias após a morte ou renúncia de um Papa.

Durante seus dois mil anos de história, a Igreja Católica modificou várias vezes as modalidades para a designação de um Papa até chegar tardiamente à fórmula atual do conclave. Nada no Evangelho indica como escolher o sucessor do Santo Padre.

Em 21 de novembro de 1970, Paulo VI definiu as características atuais do colégio eleitoral: a idade limite de um cardeal para participar da eleição é de 80 anos, e no número máximo de cardeis eleitores é 120. João Paulo II confirmou essas regras em fevereiro de 1996 em sua constituição apostólica "Universi Domini Gregis".

Fontes diplomáticas latino-americanas dizem que a eleição do sucessor de Bento XVI será rápida, antes da Missa do Domingo de Ramos, em 24 de março, um dos momentos mais importantes da Semana Santa e do ano litúrgico.

Do JC Online.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

INTERCÂMBIO CULTURAL





O prefeito de Brejão, senhor Ronaldo Ferreira e a Secretária de Educação do município Edjane Oliveira, viajaram ao Recife nesta quarta-feira (6) para prestigiarem e desejarem boa sorte à jovem aluna do ensino médio da Rede Pública Estadual de Brejão Ana Paula que embarcou com destino à Nova Zelândia onde participara durante seis meses de um intercâmbio cultural.

Ana Paula é uma das alunas contempladas no programa “GANHE O MUNDO” implantado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação, que visa ofertar aos estudantes do ensino médio da Rede Pública Estadual cursos de idiomas em inglês e espanhol, além de intercâmbio internacional com países de língua inglesa e espanhola.

O crescente desenvolvimento econômico que Pernambuco vive, com inúmeros investimentos privados e públicos sendo realizados no Estado, reforça essa necessidade, aumentando assim as oportunidades de trabalho. Soma-se a isso o fato de Pernambuco ser um dos estados sede da Copa do Mundo de 2014. Diante desse panorama de internacionalização da economia, o domínio de um segundo idioma é fundamental aos jovens, consolidando o desenvolvimento, gerando emprego e renda, promovendo o conhecimento e a inovação.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE BREJÃO PAGA OS SALÁRIOS DE JANEIRO.



Nesta segunda-feira (4) a Prefeitura de Brejão fez o pagamento do mês de janeiro dos seus funcionários com uma bela implementação que foi o novo salário mínimo.

Só não foram contemplados no momento os professores que têm o seu dissídio no mês de março.

Prefeitura de Brejão, compromisso com o desenvolvimento.

ABERTURA DO ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BREJÃO.


A Prefeitura de Brejão, através da Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (04) a Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino.

A Secretária de Educação, a senhora Edjane Oliveira, no início da solenidade usou da palavra para agradecer a todos os professores presentes e aproveitou para mostrar a nova forma de trabalho e compromisso votados para a melhoria do ensino em nosso município.

Ressaltou que no processo pedagógico alunos e professores são sujeitos e devem atuar de forma consciente. Não se trata apenas de sujeitos do processo de conhecimento e aprendizagem, mas de seres humanos imersos numa cultura e com histórias particulares de vida. O aluno que o professor tem à sua frente traz seus componentes biológico, social, cultural, afetivo, linguístico entre outros. Os conteúdos de ensino e as atividades propostas enredam-se nessa trama de constituição complexa do indivíduo.

O processo de ensino envolve um conteúdo que é ao mesmo tempo produção e produto. Parte de um conhecimento que é formal (curricular) e outro que é latente, oculto e provém dos indivíduos.

Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação se dá na coletividade, mas não perde de vista o indivíduo que é singular (contextual, histórico, particular, complexo). Portanto, é preciso compreender que o processo do ensino se dá na relação entre indivíduos que possuem sua história de vida e estão inseridos em contextos de vida próprios.

Pela diversidade individual e pela potencialidade que esta pode oferecer à produção de conhecimento, consequentemente ao processo de ensino, pode-se entender que há necessidade de estabelecer vínculos significativos entre as experiências de vida dos alunos, os conteúdos oferecidos pela escola e as exigências da sociedade, estabelecendo também relações necessárias para compreensão da realidade social em que vive e para mobilização em direção a novas aprendizagens com sentido concreto.

Usaram, também, da palavra o prefeito Ronaldo Ferreira, o vice-prefeito Erivan Lopes, o secretário de Agricultura e professor Jurandir Moraes e o secretário de obras e também professor o senhor José Antônio, que ressaltaram o grande empenho da Secretária de Educação em promover ao corpo docente e discente um ambiente de harmonia e imparcialidade no trato dos interesses dos nossos educadores e educandos.

Registramos a presença do prefeito de Palmeirina o senhor Renato (PMDB) e esposa.


Como palestrante, tivemos a grata satisfação de receber em nosso município o Cantor e Psicopedagogo Silvério Pessoa que dissertou de forma brilhante sobre o tema “Fortalecendo a identidade e a educação de um povo” e no final nos contemplo com um belo repertório musical. 


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE BREJÃO REALIZARÁ PALESTRA MINISTRADA POR SILVÉRIO PESSOA


A Prefeitura de Brejão por meio da Secretaria Municipal de Educação realizará solenidade oficial de abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino, que contará com a presença do músico e psicopedagogo Silvério Pessoa, que estará ministrando a palestra: “FORTALECENDO A IDENTIDADE E A EDUCAÇÃO DE UM POVO”.

A iniciativa do Prefeito Ronaldo Ferreira e da Secretária Municipal de Educação Edjane Oliveira, tem como intuito promover interação e aquisição de novos conhecimentos, o encontro acontecerá no auditório da CERSOPE no dia 04 de fevereiro a partir das 9h00, onde estarão presentes professores e diversos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Brejão.