sábado, 27 de fevereiro de 2016

Governo federal espera pela prorrogação do prazo da lei que acaba com os lixões


Estão em tramitação no Congresso Nacional dois projetos que prorrogam o prazo para que municípios passem a dar o destino adequado aos rejeitos de resíduos sólidos, fechem seus lixões e se ajustem de vez à Política Nacional de Resíduos Sólidos.  A proposta que prevê o aumento escalonado do prazo, de acordo com o porte da cidade, é bem recebida pelo governo federal porque coloca os municípios na legalidade, como explica a diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Zilda Veloso.

 “Apesar de não ser o ideal, se formos observar a Política de Meio Ambiente e a Lei de Crimes Ambientais, havia uma previsão de que os quatro anos seriam suficientes e não foram. O que a realidade nos mostra é que quem tem mais dificuldade são os pequenos municípios. Essa proposta tem uma concordância do Executivo porque ela cria critérios escalonados”, disse, explicando que o outro projeto que prevê a prorrogação linear de quatro anos seria menos justo com os municípios menores.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

“Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.


Com este tema os Alunos, Professores e a Direção da Creche Elizabete Firma de Santana caminharam, nesta manhã de sexta-feira (26), pelas ruas de Brejão, com o intuito de conscientizar a população para a prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti em suas casas.

Foram distribuídos panfletos com informações de como evitar os criadouros e quais são os sintomas característicos que a pessoa sente ao ser infectada. 




É virose comum ou é dengue, zika ou chicungunha?


As emergências permanecem lotadas de pessoas que adoecem com sintomas de dengue, chicungunha e zika. Não bastassem as doenças do Aedes aegypti, outras também causadas por vírus e consideradas sazonais, voltam a se tornar mais incidentes e merecem os mesmos cuidados das doenças transmitidas pelo mosquito. O problema é que muitas das viroses têm sintomas parecidos, mas que precisam ser diferenciados para que possam ser prescritos medicamentos adequados e recomendações que amenizam o sofrimento dos pacientes.

 “Tenho notado atualmente que mais pessoas aparecem gripadas. Os quadros têm começado a aparecer mais em crianças, que são mais suscetível ao adoecimento. Também estão comuns os casos de diarreia viral. São condições bem comuns neste pós-Carnaval”, diz a infectologista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Vera Magalhães. Ela explica que, na gripe, as manifestações comuns são febre, dores musculares, espirro, tosse, congestão nasal e dor de garganta.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Aulas de Capoeira no Espaço Cultural Quilombola Pedro Alves Dias.


Com iniciativa de César Monteiro e o apoio da Prefeitura de Brejão, estão sendo ministradas Aulas de Capoeira no Espaço Cultural Quilombola Pedro Alves Dias, na Curiquinha.

A Associação Quilombola da Curiquinha dos Negros, através do seu Presidente o senhor Paulo Arruda, ao assumir o Espaço Cultural, cedido em Comodato pela Prefeitura de Brejão, determinou a César Monteiro que é Coordenador do Espaço, para que alocasse eventos para disponibilizar àquela comunidade.

César, de imediato, conseguiu junto a Maciel Viana, professor de Capoeira, a disponibilização de aulas de naquele Espaço Cultural, no entanto César está preocupado com o grande número de pessoas interessadas nas aulas, tendo em vista que a programação era para no máximo 50 alunos, porém o número de inscritos já ultrapassou esta realidade. Isto é bom, pois mostra a carência de atividades voltadas ao social. Nada que não possa ser corrigido, pontuou César.


Álvaro se reúne com secretários de Segurança e da Casa Civil e apresenta demandas do Agreste.


No mesmo dia em que fez seu discurso de despedida do PTB e anunciou publicamente sua entrada no PSB e na base do governo Paulo Câmara, o deputado estadual Álvaro Porto deu continuidade à serie de visitas que vem fazendo às secretarias estaduais em busca de obras e ações que beneficiem o Agreste Meridional. Nesta terça-feira (23,02), antes de ocupar a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, ele foi recebido em audiência no Palácio do Campo das Princesas pelos secretários da Casa Civil, Antônio Figueira; de Defesa Social, Alessandro Carvalho; e ainda pelo novo Chefe de Gabinete do governador, João Campos.

Na companhia de Porto estavam o prefeito de Jurema, Agnaldo Inácio, e o ex-prefeito Galego. Também integrou a "comitiva", o secretário de Saúde de Agrestina, Roberval Maciel. A pauta da audiência girou em torno de obras para os dois municípios e ações de combate à violência no Agreste Meridional. Na semana passada o deputado esteve com os secretários de Saúde, José Iran Costa, e Planejamento, Danilo Cabral. Os dois encontros foram voltados para o atendimento de demandas da região. Na Saúde, a busca por melhorias para o Hospital Dom Moura, de Garanhuns esteve na pauta. No Planejamento, o assunto foi a aceleração e o redirecionamento de obras do FEM para os municípios do Agreste.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Álvaro porto diz que deixa PTB sem mágoa e que Governador assumiu compromisso com o Agreste Meridional.


Já integrado à base do governo, o deputado Álvaro Porto afirmou nesta terça-feira (23), em discurso na Assembleia Legislativa, que deixa o PTB sem decepções e mágoas. Disse também considerar que desempenhou satisfatoriamente a missão de Vice-líder da Oposição, mas que demandas surgidas nas bases o fizeram decidir pela filiação ao PSD. "Considero ter cumprido meu tempo no PTB. Agora é hora de olhar para frente. E o futuro é o PSD, partido que me acolheu de forma generosa e com clima propício a muito trabalho", disse, informando ainda que o governador Paulo Câmara (PSD) se comprometeu a destravar pleitos dos municípios do Agreste Meridional. Porto já comunicou oficialmente ao PTB seu desligamento da sigla. A filiação ao PSD ainda não tem data definida.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Os três filhos de Miguel.


Os três, filhos de Miguel Arraes, são Ana Lúcia Arraes de Alencar, Luís Cláudio Arraes de Alencar e Marcos Arraes de Alencar.

Ana Arraes é advogada. Deputada federal pelo PSB por dois mandatos consecutivos. Foi nomeada ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) pela presidenta Dilma Rousseff, em 26 de outubro de 2011.

Luís Cláudio é médico. Em fevereiro de 2011, cedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assumiu a chefia do serviço de pesquisa da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), vinculada ao Ministério da Saúde. O ônus do salário é da UFPE. Luís Cláudio é ainda coordenador do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). O Imip, por meio de contrato com o governo de Pernambuco, gere quatro importantes hospitais da rede estadual: Metropolitano Miguel Arraes, Dom Hélder Câmara, Dom Malan e Pelópidas Silveira. Gere também seis Unidades de Pronto-Atendimento – as UPAs de Olinda,  Paulista, Igarassu, Barra de Jangada, Jaboatão Velho e Cabo de Santo Agostinho.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Desafio de futebol de campo na Fazenda Pau-ferro. Mulheres X homens.


Mostrando entrosamento e dinamismo a equipe feminina soube aproveitar o cansaço e a falta de entrosamento do time masculino composto na sua maioria por jogadores acima dos trinta e cinco anos que não tiveram folego para segurar as meninas cuja a mais velha aparentava ter no máximo 22 anos. Resultado: 3x1 para as mulheres.  


O jogo: primeiro tempo bastante equilibrado com o time masculino abrindo o placar lá pelos 20 minutos. Parecia que o jogo iria ser fácil; porem não tiveram muito tempo para comemorar, logo em seguida as mulheres empataram. Final do primeiro tempo. Na etapa complementar os homens apresentaram um ligeiro domínio, mais na primeira oportunidade o time feminino matou o jogo, fizeram o segundo gol e fecharam o placar com o terceiro e último gol do desafio. Brincadeira sadia e animada, dentro e fora do campo.

Álbum de fotos.





sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Vereadores na contra-mão da Democracia.


Quando se assiste a uma reunião na Câmara de Vereadores aqui de Brejão, se vê o contentamento dos parlamentares, que até ressaltam a situação, quando o recinto está lotado. Bom para o bom andamento da Democracia. Quem dera que fosse sempre assim!

Com tudo, alguns fatos inerentes à conduta dos Vereadores tem impacto na próxima sessão, justificando o Plenário da Câmara vazio. Fatos dos mais diversos: Vereadores desrespeitando os seus pares, outros insinuam roubo por parte dos gestores, em fim diversas são as alegações necessitando, apenas de provas fundamentadas e não o simples achismo. Dentre tantos pronunciamentos gostaríamos de citar um específico, resguardando o nome do Parlamentar - “Há pouco tempo foram julgadas as contas referentes ao exercício de 2013 do prefeito Ronaldo Ferreira, como é sabido. O que nos chamou atenção foi a veemência no discurso de um Vereador (da bancada evangélica) ao se referir à sua caneta como instrumento de ordem e imparcialidade nos julgamentos, sendo ela (caneta) usada contundentemente na defesa dos direitos do cidadão, resguardando a soberania da Democracia”. Tudo isto muito bonito e louvável!

A caneta da Democracia foi usada naquele momento com muita presteza, mãos firmes, braços fortes. Resta saber onde ela (a caneta) estava na votação das contas, também rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, dos ex-prefeitos Joseraldo Rodrigues e Sandoval Cadenguel? Resguardando as particularidades de cada conta, todas tinham a mesma conclusão pelo TCE-PE, ou seja: contas consideradas IRREGULARES.

Microcefalia não se equipara à anencefalia para justificar aborto.


Recentemente, a ONU fez uma recomendação no sentido de que não seja considerado crime o aborto de fetos com microcefalia. Isso acirrou uma discussão jurídica sobre o tema no Brasil. Afinal, em meio a esta praga do "Odiado-Aedes" que nos assola, estaria liberado o aborto para casos comprovados de microcefalia (fetos com cérebro diminuído)?

E podemos afirmar que a resposta é não! A legislação brasileira é bastante específica ao relacionar os casos de excludente de criminalidade no caso de aborto, e são apenas três: quando a gravidez é resultante de estupro, quando ela traz risco de morte para a mãe e a de fetos com anencefalia (fetos sem cérebro).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Polêmica resolução do TSE poderia inviabilizar eleições em 1/4 dos municípios.


A resolução 23.465, publicada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 17 de dezembro, causou polêmica e insegurança jurídica entre partidos políticos e especialistas em direito eleitoral e, segundo estudo obtido com exclusividade pelo Broadcast Político, poderia inviabilizar a disputa à prefeitura de praticamente um quarto dos municípios brasileiros.

De acordo com o levantamento feito pelo cientista político Humberto Dantas, professor do Insper e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), 24% das cidades teriam um ou nenhum candidato no próximo pleito caso a nova regra seja posta em prática.

Perseguição Política à funcionários acaba em Improbidade Administrativa para Ex Prefeito de Brejão-PE.


Passo a passo do Processo de número 237-54.2009.8.17.0330 que resultou em Improbidade Administrativa por perseguição política a Funcionários Públicos pelo então Gestor do Município de Brejão/PE, nos idos de 2009. Vale lembrar que os funcionários transferidos das localidades para as quais prestaram Concurso Público para outras de difícil acesso causando-lhes transtorno, conseguiram, naquele momento, através da justiça retornar às suas origens. Foi instaurado processo e o resultado segue abaixo, conforme informações colhidas da área de domínio público do site www.tjpe.gov.br.


Consulta Processual Unificada [ 1º Grau Judwin; 1º e 2º Grau PJe ]
Número do Processo: 237-54.2009.8.17.0330
DETALHES DO PROCESSO - 1º GRAU (Físico)
0000237-54.2009.8.17.0330
Órgão Julgador: Vara Única da Comarca de Brejão.
Classe CNJ: Ação Civil Pública
Assunto(s) CNJ: Improbidade Administrativa;
Autor:         MINISTÉRIO PÚBLICO
Réu: SANDOVAL CADENGUE DE SANTANA
Advogado:          Andrezza Maria Barros Dantas.

14/06/2010 11:58
Determinada a citação e/ou intimação de partes ou advogados
ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE BREJÃO - PE FÓRUM Dr. JOSÉ GOMES DE FREITAS Av. Bel. Francisco Pereira Lopes, 85 – Centro – Brejão / PE – CEP: 55.325-000 Telefax: 0xx–87–3789-1130 Processo nº 0000237-54.2009/AC: RH. Intime-se a parte ré para especificar as provas que pretende produzir em audiência de instrução e julgamento, no prazo de 05 (cinco) dias. Intime-se o representante do Ministério Público para se manifestar acerca das preliminares arguidas pela defesa do réu e sobre os documentos acostados à contestação. Oficie-se a secretaria para o relator do agravo de instrumento, Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo acerca da referida Ação Civil Pública. Após o cumprimento das diligências, nova conclusão para decisão sobre o recebimento da petição inicial. Brejão, 14 de junho de 2010. Marcelo Marques Cabral Juiz de Direito.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Atletas de Brejão/PE participaram da 6ª Corrida das Pontes de Caruaru.


O Professor Wilson, como de costume, participa com o grupo de jovens (alunos) de Brejão nas diversas corridas de pedestrianismo que acontecem em Pernambuco e em outros Estados da Federação.

No dia 14 de fevereiro próximo passado, foi a vez de participarem da 6ª Corrida das Pontes de Caruaru, onde conseguiram as seguintes colocações:

2º Lugar Geral com Jonh Lenon;
2º Lugar com Robson Fabiano e 3º lugar com Leandro Alves na categoria entre 16 e 29 anos;
1º Lugar com Josueldo e 2º lugar com Beto Fabiano na categoria entre 40 e 49 anos.

No demais os Atletas de Brejão trouxeram 25 medalhas, o que coloca o nosso Município em evidência no cenário nacional e premia todo o trabalho realizado pelo Professor Wilson com o apoio incondicional da Prefeitura de Brejão, através do Prefeito Ronaldo Ferreira.

Os atletas de Brejão irão participar do System Run 2016 em Maceió/AL, que será realizado no dia 28 de fevereiro, com largada na Praça Multieventos na Pajuçara às 07h30min. 

Álvaro é recebido por Kassab e reafirma decisão de se filiar ao PSD.


Ás vésperas de sacramentar sua entrada no PSD, o deputado Álvaro Porto foi recebido, nesta terça-feira (16.02) pelo ministro das Cidades e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. No encontro,o deputado apresentou demandas de municípios do Agreste Meridional ao ministério e comunicou oficialmente a Kassab sua decisão de se filiar ao PSD. Na audiência, Álvaro esteve acompanhado do presidente estadual do PSD, o secretário de Cidades de Pernambuco, André de Paula, e do prefeito de Canhotinho, Felipe Porto.

Álvaro se reúne com secretários para tratar do Dom Moura e de obras do FEM.


As deficiências no atendimento do Hospital Regional Dom Moura. em Garanhuns, estiveram na pauta da reunião que o deputado Álvaro Porto teve nesta segunda-feira (15.02), no Recife, com o secretário estadual de Saúde, José Iran Costa. Acompanhado do prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany, o deputado apresentou também demandas do setor naquele município e em outras localidades do Agreste.

Ainda nesta segunda-feira, Álvaro e o prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, foram recebido pelo secretário estadual de Planejamento, Danilo Cabral. Foram tratar do destravamento de obras bancadas pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) em cidades da região.

Fonte: Josué Nogueira - assessoria do gabinete Álvaro Porto.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro: vôlei feminino começa o ano focado em grandes conquistas.

Início de ano, volta às aulas e o Professor Jefferson Oliveira – o Gordo – retoma os treinos de vôlei feminino focado na grande responsabilidade de fazer este ano de 2016 ainda melhor do que foi 2015.

No ano passado para o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro a Equipe feminina de vôlei foi só alegria, conseguindo o 1º lugar nos Jogos Escolares de Pernambuco - JEPS em Arcoverde-PE, 3º lugar nos Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza-CE e o 1º lugar na Copa Diocesano.  

Reiteramos os parabéns ao Gordo e às meninas do vôlei pré-mirim, mirim e infantil pelo sucesso que foi o ano de 2015 e desejamos muita sorte e grandes conquistas neste 2016.  

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ondas gravitacionais previstas por Einstein são detectadas, um marco para a física.


Em um marco para a física e a astronomia, cientistas de vários países anunciaram nesta quinta-feira ter detectado de forma direta as ondas gravitacionais, ondulações do espaço-tempo que foram previstas por Albert Einstein em 1915.

"Este passo marca o nascimento de um domínio inteiramente novo da astrofísica, comparável ao momento em que Galileu apontou pela primeira vez seu telescópio ao céu" no século XVII, disse France Cordova, diretora da Fundação Nacional Americana de Ciências (National Science Foundation), que financia o laboratório Ligo.

Dois buracos-negros se chocaram há 1,3 bilhão de anos. O cataclismo lançou estas ondas em todas as direções até que chegaram à Terra no dia 14 de setembro, onde foram captadas por instrumentos instalados nos Estados Unidos, informaram cientistas durante uma coletiva de imprensa em Washington.

O que é falso e o que é verdadeiro nos boatos sobre zika vírus.


Nas últimas semanas, mensagens escritas e em áudio nas redes sociais – especialmente no WhatsApp – têm criado alarme na população ao narrar cenários catastróficos sobre o surto de zika vírus e sua relação com a epidemia de microcefalia no País.

Até 30 de janeiro, foram notificados, segundo o Ministério da Saúde, 4.783 casos suspeitos de microcefalia, malformação que prejudica o desenvolvimento do cérebro do bebê. Destes, 404 casos de microcefalia foram confirmados – 17 têm ligação confirmada com o zika vírus, os outros estão sendo investigados. Outros 709 foram descartados e 3.670 continuam sob investigação.

O Ministério da Saúde, a Fiocruz e especialistas consultados pela BBC Brasil explicam o que é falso, o que é verdadeiro e o que ainda não está totalmente confirmado entre as afirmações dessas mensagens.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade alerta para necessidade de saneamento básico no Brasil.

 “O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”. Com essa mensagem, o papa Francisco convida as pessoas a se mobilizarem, a partir de suas comunidades, para promoção da justiça e do direito ao saneamento básico, na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

Lançada nesta quarta-feira (10) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a campanha vai alertar sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a campanha também vai tratar do desenvolvimento, da saúde integral e da qualidade de vida aos cidadãos.

Descaso, Desumanidade e Desrespeito. O DDD do Dom Moura.


Outro dia li uma matéria que era só elogios ao Hospital Regional Dom Moura, porém se constata que era uma matéria de dentro para fora, ou seja, de pessoas que tinham o interesse em ludibriar a opinião pública. A realidade do HRDM é outra. Quando uma pessoa comum tem a coragem de denunciar o que se passa lá dentro é que a sociedade se depara com a verdadeira realidade. Pois bem, leia a baixo o desabafo de um pai de família impotente diante do descaso da direção do Dom Moura:

Texto na íntegra:

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Eu sou Família, e Você?

Somos Família, filhos do mesmo ideal, parte dos mesmos sonhos e tão infinito quanto o universo, pois somos do tamanho que queremos ser.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Resgate do Carnaval de Rua de Brejão-PE.


Um grupo de amigos, liderados por Janduhy Bezerra e Paulo Moraes, resolveu resgatar o Carnaval de Rua de Brejão-PE, voltando às brincadeiras, sadias, de antigamente. Embalados por músicos da própria cidade, em sua maioria amadores, se trouxe de volta a alegria com marchinhas de carnaval, samba, pagode e até o tão regional forró.

Nesta manhã de segunda-feira (08), a brincadeira começou no bar do amigo Boleiro, saindo à tarde para a Vila de Santa Rita, antes com uma parada na casa da senhora Mauricéa Moraes, que recepcionou os foliões com um bem preparado caldinho de mocotó. Na Vila de Santa Rita o cicerone foi o Vereador Adervânio Fausto e sua família que também nos serviram o tradicional caldinho de mocotó.

A brincadeira continuará nesta terça-feira (09), na sede da nossa querida Brejão, mais especificamente na Rua dos Fabianos onde faremos a concentração para percorremos as principais ruas da cidade.



É ou não propaganda eleitoral?


Em Olinda, automóveis já começam a circular com a mensagem “Nossa estrela, nossa cidade”, em uma referência velada ao PT. O partido está de olho na vaga ocupada pelo prefeito Renildo Calheiros (PCdoB).

Nas redes sociais, destaque para o perfil no Instagram “Sou Mais Geraldo Julio”, que evidencia as ações do prefeito do Recife. A assessoria do gestor municipal nega conhecer o responsável pelo perfil.

FISCALIZAÇÃO - O procurador regional eleitoral de Pernambuco, Antônio Carlos Barreto Campello, afirma a atuação nas redes sociais é permitida. “A reforma eleitoral (Lei 13.165/2015) ampliou os atos permitidos aos pré-candidatos. É possível fazer propaganda eleitoral desde que não haja pedido explícito de votos. Perfis nas redes sociais, a princípio não são mais considerados propaganda extemporânea”, explica.
Trecho de matéria veiculada no JC Online.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O Galo está pronto.



Ei pessoal, vem moçada, amanhã é o grande dia. A contagem regressiva dos foliões recifenses e de turistas de todas as partes do Brasil vai chegando ao fim. O maior bloco de carnaval do mundo sai às ruas do centro da cidade amanhã (06), pela 39ª vez, homenageando o cinquentenário do fundador do movimento Manguebeat, o cantor pernambucano Chico Science. 

Carnaval: 24 cidades recebem recomendação do MPPE para não custearem festas.


Às vésperas do início das festas de Carnaval, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou nesta quinta-feira (4) que 24 cidades do Estado foram recomendadas a não realizar gastos com a festa porque ainda estão devendo os salários servidores públicos; seja de todo o quadro funcional ou de parte da folha de pagamentos. A Procuradoria-Geral de Justiça fez uma recomendação para que os promotores intensifiquem a fiscalização dos gastos com recursos públicos durante o Carnaval.

"A preocupação do Ministério Público é principalmente com o pagamento dos servidores. Alguns municípios tem 13º atrasado ou com salários ainda atrasados do ano passado. E não se justifica você destinar uma verba pública para festa de Carnaval sem primeiro cuidar da barriga do povo", afirmou o procurador-Geral, Carlos Guerra.

Policiais civis suspendem greve.


A greve da polícia civil, prevista para ser iniciada no sábado (6), está suspensa. A categoria realizou uma assembleia, na tarde desta quinta, e decidiu dar um "voto de confiança" ao governo e aguardar que ele cumpra o compromisso de enviar, até esta data, Projeto de Lei para reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da classe à Assembleia Legislativa. Conforme o sindicato da categoria, o fato de a greve ter sido considerada ilegal, pela Justiça, não influenciou na decisão.

"Nossa preocupação foi com a população. Houve uma reação de medo por fazermos greve no Carnaval, então resolvemos monitorar a ação do governo até o dia 15, quando ele se compromete a enviar o projeto", afirma o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Áureo Cisneiros.

Atendendo a pedido do Governo do Estado, o desembargador Ricardo Paes Barreto determinou, na tarde desta quinta, o fim da paralisação, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento. "Toda greve é considerada ilegal neste Estado, isso não nos intimida. E se o governo não cumprir o prometido vamos paralisar as atividades no dia 16", diz Áureo.

O PL prevê alteração das faixas de progressão salarial de 1,5% para 2%,  Em 2015, foi assinado acordo entre as partes onde o Estado se comprometia a encaminhar a matéria à Assembleia Legislativa de Pernambuco no início da legislatura. "Houve descumprimento do acordo, o governo é que agiu ilegalmente. Esperamos que esse novo compromisso também não seja descumprido", afirma Áureo.
Do JC Online.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Nota do Governo em defesa do secretário de Justiça provoca reação dos deputados.


A declaração do titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Pedro Eurico, de que comunica-se por telefone com presidiários para receber denúncias de tortura no sistema prisional voltou a ser assunto no Plenário da Assembleia Legislativa. Nesta quarta (3), deputados foram à tribuna lamentar nota do Governo, publicada na noite de ontem, em que a gestão diz que o secretário foi “mal compreendido” e que o número de telefone do gestor teria sido entregue a familiares de presos, não diretamente aos detentos. A afirmação do gestor havia sido feita durante reunião da Comissão de Cidadania, na terça (2).

“É mesmo de indignar. A nota não condiz com a realidade dos fatos, e o Governo deve achar que nós deputados estaduais e toda a imprensa presente somos qualquer coisa”, protestou o líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PTB). “O secretário falou expressamente que conversa com os presidiários, e inclusive vamos ao Ministério Público para descobrir o teor desses diálogos”, anunciou.

Para Edilson Silva (PSOL), a nota “é um desrespeito aos parlamentares, por desmentir afirmações ditas em alto e bom som em uma comissão permanente deste Poder”. Na opinião do psolista, a manifestação de apoio ao secretário tem intenções políticas, e parte do interesse do PSB – partido do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Júlio – de não se indispor com aliados para as eleições na capital. “Seria mais honesto explicar isso, e não empurrar uma versão absolutamente falsa que causa indignação”, comentou Silva.


Joel da Harpa (PROS) defendeu o afastamento do titular da SJDH, e considerou “perigosíssima” a permanência de Pedro Eurico no cargo. “Homicídios, assaltos a banco e sequestros são ordenados de dentro das prisões através dos celulares, e a continuidade de um secretário conivente com isso é uma ameaça ao povo de Pernambuco”, sustentou.
Do Site da ALEPE.

Atletas de Brejão continuam fazendo bonito em corridas de rua.



A Prefeitura de Riacho das Almas/PE realizou no dia 30 de janeiro do corrente ano a 23ª Corrida de São Sebastião, evento tradicional naquela cidade. 

Os atletas de Brejão/PE ficaram com o honroso 5º lugar geral. Na categoria até 18 anos se destacaram os atletas: Robson Fabiano 1º lugar, Leandro Alves 2º lugar e Lucas Tavares 3º lugar. Na categoria de 40 a 49 anos os destaques foram: 1º lugar Carlos Alberto e 3º lugar Edson Silva, todos atletas de Brejão sob o comando do Professor Wilson.

O Professor Wilson agradece o apoio da Prefeitura de Brejão, pois sem ele não conseguiria alcançar os seus ideais e  aproveita para informar que os seus atletas irão participar da 6ª Corrida das Pontes de Caruaru no dia 14 de fevereiro logo após o carnaval. 


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Secretário de Governo assume que fornece o seu número de celular para presos.



Será que o Secretário Estadual de Justiça Pedro Eurico não tem a exata noção do peso das palavras, que ontem (02), embaralharam o seu próprio discurso, se dizendo preocupado com os direitos humanos, ao afirmar que fornecia o número do seu telefone para os presos, isto consta na gravação oficial da Assembleia Legislativa. O secretário, na condição de gestor do sistema carcerário, deveria ter sempre em mente o que o mundo está cansado de saber: os celulares usados para informá-lo de maus-tratos podem ser os mesmos utilizados para a execução de crimes. O gestor, ao atender a um telefonema ou receber uma mensagem originária do interior de uma cadeia, um presídio ou uma penitenciária, contraria o esforço do estado para proibir a entrada e para bloquear o funcionamento dos celulares nas unidades prisionais. Verdadeira falta de noção. 

Polícia Civil de Pernambuco decreta greve.


A Polícia Civil de Pernambuco decretou greve, após assembleia realizada nesta terça-feira (2). De acordo com o Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), a partir de 0h do sábado (6), todas as unidades da organização vão parar. Os servidores protestam contra o descumprimento do acordo firmado com o governo do Estado, que previa a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras.

Segundo o presidente do sindicato, Áureo Cisneiros, a negociação foi feita em dezembro do ano passado. O governo do Estado deveria enviar, no dia 1º deste mês, um projeto de lei que alteraria o Plano de Cargos e Carreiras com aumento das faixas de progressão salarial de 1,5% para 2% . Para isso, seriam criados dois grupos de trabalho.

"A questão financeira, segundo o acordo, começaria a vigorar em abril deste ano. O governo fez o acordo e não cumpriu", afirmou.

Do JC Online.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Brejão divulga resultado de Processo Seletivo.


Através da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura de Brejão divulgou resultado do Processo Seletivo Simplificado mediante análise de currículo para provimento de cargos.

Os candidatos convocados deverão comparecer no dia 11 ou 12 de fevereiro do ano em curso no Departamento de Recursos Humanos, na cede da prefeitura de Brejão/PE, para assinatura do instrumento contratual com os seguintes documentos:

- Número do PIS/PASEP;
- CTPS;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- RG e
- Número de conta no Banco do Brasil.


A ausência ou o não cumprimento dos itens acima importará em eliminação do candidato, sendo imediatamente convocado o classificado seguinte.

Quadro de Vagas:


Quantidade de Vagas de imediato
Quantidade de Vagas de cadastro de reserva
Cargos
15 (quinze)
15 (quinze)
Professores para o ensino infantil e series inicias do ensino fundamental
03 (três)
03 (três)
Cuidador educacional
25 (vinte e cinco)
25 (vinte e cinco)
Auxiliar de Serviços Educacionais – Setor Fundamental e infantil
05 (cinco)
05 (cinco)
Professor Superior – Licenciatura Letras / Inglês.
05 (cinco)
05 (cinco)
Professor Superior – Licenciatura em Matemática
02 (dois)
02 (dois)
Professor Superior – Licenciatura em Ciências
02 (dois)
02 (dois)
Professor Superior – Licenciatura em Geografia
02 (dois)
02 (dois)
Professor Superior – Licenciatura em Historia
02 (dois)
02 (dois)
Professor Superior – Licenciatura em Educação Física
05 (cinco)
05(cinco)
Auxiliar de sala da educação infantil
03 (três)
03 (três)
Vigia Escolar
05 (dez)
05 (cinco)
Motorista Escolar
01 (um)
--
Nutricionista Escolar

























Resultados: