sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Carnaval: 24 cidades recebem recomendação do MPPE para não custearem festas.


Às vésperas do início das festas de Carnaval, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou nesta quinta-feira (4) que 24 cidades do Estado foram recomendadas a não realizar gastos com a festa porque ainda estão devendo os salários servidores públicos; seja de todo o quadro funcional ou de parte da folha de pagamentos. A Procuradoria-Geral de Justiça fez uma recomendação para que os promotores intensifiquem a fiscalização dos gastos com recursos públicos durante o Carnaval.

"A preocupação do Ministério Público é principalmente com o pagamento dos servidores. Alguns municípios tem 13º atrasado ou com salários ainda atrasados do ano passado. E não se justifica você destinar uma verba pública para festa de Carnaval sem primeiro cuidar da barriga do povo", afirmou o procurador-Geral, Carlos Guerra.


Para o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), o não pagamento dos salários é uma consequência da queda de arrecadação causada pela crise econômica do ano passado. Segundo Patriota, a maioria dos prefeitos já pagou a folha de dezembro e o décimo terceiro salário e está pagando o mês de janeiro.

"O MPCO já havia feito essa recomendação. A gente compreende essa preocupação de priorizar os servidores entre os credores. A Amupe também entende assim. Existem situações específicas. Um município como Goiana, por exemplo, não pode deixar de fazer o Carnaval, porque é tradição. É da cultura. Essa é uma festa do povo, não dos prefeitos. E as vezes é um banheiro, um palco, um convênio com o governo do estado ou com um parceiro privado. A generalização é que é ruim", disse o presidente da Amupe.

Veja a lista das cidades que receberam recomendação do MPPE:


Alagoinha, Aliança, Arcoverde, Brejo da Madre de Deus, Escada, Glória do Goitá, Goiana, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Itamaracá, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Mirandiba, Palmares, Paudalho, Pesqueira, Poção, Quipapá, Ribeirão, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Belmonte, Tabira e Tracunhaém.
Do JC Online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.