segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Governo decide restringir turismo em Fernando de Noronha.


O governo do Estado decidiu limitar o fluxo turístico ao Arquipélago de Fernando de Noronha devido ao elevado crescimento de visitantes – 20% em 2014 – e a projeção de um aumento significativo no turismo nacional, nos próximos meses, em consequência da valorização do dólar. O objetivo é "limitar economicamente" a entrada de turistas e ampliar a receita para custear os impactos provocados ao meio ambiente.

Baseado em indicadores de que a Ilha está com sobrecarga no quantitativo de turistas em relação ao limite estabelecido, o governador Paulo Câmara (PSB) resolveu conter a demanda pelo custo de permanência, encaminhando à Assembleia Legislativa projeto de lei que reajusta a tabela da Taxa de Preservação Ambiental, que consiste nos preços das diárias do turista no Distrito Estadual.

O projeto altera a lei estadual de 1989 que instituiu os tributos no âmbito da Ilha de Fernando de Noronha e define a sua competência para cobrar a Taxa de Preservação Ambiental. Em 2014, segundo justifica Paulo na mensagem à Alepe, a Ilha recebeu mais de 70 mil turistas, aumento de 20% em comparação com 2013.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fiocruz comprova relação entre zika e doença rara.


A Fiocruz de Pernambuco comprovou em pacientes brasileiros a relação entre zika vírus e a Síndrome Guilliam-Barré (SGB), uma doença autoimune rara que também apresentou aumento atípico nos últimos meses nos Estados do Nordeste. O achado aumenta o sinal de alerta em torno da infecção pelo zika, principal suspeita da epidemia de microcefalia identificada no País. O vírus, que chegou no Brasil este ano, está presente em 18 Estados, incluindo São Paulo e Rio.

Dinheiro pro Lula é do mal e pro FHC é do bem?


O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Sílvio Costa (PSC-PE), cobrou explicações ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e também da oposição sobre as doações feitas pela empreiteira Odebrecht ao Instituto FHC. "A Polícia Federal já colocou o Instituto FHC nas investigações da Lava jato. Tem e-mails de funcionários do Instituto acertando como justificar o parcelamento em 12 vezes de R$ 975 mil, se seria palestra ou outra coisa, em uma espécie de mensalão de R$ 75 mil ao longo de 12 meses para FHC. Para a mídia e para a oposição, o dinheiro da Odebrecht para Lula é um dinheiro do mal, fruto de crime, e para FHC é um dinheiro do bem?", questionou o parlamentar em entrevista ao Brasil 247.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Para 67%, corrupção causou crise econômica, diz Datapopular.


O presidente do Datapopular, Renato Meirelles, diz que pesquisa do instituto “mostrou que, para 67% dos brasileiros, a corrupção é a principal motivadora da crise econômica que o nosso país vive hoje”. Segundo ele, a percepção é que o preço da gasolina subiu por causa da corrupção na Petrobras.

“A corrupção passou a ser vista como culpada de toda essa crise econômica. E é por isso que o brasileiro nunca esteve tão intolerante com relação à corrupção”, afirma Meirelles.

De acordo com ele, o governo e a oposição recorreram a estelionato eleitoral na campanha de 2014. A presidente Dilma Rousseff frustrou o eleitorado que votou nela por não cumprir o que prometeu.

Já a oposição defendeu austeridade mas votou a favor da “pauta-bomba”. Na opinião de Meirelles, “a oposição errou ao não conseguir apontar uma solução para a economia do país”.

“O estelionato existiu dos dois lados”, avalia.

domingo, 22 de novembro de 2015

Programa Musicamp na Fazenda Pau- Ferro.


A foto diz tudo. Este foi o clima nesta tarde de sábado (21) na Fazenda Pau-Ferro com a caravana do Programa “Musicamp” com Zezinho de Garanhuns e convidados.

O “Musicamp” foi gravado e será exibido na Rádio 7 Colinas nesta segunda-feira (23). Zezinho agradeceu a iniciativa de Jorge Moraes e o apoio de Janduhy Bezerra e Paulo Moraes em convidá-lo para apresentar o seu programa na Fazenda Pau-Ferro local que só lhe traz boas lembranças por ter sido o seu reduto de infância e onde, até hoje, cultiva boas amizades.  


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Gaúcha de 23 anos leva o título de Miss Brasil 2015.

Foto Divulgação.

Em final dominada pelo padrão de beleza europeu, a gaúcha Marthina Brandt, 23, foi eleita a Miss Brasil 2015. Os jurados do evento, que teve patrocínio da Polishop, escolheram Marthina entre as outras 27 representantes dos Estados brasileiros e do Distrito Federal.

A nova Miss Brasil é natural de Vale Real, uma cidade de 6.000 habitantes no Rio Grande do Sul. Loira, dona de belos olhos verdes e de 54 quilos distribuídos em 1,77m de altura, ela vai representar o País no Miss Universo, que ocorre no dia 20 de dezembro, em Las Vegas (EUA).

Além do português, Marthina é fluente em inglês, alemão, italiano e espanhol e já estudou teatro e comunicação. Ela tenta uma vaga no concurso desde 2012.

Dentre as 27 candidatas, apenas três eram loiras, três eram negras e o restante eram praticamente homogêneas: brancas de cabelo escuro. As três negras foram eliminadas no começo e as três loiras ficaram entre as cinco finalistas.

Marthina dividiu a final com Jéssica Vilella, a Miss São Paulo, e Sabrina Meyer, a Miss Santa Catarina. Jéssica foi a terceira colocada, deixando Sabrina em segundo lugar.
Da Folhapress.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Musicamp na Fazenda Pau-Ferro.


Próximo sábado (21) a partir das 16h00 teremos na Fazenda Pau-Ferro no Município de Brejão a caravana do Programa “Musicamp” com Zezinho de Garanhuns.

Esta é uma iniciativa de Jorge Moraes e família, com o apoio de Janduhy Bezerra, Paulo Moraes e patrocínio da JM Seguros Gerais.  

Venha participar e curtir uma boa música regional com artistas da terra. 

EREM Ismênia Lemos Wanderley referenda o Dia da Consciência Negra.


O Diretor Paulo César, professores e alunos do EREM Ismênia Lemos Warderley fizeram nas dependências da Escola, nesta quarta-feira (18), um dia de reflexão sobre a “Consciência Negra”, que será comemorado oficialmente no dia 20 de novembro, dia da morte em 1695 de “Zumbi dos Palmares”, estadista lutador junto à resistência do negro contra a escravidão.

Com o tema “África um novo olhar” foram pesquisados pelos alunos detalhes da cultura africana, berço da nossa cultura afro-brasileira, e apresentado em forma didática, danças, teatro e declamações de poesias.

A nossa política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negras e africanas.
                                                                               














Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.


terça-feira, 17 de novembro de 2015

2ª conferência Municipal de Cultura de Brejão.


A Secretaria Municipal da Educação e Cultura realizou, nesta terça-feira (17), a 2ª conferência Municipal de Cultura de Brejão, servindo para implementar o Plano Municipal de Cultura criado em 2014 a partir da 1ª Conferência Municipal de Cultura instituindo, naquele momento a criação da Lei Municipal nº 843/2014 que define conceitos e princípios de política cultural do Município.

As políticas de cultura necessárias ao Município de Brejão são centradas em ações que buscam a valorização da cultura local e regional estendendo-se como a dimensão simbólica da existência social de cada povo, centrado em um eixo construtor das identidades de cidadania e inclusão social e por fim como fator econômico e gerador de riquezas. 



Comunicado oficial da Diocese de Garanhuns sobre mudanças de Padres nas Paróquias.


Garanhuns, 17 de novembro de 2015.

Prezados irmãos e irmãs, graça e paz!

Nosso Senhor Jesus Cristo nos convoca a sermos servidores em plena consonância com a sua própria diaconia. O mundo nos apresenta cotidianamente novos e profundos desafios. Tendo em vista essas duas premissas e baseados no Cânon 523 do Código de Direito Canônico, queremos, por meio deste “Comunicado”, dar ao conhecimento da Diocese de Garanhuns as transferências de padres e diáconos realizadas nesta data.

Considerando:

a) Que o tempo razoável para a permanência dos párocos à frente de suas respectivas paróquias é de seis anos (CDC, Cân. 522; cf. Legislação Complementar da CNBB), pois esse período é suficiente para se desenvolver um ciclo de projetos ou de reestruturações físicas, pastorais e missionárias;

b) Que as transferências foram fruto ou de pedido explícito da parte do padre ou de profundo diálogo com os atores envolvidos, realizado num clima de liberdade e de plena aceitação, visando ao bem da Igreja;

c) Que, antes de fazermos as nomeações, consultamos o Conselho Presbiteral Diocesano com o intuito de clarear o perfil de padre para o perfil de paróquia;

d) Que não aceitamos trocas cruzadas entre padres e que, na medida do possível, com a transferência do pároco, devem também ser transferidos os vigários paroquiais, a fim de dar mais liberdade ao novo pároco que chega.

Assim, decidimos as seguintes nomeações:

1) LAJEDO (Paróquia de Santo Antônio): Pe. Marcos André Ferreira Gomes (Pároco); Pe. Edson Alves Viana (Vigário Paroquial); Diácono Pedro Igor Leite da Silva (colaborador e, depois da ordenação presbiteral, Vigário Paroquial);

2) ANGELIM (Paróquia de São José): Pe. Valdevan Bezerra dos Santos (Pároco);

3) ITAÍBA (Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens): Pe. José Aldo Mariano da Silva(Administrador Paroquial); Pe. Pedro Ferreira Sobrinho (Vigário Paroquial);

4) PANELAS (Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios): Pe. Cícero Félix da Silva (Pároco);

5) PALMEIRINA (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição): Mons. Carlos André Vieira Alexandre Paes (Pároco);

6) CORRENTES (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição): Pe. Francisco Carlos Palmeira Nunes (Pároco);

7) PARANATAMA (Paróquia de São Luís Gonzaga): Pe. Antônio Carlos Lins de Queiroz (Pároco); Pe. Ednaldo Ramos de Amorim (Vigário Paroquial);

8) BREJÃO (Paróquia da Santa Cruz): Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto (Pároco);

9) SÃO BENTO DO UNA (Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima): Pe. Antônio Elias dos Santos Filho (Pároco);

10) TEREZINHA (Paróquia de Santa Teresinha e dos Santos Luís e Zélia): Pe. Marcos Antônio Silva Serafim (Pároco);

11) ÁGUAS BELAS (Paróquia de São Sebastião): Pe. José Evandro da Silva (Pároco);

12) BOM CONSELHO (Paróquia de Jesus, Maria e José): Pe. José Gomes de Lima (Vigário Paroquial);

13) SÃO JOÃO (Paróquia de São João Batista): Mons. José do Patrocínio dos Santos (Vigário Paroquial);

14) SALOÁ (Paróquia de São Vicente de Paulo): Diácono Fábio Soares de Barros (colaborador e, depois da ordenação presbiteral, Vigário Paroquial);

15) SEMINÁRIO N.SRA. DAS DORES (Caruaru): Pe. Jeová Ribeiro Faustino (Formador).

16) CAPOEIRAS (Paróquia de São José): Pe. Jeová Ribeiro Faustino (Vigário Paroquial);

17) GARANHUNS (Paróquia de São Sebastião): Pe. Gabriel Belo Cavalcante (Pároco);

18) GARANHUNS (Quase-Paróquia – divisão da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – e Santuário da Mãe Rainha): Pe. José Émerson Alves da Silva (Administrador Paroquial e Capelão do Santuário); Pe. Silvano Machado da Silva (Vigário Paroquial);

19) GARANHUNS (Paróquia de Santo Antônio): Mons. Benevenuto Sátiro de Araújo (Vigário Paroquial); ademais: Diretor Espiritual no Seminário Propedêutico (Garanhuns);

Convocamos todas os padres e diáconos a serem transferidos para uma reunião no dia 1o de dezembro às 09h00 no Seminário São José (Garanhuns). Solicitamos, outrossim, que os párocos e administradores paroquiais iniciem o processo de transição conforme estabelecido nas determinações emanadas recentemente.

Profundamente agradecido a todos pela disponibilidade, aproveitamos a ocasião para pedir aos fiéis que acolham os seus respectivos pastores com solicitude e os acompanhe desde agora na oração.

Passado na Cúria Diocesana de Garanhuns sob o patrocínio de São José.

X Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Bispo Diocesano de Garanhuns

Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto

Chanceler da Cúria Diocesana

O PMDB e o convite ao desespero.


Esdras do Nascimento, grande escritor brasileiro falecido recentemente, que ainda carece de um reconhecimento maior da crítica contemporânea, me veio à mente quando assumi o compromisso com a Carta Maior, de escrever este artigo sobre o maior partido do país. Os títulos dos seus romances iniciais, "Convite ao Desespero" (1964) e "Tiro na Memória" (1965), bem que poderiam servir de inspiração para analisar a situação do PMDB e do PT, nos dias de hoje. Explico: é que o PMDB atual é um tiro na memória do velho MDB, centrista e progressista, da época da ditadura e o PT -seu parceiro principal de Governo- faz um mudo convite ao desespero ao PMDB, para que ele permaneça silencioso e junto consigo, para não governar o país.

Os exercícios para cada fase da vida


Os benefícios de ter uma rotina na qual a atividade física também está inserida vão desde a prevenção de doenças como as do coração, câncer, diabetes, hipertensão e osteoporose até a razões estéticas. No final, o principal ganho acaba sendo a longevidade e um envelhecimento com mais qualidade de vida. Por esse motivo, médicos e educadores físicos recomendam a prática de exercícios por, pelo menos, três vezes por semana. Quanto mais cedo o indivíduo adotar esse hábito, maiores serão as vantagens. Mas sempre dá tempo de começar. Os educadores físicos Clayton Alves, do Colégio Motivo, e Pedro Albuquerque, da academia Hi, deram as dicas de quais atividades são mais interessantes para cada fase da vida. Confira abaixo:

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Noélia revela que PF desvenda esquema milionário de corrupção envolvendo o PSB.


A blogueira e procuradora da Prefeitura do Recife Noélia Brito denuncia em seu blog, em matéria publicada também na Revista Carta Capital, um forte esquema de corrupção descoberto recentemente pela Polícia Federal, que funcionou durante a gestão de Eduardo Campos.

Milhões e milhões foram desviados para beneficiar o PSB e seu maior líder, conforme mostra Noélia apresentando documentos que comprovam a trama.

É lamentável que Eduardo Campos tenha tido aquela morte horrível, quando tinha todo futuro pela frente. E também é igualmente triste que depois que ele se foi já tenham surgido tantos fatos envolvendo o socialista em desvio de recursos, propinas, superfaturamento de obras e outros atos não aceitáveis, como a própria compra do jato que o matou, até hoje um grande mistério.

Arraes podia ter os seus defeitos, o próprio sistema político não permite que nessa atividade ninguém seja puro. Mas apesar de perseguido, cassado e preso pelo governo militar de 1964 contra ele nunca foram nem levantados (quanto mais comprovados) indícios de corrupção.

Abaixo o link da reportagem de Noélia para quem quiser saber mais detalhes sobre o esquema milionário descoberto pela Polícia Federal, envolvendo o PSB de Pernambuco.


Do Blog de Roberto Almeida.

Atentados de Paris relançam divisões na UE sobre o acolhimento de refugiados.


Os atentados de Paris e a descoberta de um passaporte sírio perto do corpo de um suicida reviveram as tensões dentro da União Europeia sobre a política de acolhimento de migrantes e refugiados. Os partidários de uma linha dura consideram que temores estão mais fundamentados do que nunca.

Contra eles, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu neste domingo a manutenção da política europeia migratória, garantindo que "não há motivos para rever todas as políticas em matéria de refugiados".

Atenas e Belgrado confirmaram que o passaporte sírio encontrado perto de um terrorista nas proximidades do Stade de France - mas que ainda não está claro se corresponde de fato ao suicida - é de um migrante que chegou em 3 de outubro na ilha grega de Leros, e que posteriormente transitou pela Sérvia.

TSE aprova calendário com campanha reduzida para eleições de 2016.


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na terça-feira (10) o calendário das eleições municipais de 2016, quando serão eleitos prefeitos e vereadores em mais das 5.000 cidades brasileiras. Esse será o primeiro pleito com tempo de campanha reduzido, totalizando 47 dias. Antes eleições duravam 90 dias. Isso porque o Congresso aprovou e a presidente Dilma Rousseff sancionou ajustes na legislação eleitoral. As normas do TSE se adequaram a essas mudanças.

As eleições serão realizadas no dia 2 de outubro. Pelas novas regras, a campanha começará oficialmente no dia 16 de agosto, sendo liberados comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas. Antes, os candidatos podiam pedir votos a partir de 6 de julho.

domingo, 15 de novembro de 2015

Alunos do Pronatec de Brejão recebem material didático.


Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Brejão através da Secretaria Municipal de Assistência social, fez a entrega de material didático aos alunos do Pronatec. O Prefeito Ronaldo Ferreira, presente a solenidade, ressaltou a importância de se investir na educação, caminho para se trilhar o sucesso na vida.

A Secretária de Assistência Social Veridiana Cabral falou das dificuldades que as prefeituras vêm atravessando, porém, destacou que o prefeito Ronaldo nunca titubeou quando o assunto é educação. Fizemos um grande esforço, más conseguimos disponibilizar apostilas para todos os alunos de todas as turmas, pontuou Veridiana.

Nova Lei para o Sistema de Incentivo à Cultura de Pernambuco.


Produtores culturais e fazedores de cultura compareceram, nesta quinta-feira (12), ao teatro Arraial Ariano Suassuna, para conhecer as propostas da Secretaria de Cultura e Fundarpe a respeito da reforma do Sistema de Incentivo à Cultura – instituído através da Lei de Incentivo à Cultura nº 11.005, de 1993. Em 2002, a Lei 12.310 de 19.12.2002 alterou a Lei 11.005 e instituiu o Funcultura como único mecanismo do SIC. A proposta da Secult e Fundarpe agora é inserir novas modalidades ao SIC, para atender a objetivos tais como: ampliação e maior democratização dos recursos, desburocratização e mais apoio aos pequenos projetos, autonomia e sustentabilidade econômica, regionalização, cooperação entre estado e municípios, preservação do patrimônio cultural, diversidade das expressões culturais, participação e controle social, etc.

As mudanças chegam para ampliar os recursos destinados à cultura e preveem o acréscimo, no SIC, das modalidades: Mecenato, Microprojeto e Credcultura.

FUNCULTURA – Para o Funcultura – a partir de 2016, de acordo com o que já foi encaminhado pela Lei Orçamentária Anual (LOA) – já está previsto um limite maior de dedução fiscal, no valor de R$ 35 milhões. Esse valor pode ser reajustado por decreto e, caso as empresas não contribuam até esse teto, haverá garantia de complemento pelo Tesouro Estadual.

sábado, 14 de novembro de 2015

Transexuais: descoberta sobre gênero e identidade começa na infância.


Luiza Copietters nasceu em um corpo masculino, mas tinha fascinação e desejo pelo universo feminino. Aos 5 anos, ao ver uma estrela cadente, fez seu pedido infantil: queria virar uma menina. Atualmente, aos 36 anos, Luiza se identifica como mulher transexual. Desempregada, ela luta para mudar seu nome de registro e ser respeitada como mulher.

Até 2012, quando começou a fazer a sua transformação, Luiza era o professor Luizão e dava aulas em um colégio particular em São Paulo. No final de 2014, ela resolveu assumir a transexualidade e contar aos professores e alunos da escola.

“Quando o assunto chegou à direção, a coisa ficou complicada. Reduziram muito as minhas turmas e meu salário – de maneira ilegal. Comecei a sentir paranoia e depressão. Entrei em pânico e tive que sair de licença médica. Após a licença, fui demitida”, conta.

O caminho percorrido por Luiza, desde a infância até a transformação (quando a pessoa inicia a mudança de visual, o tratamento hormonal e escolhe o nome social), é semelhante ao percorrido por muitos homens e mulheres trans. Um caminho longo, de aceitação e luta.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Microcefalia: diretor do Ministério da Saúde aconselha que mulheres de Pernambuco não engravidem.


O diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, aconselhou mulheres de Pernambuco a adiarem os planos de gravidez até que haja maior clareza sobre as causas do aumento de casos de bebês com microcefalia (É uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio com tamanho menor do que o normal). "Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado", disse ele.  

Até o momento, foram identificados 141 casos da malformação no Estado, a maior parte dos casos concentrada a partir de agosto em 55 cidades. O indicador é 15 vezes superior à média registrada entre 2010 e 2014, de 9 casos por ano. Diante do problema, considerado grave, o Ministério da Saúde decretou nesta quarta-feira, 11, estado de emergência sanitária nacional

Vai começar a 74ª Exposição Nordestina de Animais.


A 74ª edição da Exposição Nordestina de Animais, no Parque do Cordeiro, abre as portas ao público no domingo (15), mas desde essa quinta (12) que a movimentação é grande no Parque do Cordeiro, com a chegada dos primeiros bichos que serão leiloados ou concorrerão a prêmios. Bovinos e ovinos já desembarcaram ontem; os equinos começam a chegar hoje. Alguns bichos já valem o equivalente a um carro de luxo, mas podem se valorizar e sua cotação pode atingir até o montante pago em um apartamento.

Entre os animais que já estão por lá, alguns destaques que deverão alcançar o topo das premiações. Um deles é a vaca Atriz, uma nelore de 18 meses, que já barganhou prêmios em Uberaba (cidade considerada a Meca da raça), Natal e Maceió. Ela está avaliada em R$ 120 mil, mas ao longo da sua vida reprodutiva, que vai até os 15 anos, pode chegar à cifra de R$ 1 milhão. “Isso vai depender dos prêmios que ela continuar ganhando e se os filhos que ela venha a ter também ganhem”, disse Ricardo Lôbo, diretor da Sociedade Nordestina dos Animais.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

2ª Conferência Municipal de Cultura de Brejão.


A Secretaria Municipal de educação e Cultura convida toda Classe Artística e a Sociedade em geral para participarem da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Brejão, Com o tema “Nenhum passo Atrás”, que será realizada a no dia 17 de novembro de 2015 das 08h00 às 17h00 na Cersope, sob a coordenação dos Poder Executivo Municipal, Movimentos Sociais e Sociedade Civil Organizada. 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Nota de Esclarecimento.


Foi noticiado, nesta segunda-feira (09), na página do Blog Agreste Violento que a Prefeitura Municipal de Brejão-PE, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, negou autorização do serviço funerário, para a remoção do corpo de um homem vítima de acidente na PE 218, neste Município de Brejão, noticia essa que não condiz com a realidade dos fatos.

Os meios de comunicação correm atrás das notícias... “um furo de reportagem”, “uma notícia em primeira mão”, tudo isso enaltece os brios do jornalista, até mesmo as emissora de rádio e televisão gostam de noticiar que “os nossos repórteres tiveram exclusividade”..., “os nossos repórteres foram os primeiros a chegar ao local do”..., isso tudo é brilhante para o jornalismo. Porém alguns “jornalistas” se precipitam e não atentam para a veracidade dos fatos e divulgam matérias, muitas vezes descabidas, colocando pessoas inocentes em situações de constrangimento.

O que na verdade ocorreu, foi que: a Policia Civil ao tomar conhecimento do acidente de transito o qual resultou na morte do Srº. Emerson Barros Vieira se deslocou até o local para que fossem tomadas as providencias cabíveis, e em razão do Estado não disponibilizar viatura do IML para realizar a remoção do corpo, já que é sua atribuição, solicitou que o corpo fosse removido para unidade de saúde daquele Município, solicitação essa que foi recusada pelo secretario de saúde, pois não lhe competia aceitar dita solicitação. Ademais, em momento algum a secretaria Municipal de assistência social, bem como seus servidores , foram acionados pela policia civil. 

Valendo ressaltar, que os serviços de remoção de cadáveres, é de competência do Estado, por meio do IML, não tendo nenhum respaldo legal nem atribuição às prefeituras Municipais realizarem ditos serviços.

Como é sabido a Polícia Técnica, após levantamento inerente ao acidente, é quem autoriza à equipe do IML a fazer a remoção do corpo, não tendo nenhum outro órgão poder para tal.

Secretaria Municipal de Assistência Social de Brejão-PE.

Até que ponto vai a arrogância e prepotência de um político?


Quando se fala em perseguição política, até parece uma forma de se justificar por um determinado ato; de se colocar como vítima de determinados fatos absurdos que nos deparamos no dia-a-dia na nossa política e mais especificamente na política em Brejão.

Pois bem: atentem para o texto a seguir:

Em 2014 a EREM Ismênia Lemos Wanderley ficou em 2º lugar no Agreste Meridional no BDE – Bônus de Desempenho Educacional. A avaliação foi feita com dados referentes ao ano de 2013, ano em que assumiu a Diretoria da Escola o Professor Paulo Moraes, e foi com o grande empenho deste profissional do ensino, junto aos alunos, que a Escola conseguiu esta honrosa colocação. Fato este que o Diretor Paulo Moraes conseguiu repetir em 2015.

A Família Moraes, uma das famílias mais expressivas na política de nossa região, serviu por muito tempo como esteio para políticos em um passado ressente da história de Brejão. Hoje se vê perseguida de forma implacável por estes mesmos políticos que querem, a todo custo, transferir o Professor Paulo Moraes de Brejão para águas Belas numa tentativa de destruir as conquistas que o Diretor trouxe para a Escola, não se importando com o mau que irão causar aos alunos daquela Instituição de Ensino. Motivo para tamanho absurdo é o simples fato de o Professor Paulo Moraes ter sido convidado para pré-candidato à vice na chapa do então pré-candidato a Prefeito Janduhy Bezerra, nas eleições de 2016 na nossa querida Brejão.

Fato posto e consultado por este Blog, o Diretor Paulo Moraes se diz muito tranquilo em relação à perseguição que está sofrendo, haja vista que o mesmo foi aprovado em Seleção para assumir a Direção da Escola Ismênia Lemos Wandeley por dois (2) anos, podendo ser Reconduzido por mais dois anos de acordo com avaliação interna, conforme Portaria 2.227 de 27 de março de 2013, de acordo com Decreto 38.103 de 25 de abril de 2012, publicado no Diário Oficial do Estado em 26 de abril de 2012. E Tendo o mesmo sido Reconduzido através da Portaria 3.651, Art. 15 do Decreto 38.103 de 25 de abril de 2012. Tendo o seu direito assegurado pela constituição. 

Perseguidores sem argumento nem postura política, muito menos ideal para um povo. Estão se distanciando cada vez mais dos grupos que lhes davam apoio incondicional. Fruto do peso da DERROTA nas eleições de 2012 e 2014 – ainda não absorvidas - que desarticulou toda uma estrutura de GRUPO POLÍTICO, já se contabilizando brigas internas na carreira desvaída ao cargo máximo do Legislativo Municipal e perseguições a quem outrora lhes deu a mão.

Usam de todas as artimanhas para conseguirem os seus mesquinhos ideais, não se importam até mesmo de recorrer a um Secretário de Governo Estadual. Tudo lhes parece válido quando o assunto é destruir pessoas. O mais desprezível de tudo é se chegar ao extremo de um simples capricho – transferência - se tornar assunto de pauta levado ao chefe do Executivo Estadual.

Pasmem, mais quando querem destruir até ao Governador recorrem. Foi assim no passado e estão tentando fazer no presente, más, queremos crer que não haverá conivência, até mesmo pelo governo atual parecer ter outra postura política.

Os tempos mudaram a política também. Não se faz mais como antigamente, com arrogância, imposição, pisas, intimidação. A prova disso vimos com as grandes vitórias nas eleições municipal e estadual de 2012 e 2014 respectivamente, quando o Grupo Político de Ronaldo Ferreira conduziu as campanhas com alegria, solidariedade e principalmente respeito às pessoas e às famílias, sem provocar e muito menos revidar provocações. Exemplo que será posto em prática nas eleições de 2016 pelo mesmo grupo com o nosso pré-candidato a Prefeito Janduhy Bezerra.


Sem medo do câncer de próstata: conheça mitos e verdades sobre a doença.


Sou jovem, não tenho chances de desenvolver câncer de próstata. Não tenho casos na família, não corro risco. O exame do toque retal dói muito. Quem tem câncer de próstata fica com impotência sexual. Esses são alguns mitos que ainda estão no imaginário masculino quando o assunto é câncer de próstata. Mitos que se transformam em medo. Medo de fazer os exames capazes de dar um diagnóstico precoce da doença e, até mesmo, receio de ter a masculinidade atingida. O alerta, feito pelos médicos, é de que não se pode dar lugar à insegurança. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores serão as chances de controle da doença e até de cura.

Os principais receios dos pacientes estão relacionados ao exame do toque e à impotência sexual. Essa é a opinião do chefe de Urologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabio Villar. “Esses mitos são frutos de razões culturais. Primeiramente, o toque é indolor. Em segundo lugar, não é certeza que quem tem a doença vai ficar impotente. Há várias formas de tratamento, como medicação e radioterapia. Todas oferecem risco de causar disfunção erétil”, diz o médico. Ele reforça que as chances de perder a ereção são maiores na cirurgia de remoção completa da próstata, chamada de prostatectomia radical. “Há 50% de risco. Existem formas de reverter as sequelas, e a vida sexual do paciente não acaba.”

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

9ª Copa Diocesano de Voleibol.


O Colégio Diocesano de Garanhuns realizou a 9ª Copa Diocesano de Voleibol fechando as comemorações do Centenário do Colégio.

Além da equipe de vôlei do Colégio, participaram como convidados os colégios: XV de Novembro, CMA, Santa Sofia, IFPE, Nossa Senhora de Bom Conselho, Joana D'Arc e o SESC.

Foram realizados jogos nas modalidades feminino e masculino Pré-Mirim, Mirim e Infantil, todos na quadra do Diocesano com a duração de duas semanas e encerrando nesta sexta-feira (06).

O Colégio XV de Novembro sagrou-se campeão no feminino Pré-Mirim, Mirim e Infantil e no masculino Infantil.

O Professor Jefferson Oliveira que treina as equipes Mirim e Infantil do Colégio XV ressaltou a importância de uma competição neste nível no fortalecimento de vínculos, cidadania e espírito esportivo, parabenizando, desta forma os organizadores do evento.

Árbitros / Organizadores

Campeãs no Pré-Mirim

Campeãs no Mirim

Campeãs no Infantil



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Novas regras para aposentadoria.

A lei sancionada hoje (5) pela presidenta Dilma Rousseff traz novas regras para o cálculo da aposentadoria. As novas regras levam em consideração a soma da idade e do tempo de contribuição do segurado, a chamada regra 85/95 progressiva. Alcançados os pontos necessários, o trabalhador irá receber o benefício integral, e não haverá a aplicação do fator previdenciário.

A fórmula 85/95 significa que o trabalhador pode se aposentar, com 100% do benefício, quando a soma da idade e tempo de contribuição for 85, no caso das mulheres, e 95, no caso dos homens. A partir de 31 de dezembro de 2018, essa fórmula sofrerá o acréscimo de um ponto a cada dois anos. A lei limita esse escalonamento até 31 de dezembro de 2026 quando a soma para as mulheres passará a ser de 90 pontos e para os homens, de 100 pontos. O tempo mínimo de contribuição permanece de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens.

Foi multado por excesso de velocidade em radar fixo (pardal)? Recorra!


Quem nunca foi viajar e passou pelo dissabor de ser autuado por excesso de velocidade em radar fixo que atire a primeira pedra. Não são poucos os casos de multa gerada pelos aparelhos eletrônicos aferidores de velocidade nas vias públicas, também conhecidos como pardais ou lombadas eletrônicas, cuja correta denominação é Instrumento de Medição de Velocidade de Operação Autônoma.

Não se pode olvidar que tais aparatos eletrônicos tenham conseguido diminuir a quantidade de acidentes em algumas vias. Entretanto, poucos sabem que tais equipamentos, por mais que tragam um certo benefício social, estão em funcionamento completamente eivados de ilegalidades e inconstitucionalidades, desviando o que seria o foco principal da utilização de tais aparelhos, qual seja a prevenção de acidentes, para o locupletamento ilícito da Administração Pública e das empresas privadas em tratativa com os agentes públicos.

Entenda a conta de energia: encargos setoriais e período de leitura.


Você conhece os encargos setoriais pagos todos os meses na sua conta de energia? Conhece o período de leitura?

Encargos Setoriais são valores cobrados por determinação legal para o desenvolvimento do setor elétrico e para as políticas energéticas do Governo Federal. Vamos conhecê-los:

A CDE, Conta de Desenvolvimento Energético, é destinada à promoção do desenvolvimento energético dos estados, projetos de universalização dos serviços de energia elétrica,  subvenção aos programas de baixa renda e à expansão da malha de gás natural para o atendimento dos estados que ainda não possuem rede canalizada.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Cemitério encontrado no Bairro do Recife estaria vinculado ao período holandês.


Os esqueletos humanos encontrados no cemitério histórico do Pilar, no Bairro do Recife, possivelmente eram de soldados da Companhia das Índias Ocidentais, empresa que financiou a ocupação holandesa no Nordeste brasileiro de 1630 a 1654. Europeus, jovens e do sexo masculino, a maioria morreu de doença e não em decorrência de ferimentos de guerra.

De 28 sepultamentos analisados, 19 apresentam sinais de escorbuto, como retração alveolar (ossos dos dentes), abscesso e perda de dentição. A enfermidade é provocada pela carência de vitamina C. “Em menor escala, constatamos indícios de doenças infecciosas como bouba, sífilis venérea e varíola”, informa a arqueóloga Ilana Elisa Chaves.

Ela pesquisou os esqueletos no curso de mestrado e defendeu a dissertação Arqueologia da doença no cemitério histórico do Pilar, em setembro de 2015, no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Fiz o levantamento das doenças no período holandês e das condições de vida das pessoas nessa época”, diz Ilana.

Cleide Alves – JC Online.

Governo publica norma que encarece consignado para aposentados.


O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (4), a resolução que autorizou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a aumentar o valor teto das taxas de juros de crédito consignado contratado por aposentados e pensionistas. Com a publicação da norma, os novos valores já estão em vigor.

Os tetos das taxas que vigoravam desde maio de 2012 subirão de 2,14% para 2,34% ao mês para crédito pessoal e de 3,06% para 3,36% ao mês para as operações feitas com cartão de crédito. A medida afeta os mais de 32 milhões de aposentados e pensionistas do INSS.

O CNPS é formado por representantes do governo, empregados, empregadores e aposentados e pensionistas.

Comissão da Câmara mantém prisão por porte ilegal de arma


A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisou mudanças no Estatuto do Desarmamento aprovou nesta terça-feira (3), a criação do Estatuto de Controle de Armas de Fogo, que revoga o Estatuto do Desarmamento.

O texto aprovado segue para o plenário. O único destaque aprovado, de autoria da Rede, suprime a parte do substitutivo do relator, deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG), que impedia a prisão em flagrante por porte ilegal ou disparo de arma de fogo se a arma fosse registrada e houvesse evidências do seu uso em situação de legítima defesa. Assim, a prisão por porte ilegal de arma de fogo continua, mesmo em caso de legítima defesa. Todos os demais destaques foram rejeitados.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Foi grande a emoção no adeus ao ex-deputado Osvaldo Coelho.


Após ser transferido do Recife para Petrolina, no Sertão do São Francisco, o corpo do ex-deputado Osvaldo Coelho foi velado na biblioteca da Universidade Federal do São Francisco (Univasf). O político faleceu nesse domingo (1º), aos 84 anos. Ele teve uma parada cardíaca em sua casa na Beira Rio da Ilha do Retiro. Na cidade sertaneja, onde a família Coelho tem forte presença política, um cortejo de carros acompanhou o traslado do corpo do aeroporto até o velório. O sepultamento foi nesta segunda-feira (02) no cemitério Campo das Flores, no Centro de Petrolina.

A escolha do local em que o corpo foi velado se deu porque Osvaldo Coelho lutou por muitos anos para a criação da Univasf. “Foi a luta dele a vida inteira. Ele sempre disse que foi o grande projeto da vida dele, levar a universidade para o Vale", disse a filha Ana Amélia.

FBI informa que Brasil vendeu o jogo da Alemanha num esquema de corrupção.


Informação do FBI que estão sendo levantadas nos EUA é que o chefe da CBF ( Brasil ) preso pela Polícia Americana está envolvido no resultado do jogo entre Brasil e Alemanha. A histórica goleada na semifinal da Alemanha sobre a seleção brasileira pode ter envolvido milhões de dólares, onde cada jogador recebeu sua parte. Dentro de 30 dias será divulgado um balanço que poderá acabar com a vida profissional de muitos jogadores brasileiros reconhecidos pelos torcedores, afirmou o FBI. O esquema pode sobrar até para Rede Globo de Televisão.

“Dane-se o torcedor, vamos garantir o nosso. É melhor um na mão que dois voando” Segundo a FIFA uma frase que vai doer no coração dos brasileiros apaixonados por futebol.

Adultos não sabem matemática básica


A matemática não é desafio só para quem está na escola. Pesquisa realizada em 25 cidades brasileiras com adultos de mais de 25 anos mostra que a maioria não sabe fazer operações matemáticas simples: 75% não sabem médias simples, 63% não conseguem responder a perguntas sobre porcentuais e 75% não entendem frações, entre outros resultados dramáticos.

Em avaliações similares em países ricos, o resultado é em média quatro vezes melhor. O estudo ainda aborda a rejeição que o tema provoca. A matéria mais detestada foi matemática, com 43% das respostas. A memória que os adultos têm do assunto é até pior: 65% dizem não ter tido facilidade com a disciplina na escola.

domingo, 1 de novembro de 2015

Golpes crescem na web.


O problema pode estar a um simples clique de distância. Atualmente, dez por cento dos 450 boletins de ocorrência que são registrados mensalmente no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), da Polícia Civil, são relativos a transações comerciais efetuadas na internet. São pessoas que foram lesadas ao tentar adquirir produtos que vão de aparelhos eletrônicos a imóveis, atraídas por facilidades e preços sedutores em sites de compras. Ou que veem seus bens roubados serem anunciados para venda nos mesmos espaços virtuais.

Na sexta-feira, 23 de outubro, a polícia prendeu Leandro Antônio Emiliano da Silva, 27 anos, acusado de anunciar, em um site de vendas, um terreno em Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele “vendeu” o lote por R$ 60 mil, sendo R$ 35 mil pagos à vista e o restante, parcelado. A vítima achou estranho quando o suposto dono afirmou que algumas parcelas poderiam ser dispensadas e acionou a polícia.