sábado, 31 de outubro de 2015

O fracasso da segurança pública e os altos índices de violência em PE.


Muita gente acha que segurança pública é dever do Município, acha que o Prefeito não se importa com a falta de segurança na cidade. Mas não é assim que funciona. Leia, abaixo, um relato sobre a segurança pública do nosso estado:

O ano de 2015 começou mal para o “novo” Governo de Pernambuco. Somente entre janeiro e abril desse ano foram assassinadas no estado 982 pessoas, uma média de 10,9 por dia, um patamar que poucas guerras civis no mundo atingem. Em relação ao mesmo período de 2014, o aumento foi de 18,5%. Nessa média, vamos superar com folgas aos anteriores e é bem possível até voltarmos aos índices de 2007 quando o Pacto Pela Vida foi iniciado.

O Pacto Pela Vida está morrendo e autoridades estaduais tentam encobrir o desastre com falácias e teorias que não mais escondem a total falência na segurança pública. Em seis meses de Governo Paulo Câmara (PSB), pupilo de Eduardo Campos, já caiu um secretário de defesa social (envolvido em irregularidades no maior presidio de segurança máxima de Pernambuco, conhecido pela superlotação e total incapacidade de recuperação dos presos) e a crise continua, agora, com greve de policiais civis e ameaças constantes de paralisação de policiais militares que reivindicam – além de aumentos salariais – melhorias nas condições de trabalho. Em qualquer delegacia do interior de Pernambuco não é algo incomum a falta de papel para realizar um boletim de ocorrência ou abrir um inquérito e todas as delegacias de cidades médias e menores fecham às 17h e só reabrem às 8h da manhã do dia seguinte.

Dilma nega, mais uma vez, cortes no Bolsa Família e no Minha Casa, Minha Vida.


A presidente Dilma Rousseff (PT) negou mais uma vez, em cerimônia de entrega de residências do Minha Casa, Minha Vida nesta quinta-feira (29), que o Bolsa Família sofrerá reduções no ano que vem. A declaração é contrária à intenção do deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator do Orçamento da União de 2016, de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família.

Dilma afirmou que a possibilidade de cortes no Bolsa Família e mesmo no Minha Casa, Minha Vida, programas classificados por ela como fundamentais, não passam de um "boato". Segundo a presidente, as despesas devem, sim, ser reduzidas pelo governo. Ela citou como exemplo as medidas tomadas recentemente, como o corte de ministérios e a redução de salários dela e dos ministros.

Pedro Corrêa vai recorrer de condenação na Lava Jato.


Após a condenação emitida pelo juiz federal Sérgio Moro, a defesa do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) garante que vai recorrer da sentença. O pernambucano, que cumpriu pena de 1 ano e 3 meses na Penitenciária de Canhotinho, no Agreste do Estado, foi condenado nesta quinta-feira (29) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em ação da Operação Lava Jato.

À frente da defesa, o advogado Alexandre Augusto Loper afirmou, em conversa com o JC, que vai pedir a revisão completa da sentença junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª região, com sede em Curitiba.

“O processo demora alguns meses para ser apreciado, mas se os nossos argumentos não forem acolhidos, vamos recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federa)”, explicou.

OMS diz que relatório sobre câncer não é chamado para deixar de consumir carne.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira que o relatório divulgado nesta semana que associa o consumo de carnes processadas ao câncer não é um chamado para que as pessoas parem de comer carne.

Baseando-se em mais de 800 estudos, a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), colocou o consumo excessivo de carnes processadas como embutidos no Grupo 1 do risco de contrair câncer, principalmente colorretal.

O consumo excessivo de carnes vermelhas em geral - incluindo bovina, suína e ovina - foi incluído no Grupo 2a, como "provavelmente cancerígenas".

O estudo "não pede para que as pessoas deixem de comer carnes processadas, mas aconselha uma redução do seu consumo, o que pode diminuir o risco de câncer colorretal", explicou a OMS em comunicado divulgado nesta quinta. 

A agência da ONU cita pesquisas que atribuem 34.000 mortes ao ano à alimentação rica em carnes processadas. Número baixo comparado ao milhão de mortes anuais atribuídas ao tabaco, 60.000 pelo consumo de álcool e 200.000 por causa da poluição.

Mas o estado atual da pesquisa "não permite" determinar uma quantidade segura para o consumo de carne, ressaltou a OMS.
JC Online.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Rodovias serão monitoradas durante o feriado de finados.


A Operação Finados, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, iniciará nesta sexta-feira (30/10) e irá até a segunda-feira (02/11). O intuito da ação é reforçar a segurança e a fluidez do trânsito durante o feriado prolongado.  O DER monitorará as principais rodovias do Estado. Para isso, o órgão disponibilizará uma equipe fixa, cuja missão será informar a situação das estradas que dão acesso às praias e ao interior. 

Com o intuito de facilitar a vida dos viajantes, o DER utilizará as redes sociais para alertar sobre eventuais congestionamentos e apresentar rotas alternativas nos horários de retenções. Os dados serão disponibilizados a cada meia hora no twitter  @der_pernambuco. , Imagens e informações em tempo real serão postadas.

Brejão participa de Seminário sobre Políticas Públicas para o Desenvolvimento Urbano.


A convite da Secretaria Estadual das Cidades o Prefeito Ronaldo Ferreira e o Secretário Municipal de Planejamento Gilberto Tenório participaram, nesta quinta-feira (29), do Seminário Estadual – Políticas Públicas para o Desenvolvimento Urbano – que foi realizado no Teatro Guararapes no Centro de Convenções de Pernambuco.

Na ocasião o Secretário das Cidades André de Paula, convidou o Prefeito Ronaldo para compor a mesa e lamentou que de 184 Município que compõem o nosso Estado, apenas 5 Prefeitos se fizeram presentes ao evento. Destacou a fraca atuação das lideranças na atuação junto aos prefeitos no sentido de sensibilizá-los sobre a importância do Seminário. Do Agreste Meridional, apenas Brejão marcou presença. 

O Deputado Álvaro Porto sofre queda ao participar de jogo comemorativo.


O Deputado Estadual Álvaro Porto sofreu uma queda ao participar de uma partida de futsal em Canhotinho, nesta quarta-feira (28), em comemoração ao Outubro Rosa e Semana do Servidor Público. O jogo se deu após a solenidade de Entrega de um Posto de Saúde da Família e do Centro Especializado Odontológico.

Na queda o Deputado lesionou o punho e o rosto. Nos primeiros socorros feitos no Hospital Perpétuo Socorro, em Garanhuns, os médicos não constataram maior gravidade, porém, a família resolveu transferi-lo para Recife, mais especificamente para o Hospital Santa Joana, onde passou por exames mais detalhados por estar reclamando de dores na coluna. 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Comemoração ao Dia do Funcionário Público em Brejão.


O Dia do Funcionário Público foi comemorado em Brejão com um Café da Manhã com o Prefeito. O Senhor Ronaldo Ferreira fez questão em partilhar com os servidores do Município de um momento de descontração, onde agradeceu o empenho de todos na missão que Deus lhes confiou e enfatizou que neste momento de crise que vive o País o mais importante para a administração pública é a união entre os seus servidores e o empenho no dever de bem servir ao próximo. 

Um pouco da história do Funcionalismo Público:

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.  

São, portanto, duzentos e sete anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.

O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ibope: Lula ainda lidera para 2018.

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Estado de S. Paulo mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é o nome mais forte para a disputa presidencial de 2018.

Uma das conclusões da pesquisa, que considera alguns possíveis candidatos para a próxima disputa, é a de que ninguém sai vencedor. Outra é a de que a taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de todos os seus rivais: 23%. Em maio de 2014, esse índice era de 33%.

Em segundo lugar aparece o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%, seguido de perto por Marina Silva (Rede), com 11%. O também tucano José Serra tem 8%, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 7% e Ciro Gomes (PDT), 4%.

A rejeição ao ex-presidente Lula cresceu, aponta também o levantamento. Percentual dos que dizem que não votariam de jeito nenhum no petista saltou de 33% em maio de 2014 para 55% agora.

De acordo com a sondagem, uma fatia crescente do eleitorado demonstra desprezo por todos os políticos: rejeição a Aécio subiu de 42% para 47% em um ano, a Marina de 31% para 50% neste período, a Serra, de 47% para 54% em dois anos. Não há comparativo, mas a rejeição a Alckmin e a Ciro Gomes é igualmente alta: 52% para ambos.
                                                                                                                                                                                                 Jornal do Brasil.

Com 1,4 milhão de casos em todo Brasil, dengue bate recorde.


Depois de registrar recorde de mortes por dengue no ano, o País acaba de alcançar em 2015 também o maior número de casos notificados da doença desde 1990, quando as estatísticas começaram a ser monitoradas. Segundo o mais recente boletim epidemiológico de dengue do Ministério da Saúde, foram 1.463.776 casos prováveis da doença registrados de 4 de janeiro até 26 de setembro no Brasil. O recorde anterior, de 2013, era de 1.452 489 pessoas infectadas.

O número, de acordo com o ministério, é quase o triplo do registrado no mesmo período do ano passado, quando 524.441 pessoas ficaram doentes.

De acordo com o boletim, a alta de registros foi puxada pelo Sudeste, que concentra 64% dos casos. Os quatro Estados da região somaram 937.599 pessoas infectadas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Suas postagem nas redes sociais podem ser decisivas na hora da contratação.


Se você não presta atenção no que posta ou não utiliza as redes sociais para encontrar a vaga que está buscando, pode estar perdendo boas oportunidades de empregos. Foi-se o tempo em que o currículo era só o de papel e cada vez mais empresas utilizam esses meios para recrutar bons candidatos. Ao mesmo tempo, é preciso cautela antes de clicar em publicar algo. Usar essas redes é como falar em público e falar mal da empresa, dos chefes ou se expor em excesso pode pegar mal e resultar em punições ou até desligamentos.

Uma pesquisa realizada pelo site de recrutamento CareerBuilder aponta que 51% dos empregadores que pesquisaram sobre os profissionais através das redes desistiram da contratação devido a conteúdos ligados a eles existentes na internet. O estudo mostra ainda que 43% afirmam utilizar as mídias sociais como um instrumento para saber mais sobre os candidatos. Cerca de 45% dos recrutadores disseram que utilizam ferramentas como o Google para a prospecção de novos colaboradores e 12% dizem que analisam posts e comentários dos candidatos.

domingo, 25 de outubro de 2015

Fatos que antecederam a Hecatombe de Garanhuns em 1917.


Em brejão, na primeira semana de 1917, chuvosa, as noites caíam precedidas de forte cerração e frio intenso. A Vila de Brejão com pouca iluminação na sua principal rua, com dois lampiões apenas. Mesmo assim, apresentava um movimento anormal. Logo ao escurecer, à casa do então chefe local chegavam correligionários. Talvez para conversarem sobre as eleições que já estavam na fase das apurações. Na loja do Cardeal, alguns amigos e fregueses observavam aquele esquisito entrar e sair de gente na casa do Tenente Inácio. A oposição, no distrito mais populoso do município, estava...

Mais informações.

sábado, 24 de outubro de 2015

Voto de Aplausos.


A Câmara Municipal de Garanhuns, atendendo Requerimento do Vereador Zaqueu Naum Lins, subscrito pelos Vereadores: Alcindo de Melo, Audálio Ramos, Carla Patrícia, José Taveira, Luzia Cordeiro, Maria Nelma, Paulo Leal e Severino Sabino, consigna nos anais do Poder Legislativo, Voto de Aplauso para as atletas da Equipe Feminina de Voleibol Mirim do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, pela conquista do 3º lugar nos Jogos Escolares da Juventude (antigo Jogos Escolares Brasileiro), realizado entre os dias 03 e 12 de setembro do corrente ano na cidade de Fortaleza/CE.

Justifica-se o presente requerimento, pois as atletas juntamente com seu técnico o Prof. José Jefferson de Oliveira e também o Diretor Pr. Eudes Ferreira tem representado e levado o nome de nossa cidade em competições de âmbitos regional e nacional, como esta última realizada na cidade de Fortaleza-CE.

Segue abaixo a relação das atletas desta equipe:

Giovana Aguiar, Virna Maria, Ana Alice, Thaís Caroline, Maria Antônia, Maria Paula, Júlia Santana, Mariana de Melo Tenório e Larissa Cavalcante.

Plenário Vereador Álvaro Brasileiro Vila Nova, em 22 de setembro de 2015.

José Humberto Cavalcanti assume a presidência do PTB-PE

Cícero Moraes, José Chaves, Armando Monteiro, José Humberto e João Batista

O deputado estadual José Humberto Cavalcanti assumiu nesta sexta-feira (23) o comando do PTB de Pernambuco. Ele substitui o ex-deputado federal José Chaves, que passará a dirigir o novo conselho político da legenda, que também terá a participação do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, de parlamentares e prefeitos petebistas. O objetivo é fortalecer a legenda para as eleições de 2016.

A troca no comando partidário também atinge a secretaria-geral, que será comandada por João Batista Alves, e a secretaria-executiva, que ficará com Cícero Moraes. Líder do partido no Estado, Armando veio ao Recife nesta sexta para fazer a transição na sigla, que possui 83 pré-candidatos a prefeito.

"Nossa prioridade agora é preparar o partido para as eleições municipais do próximo ano. Sob a presidência de José Humberto, e com a orientação do conselho presidido por José Chaves, vamos percorrer todas as regiões, para discutir a pauta dos municípios", afirmou o ministro.

Os deputados estaduais Silvio Costa Filho e Augusto César também participaram do encontro.
Do JC Online.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ex-sócio de Eduardo Campos negociou propina de R$ 20 milhões na Petrobrás, diz delator.

O ex-presidente da Camargo Corrêa e delator da Lava Jato, Dalton dos Santos Avancini, afirmou aos investigadores da operação ter se encontrado em 2010 com o empresário e ex-sócio de Eduardo Campos Aldo Guedes Álvaro no shopping Iguatemi, em São Paulo, para acertar o suposto pagamento de propina de R$ 20 milhões da empreiteira para abastecer o caixa 2 da campanha à reeleição do então governador de Pernambuco.

A primeira citação aos R$ 20 milhões foi feita pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Lava Jato – ele citou deputados, senadores, governadores e ex-parlamentares que teriam sido beneficiários de recursos ilícitos tirados de contratos de empreiteiras com a estatal petrolífera.

Aldo Guedes Álvaro é investigado pela Polícia Federal por suspeita de ser o verdadeiro dono do jatinho usado na campanha de Campos no ano passado e também foi alvo de buscas durante a Operação Politeia, desdobramento da Lava Jato que investiga políticos no Supremo Tribunal Federal. Após a operação, em julho, o empresário deixou o cargo de presidente da Companhia Pernambucana de Gás, Copergás, estatal de Pernambuco, Estado atualmente administrado por Paulo Câmara (PSB), herdeiro político de Campos.

Caos na saúde pública.



Cresce a falta de medicamentos nas farmácias dos nossos hospitais públicos e na do Estado, obrigando doentes com enfermidades graves a ficarem sem o uso da medicação específica e extremamente necessária por longos períodos, contribuindo para submeter os pacientes até a correrem risco de vida.

É o caos total na saúde pública. No outro extremo – pasmem! – em determinados hospitais, como o das Clínicas, existem pacientes que só são atendidos em sessões para a efetivação de curativos se trouxerem os itens necessários de casa. É ou não um exemplo irrefutável de falta de vergonha na cara dos nossos irresponsáveis gestores públicos?

Nilson Aguiar – A Voz do Povo – JC Online.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Garanhuense vai à Justiça para conseguir do governo medicação para filha com doença rara.

Foto do Blog do Roberto Almeida.

Ivoneide Melo, filha do saudoso Júlio Jacinto, tem uma garotinha com um sério problema de saúde. A menina precisa de medicação especial e caríssima para continuar vivendo.

Quando Eduardo Campos governava Pernambuco, Ivoneide precisou entrar na Justiça para conseguir a medicação para sua filha, Ju, que a mãe chama de “Minha Rainha”.

Venceu a questão, mas a burocracia, a incompetência e a má vontade se aliaram para que o problema esteja de volta. A medicação da menina está quase acabando e a mãe precisou acionar a Justiça outra vez para Paulo Câmara garantir o remédio da garota.

Dilma diz não a corte no Bolsa Família.

O Palácio do Planalto não vai aceitar o corte de R$ 10 bilhões no programa Bolsa Família proposto pelo relator do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR). Nesta quarta-feira (21) a presidente Dilma Rousseff usou as redes sociais para criticar a iniciativa e classificou o programa como "prioridade máxima" do seu governo e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Não podemos permitir que isso aconteça. Estou certa que o bom senso prevalecerá na destinação de recursos ao programa, disse Dilma em sua conta do Twitter.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Nota de Esclarecimento.


O Prefeito Ronaldo Ferreira vem a público informar que em reunião na Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE – em busca de soluções para as dificuldades que os Municípios estão atravessando com os cortes de repasses federal, ficou acertado que os prefeitos farão um Ato em Defesa dos Municípios em Recife na segunda-feira dia 09 de novembro e que neste dia todos os Órgãos Públicos Municipal estarão fechados, funcionando apenas hospitais e serviços essenciais de saúde.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Meu ponto de vista a respeito da crise brasileira.


Estamos vivenciando um período de crise econômica, política e moral. Escândalos em vários setores da economia brasileira, com inúmeras empresas e políticos de todos os partidos, envolvidos num emaranhado tamanho que não é fácil desatar este nó. A cada tentativa de desemaranhar este enlinhado aparecem novos fatos, novas denuncias e tudo se complica mais e mais.

Toda esta situação faz com que o País sofra consequências desastrosas provocadas, muitas vezes, por pessoas que não estão o mínimo interessadas em uma saída, muitos com “rabo de palha” querendo tocar fogo no dos outros.

Grata é a satisfação ao ver Economistas e Cientistas Políticos analisando a real situação do País e a forma correta de lidar com uma crise de tal proporção, porem abaixo do especulado por políticos tendenciosos.  A luz existe, o poço é profundo, más ela é vista. Vislumbra-se um ano de 2016 ainda com retração na economia e pouco crescimento, contudo, para os especialistas a reação começa a partir do meado de 2016 e se consolidando em 2017. Crise, já tivemos várias, contudo sobrevivemos a todas. 

domingo, 18 de outubro de 2015

107 das 184 Cidades Pernambucanas têm gastos com Pessoal Superiores ao Limite Máximo.


Em meio a uma das piores crises econômicas que o País vem passando, planejar é palavra de ordem para que as administrações públicas otimizem os gastos e consigam cumprir suas obrigações constitucionais. Ou pelo menos deveria ser. A queda da arrecadação, provocada em grande parte pela diminuição das transferências governamentais, somada ao aumento das despesas provocaram um forte desequilíbrio nas contas dos municípios pernambucanos. Mais da metade das Prefeituras (107 de 184 no total) não estão cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que diz respeito ao gasto com a folha de pagamento, ultrapassando o limite máximo de 54% com esse tipo de despesa sobre as receitas municipais. Em outras 56 cidades, o gasto com pessoal já está acima dos limites de alerta e prudencial estabelecido pela LRF. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que emitiu alerta aos gestores para que controlem suas despesas.

Aonde começa a corrupção?


Levanta a mão aí quem já filou em provas na escola. Ok podem baixar. Agora, levanta a mão quem já plagiou algum texto e entregou ao professor dizendo que era seu. Ok podem baixar. Para encerrar, levanta a mão quem já pediu para os colegas incluírem seu nome em um trabalho sem ter participado de nenhuma atividade dele. Ok podem baixar.

Se em vez de leitores vocês fossem alunos em uma sala de aula, não há dúvidas que a maioria teria erguido as mãos todas às vezes. Não me arrisco a dizer que efeito essa prática, que como alunos consideramos normal no ambiente escolar, tem sobre nós, quando nos tornamos profissionais. É claro que uma coisa é cometer uma dessas infrações na escola e outra é receber propina ou desviar milhões de empresas ou órgãos públicos - são diferentes e estão muito distante uma da outra, mas é importante destacar que não são fenômenos opostos. 

No geral, será que vemos as trapaças no ambiente escolar como um ciclo temporário, que em nada determinará o nosso comportamento no futuro? Será que elas não afetam a percepção que teremos no futuro sobre “corrupção”? Será que isso tem desdobramentos na vida e na moral do país?

O receio e o questionamento principal que fica é se, acostumados a praticar estes atos na escola, os estudantes não chegarão ao mercado de trabalho querendo reproduzir este comportamento? Todas as pessoas que estão à frente de grandes empresas e em cargo importantes para o país foram alunos.

Quem sabe se esse comportamento na escola já não é resultado das vezes que subornamos um irmão para não contar aos nossos pais alguma coisa errada que fizemos na sua ausência?

Temos que saber cobrar dignidade nas pessoas para acabar com a corrupção, lembrando-nos dos nossos erros. Pois quem rouba um real tem perfil para roubar um milhão, e quem corrompe ou foi corrompido na infância tem perfil para continuar na vida profissional.

Pergunto: Respeitando o grau da corrupção, quem sabe se não somos todos corruptos?

sábado, 17 de outubro de 2015

Decisão da Justiça Federal suspende CNH para cinquentinhas.


A 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco da Justiça Federal suspendeu a regulamentação nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em todo o território nacional, conferindo aos condutores de ciclomotores (cinquentinhas) o direito de transitar sem a Carteira Nacional de Motorista (CNH).

A normativa do conselho iguala o processo de obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ao da categoria A (para motos). A determinação será válida até que o Contran regule a ACC através de nova resolução.

Entre os motivos destacados no processo para validar a decisão, o principal é de que são desconsideradas as particularidades das cinquentinhas, a exemplo da capacidade de potência limitada e a circulação restrita (não pode andar em rodovias federais e corredores de ônibus), tornando o processo de obtenção de CNH para outros veículos desigual.

Novo golpe aplicado através do WhatsApp rouba dados dos usuários.

Há algum tempo, um golpe que simulava mensagem de voz circulou no WhatsApp e conseguiu obter informações bancárias de vários usuários brasileiros. Dessa vez, a empresa de segurança ESET revelou que mais uma vez estão aplicando um golpe entre os brasileiros, com a pretensão de roubar dados pessoais das pessoas.

A façanha consiste em informar que o consumidor ganhou um cupom de R$ 500 no McDonalds, caso eles aceitem participar de uma pesquisa. Porém, é necessário entrar em um link e responder algumas questões.

Dessa forma, os criminosos roubam as informações dos usuários, e ainda conseguem compartilhar o golpe, já que é necessário compartilhar com dez contatos no aplicativo para receber o falso cupom. 

Sofisticados, os cibercriminosos utilizam ainda o sistema de geolocalização dos usuários para informar a loja mais próxima em que o consumidor poderá utilizar o cupom.

Do JC Online.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Horário de Verão começa no próximo domingo em três regiões do País.


No próximo sábado (18), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do Horário de Verão em três regiões do País — Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul), além do Distrito Federal.

O principal objetivo da medida é, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h00 e as 21h00. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.

Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Segundo dados do MME (Ministério de Minas e Energia), o Horário de Verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.

Da Agência Brasil.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Estado persegue Professor Michel Zaidan.


O governador e família perseguem o professor Michel Zaidan.  Que andou falando mal dos desmandos da família Campos desde o patriarca, Arraes, até hoje. E que esta oligarquia em formação quebrou o estado, dentre outras coisas. Zaidan estava errado? E se estivesse, até que poderia ser processado caso caluniasse moralmente alguém, o que não foi o caso.

Porém, o pior é que a estrutura do estado, a começar pela procuradoria está comandando o processo. Seria o caso de o professor estar usando a estrutura da universidade para coisa parecida. Um absurdo, não? Coisas da nossa política. Ou melhor, da safadeza da nossa política.

Estou com Michel e não abro. Abaixo estas oligarquias renitentes com tinturas de modernidade. São sempre forças do atraso, e se consideram incriticáveis. E se utilizam vergonhosamente da estrutura do estado para perseguir um simples professor que tem a liberdade de se expressar numa democracia. Uma lástima.

Sou da direita, Zaidan da esquerda. Divergimos em quase tudo, mas nessa estou com ele e não abro. Vamos todos, sobretudo os professores, defender Michel!

Viva Michel! Viva a democracia!
Do Blog de Rafael Brasil.

Sem medo da redação do Enem.


Ganha um doce quem não se preocupou com a redação no tempo em que foi vestibulando e pleiteou vaga em universidade pública. Por mais que o estudante domine a técnica, sempre bate o medo de não saber o que escrever, não atingir o número mínimo de linhas exigidas ou fugir do tema proposto. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá em 24 e 25 de outubro, a dissertação é encarada no segundo dia. Uma boa nota nessa prova pode fazer a diferença no disputado Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que reúne vagas de graduação em universidades públicas brasileiras e utiliza o Enem no processo seletivo.

Faltando poucas semanas para a avaliação, uma boa dica é treinar. Colocar a mão na massa e produzir textos. “É importante que o estudante observe as cinco competências exigidas no Enem. A prova será corrigida levando em conta essas competências. Por isso ele deve conhecê-las e guiar a construção da dissertação a partir delas”, destaca a professora de redação Ana Cristina Verdasca Aceto, que leciona no Colégio Santa Maria. Na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, há o Guia da Redação, onde estão detalhadas as competências.

Miami e Nova Orleans serão cobertas pelo mar.


Não importam os esforços para deter o aquecimento global: Miami, Nova Orleans e outras cidades costeiras dos Estados Unidos serão engolidas pelo mar - afirma um estudo publicado nesta segunda-feira (12/10).

"O futuro de muitas cidades depende de nossas escolhas sobre as emissões de CO2, mas parece que já é muito tarde para algumas delas, segundo nossa análise", disse Ben Strauss, autor principal do estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

"É difícil imaginar como defender Miami a longo prazo", assinala Strauss, explicando que a baixa altitude de Miami e seu terreno pantanoso tornam difícil a construção de barreiras e diques.

O estado da Flórida tem o maior número de grandes cidades sob o risco de desaparecer sob o mar e abriga 40% da população americana que será afetada pelo fenômeno.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Playboy não vai mais publicar fotos de mulheres nuas.

A Playboy, revista lançada em 1953 com uma capa particularmente sexy de Marilyn Monroe, anunciou que, em face da concorrência de sites pornográficos, vai parar de publicar fotos de mulheres nuas.

No entanto, continuará a publicar fotos de mulheres em poses provocantes. Simplesmente, elas não vão estar nuas, explicou o diretor da Playboy Scott Flanders ao jornal New York Times.

A revista está à procura de uma nova imagem, ante os sites pornográficos que oferecem gratuitamente "todos os atos sexuais imagináveis. (A publicação de fotos nuas) está totalmente ultrapassada agora", explicou.

A decisão foi tomada após uma reunião com o fundador da revista, Hugh Hefner. Com o advento da pornografia na internet, a Playboy, que vendia 5,6 milhões de cópias em 1975, não vende mais do que 800.000 atualmente.

Em agosto de 2014, a Playboy já havia removido de seu site todas as fotos nuas, o que fez com que a média de idade de seus leitores passasse de 47 a 30 anos, e o número de visitas aumentasse quatro vezes, de 4 a 16 milhões por mês.

STF suspende manobra de Cunha que pode levar impeachment ao plenário.


O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira (13) a suspensão do modelo de tramitação de um eventual processo de impeachment apresentado ao plenário da Câmara dos Deputados pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); segundo informação da Folha de S. Paulo. A decisão do ministro Teori Zavaski, acolhendo um pedido do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), cancela o procedimento estabelecido por Cunha em caso de rejeição dos pedidos de deposição presidencial e determinou que, por lei, cabe unicamente ao presidente da Câmara deferir ou não um pedido de impeachment.

Segundo o rito apresentado pelo presidente da Câmara, caso um pedido de impedimento seja rejeitado pela presidência, o plenário pode entrar com um recurso e bastaria o voto de mais da metade dos presentes para dar seguimento ao processo. A oposição chegou a articular para que Eduardo Cunha rejeitasse o pedido de impeachment do jurista Hélio Bicudo para evitar contaminar o processo de deposição da presidente Dilma Rousseff (PT), para que os parlamentares oposicionistas pudessem reabri-lo no plenário.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Compense o aumento dos combustíveis fazendo seu carro gastar menos.


A gasolina e o diesel aumentaram de preços em percentuais entre 4% e 6%. O etanol, apesar de não estar incluído entre os derivados de petróleo, também acabou reajustado na bomba do posto. O resultado desses reajustes é uma despesa extra que, dependendo do tipo de combustível, pode chegar a R$ 15 a cada tanque de um carro modelo popular. Parece pouco, mas multiplique isso pela quantidade de vezes que você abastece no mês e o aumento vai pesar no orçamento, sem dúvida. Para quem não quer deixar o veículo em casa, a saída pode estar em usar algumas técnicas para diminuir o consumo do automóvel. A economia pode ficar em torno dos 10% ou mais, segundo os especialistas.

“Manutenção preventiva em dia e corrigir erros na forma de dirigir podem render uma economia de combustível de até 30%”, diz Marcelo Farias, professor de mecânica automotiva do SENAI-PE. Basicamente é necessário ficar atento a três pontos: corrigir hábitos errados ao volante, ficar atento ao prazo da manutenção e escolher bem o local onde será feito o abastecimento. Tomar cuidado com calibrar os pneus corretamente e aprender a trocar as marchas no tempo certo ajudam bastante nesse trabalho de redução de gastos com combustível. “Acelerar muito em uma marcha curta, como a terceira, ou andar com a quinta marcha abaixo dos 60km/hora são exemplos de condução errada”, explica o especialista.

Entre os maus hábitos que acabam colaborando para o aumento do consumo está a mania de carregar tralhas no carro, fazendo como que o peso transportado aumente e, em consequência, o esforço do motor para fazer o carro rodar. Economizar combustível é mais fácil do que parece. Veja as dicas dos especialistas na arte abaixo para aqueles motoristas que estão na busca de gastar menos. 




domingo, 11 de outubro de 2015

Desfile comemorativo aos 100 anos do Colégio Diocesano de Garanhuns.


O desfile comemorativo ao centenário do Colégio Diocesano de Garanhuns foi realizado neste domingo (11/10), com uma multidão expressiva que veio à Avenida Santo Antônio prestigiar a direção do colégio, os alunos e ex-alunos que retribuíram com um verdadeiro show, esbanjando alegria e orgulho de terem um passado e um presente ligados a esta grande instituição de ensino.

Ex-alunos do Colégio XV de Novembro e Santa Sofia bem como do Colégio do Arraial também participaram da solenidade. A Banda do 71º BIMtz abriu o desfile, seguida por outras bandas e fanfarras. Por fim, o mais esperado do desfile desponta na avenida: a Banda composta em sua maioria por Ex-alunos do Colégio aniversariante. Uma verdadeira demonstração de amor pelo Colégio se viu na avenida contagiando a todos os presentes. 

sábado, 10 de outubro de 2015

Prefeitura de Brejão realiza aula inaugural do PRONATEC.


A Prefeitura de Brejão através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta sexta-feira, dia (09), a aula inaugural do PRONATEC, o evento aconteceu no auditório da CERSOPE, e reuniu um grande público, que foi prestigiar e conferir a explanação inicial sobre as novas diretrizes do programa e os novos cursos no município.

Nesta edição do PRONATEC serão beneficiadas 90 pessoas, com os cursos de Horticultor Orgânico, Agricultor Orgânico, Bovinocultor de Leite e Forragicultor. A secretária de Assistência Social Veridiana Cabral falou sobre a importância do programa: “O PRONATEC é um programa importantíssimo, pois beneficia os nossos jovens através da qualificação profissional, nós da secretaria persistimos bastante na busca dos cursos para Brejão, graças a Deus após muito esforço conseguimos 90 vagas de início para o nosso município”, pontuou Veridiana.

Ainda usou da palavra a Coordenadora de Cursos Izabel Bezerra que ressaltou a importância desses novos cursos tendo em vista a nossa região ser em grande parte forma por pequenos e médios agricultores e criadores de gado, sendo de suma importância a introdução desses cursos para auxiliar o homem do campo. 

Copa TV Asa Branca de Futsal.


Este ano em sua 10ª edição a Copa TV Asa Branca de Futsal reuniu 35 equipes das regiões Agreste, Sertão e Zona da Mata de Pernambuco. A novidade em relação às edições anteriores é que só podem participar jogadores que não são federados, ou seja, não profissionais.

As premiações serão em várias categorias. Para equipes, recebem troféus o campeão, vice-campeão, terceiro e quarto lugares, além de time fair play (jogo limpo). Os prêmios individuais serão para o artilheiro e o melhor goleiro.

Brejão estreou na competição neste sábado (10/10), contra a equipe de Maraial. Nesta primeira faze, Brejão ainda jogará contra a equipe de Dois Riachos.

Falta do que fazer.


Fui, mais uma vez, surpreendido às 7h00 da matina, na minha casa, por uma oficial de Justiça chamada Tania, com um novo mandato de citação, peticionado pelo seu Paulo Saraiva Câmara, estabelecendo o prazo de 48 horas para resposta a uma interpelação judicial, a propósito de um comentário feito a partir das declarações da senhora Graça Foster, na CPI da Petrobras, sobre o papel dos políticos pernambucanos nesse imenso escândalo público.

No texto, intitulado "Era tão bom, se tudo fosse mentira", há uma menção ao papel "do atual governador" na intermediação da compra de uma aeronave, que transportava o finado Eduardo Campos, e mencionava a ausência de alguém que assumisse as responsabilidades penais e civis pelos danos causados pelo desastre aéreo na cidade de Cumbica (SP). Aliás, essa é uma questão não resolvida até hoje. Ou seja, não apareceu – até agora - ninguém para assumir a titularidade do avião e responder civilmente na Justiça pelas consequências do sinistro.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O homem é naturalmente um animal político.


É sempre importante o rodízio de membros nos cargos direcionados ao atendimento ou assistencialismo às pessoas. Vimos esta evidência nas eleições para o Legislativo e Executivo em 2012, onde o grupo que matinha o poder a mais de 24 anos foi totalmente substituído. Acompanhamos recentemente mudanças no conselho tutelar com a substituição de quatro dos cinco membros que compõem aquele conselho.

É de costume do ser humano trocar o que não mais lhe interessa o que não tem mais serventia e até mesmo o que não se tem mais credibilidade. Na política temos vários exemplos de ditos representantes do povo que esquecem a essência de ajudar ao próximo em benefício próprio, ficam sempre em busca de melhores lugares para se perpetuarem no poder.

A vida é assim, estamos sempre mudando. O povo está cada vez mais atento aos bons e maus políticos.  Até mesmo a Igreja muda. Não só o seu Clero, más também as pessoas que querem manipular as ações da Igreja através de submissão a políticos. 

Brejão não é diferente, as mudanças estão acontecendo de forma ordeira e benéfica para o povo.

É na vida cotidiana onde se produzem os gestos políticos que organizam essas mudanças. Serão experiências de subordinação ou de liberdade, de competição ou de cooperação, de domesticação ou de rebeldia.

Mais tudo há de ser sanado, as mudanças trazem renovação e novas esperanças até uma próxima... na vida. 

domingo, 4 de outubro de 2015

Eleição para o Conselho Tutelar de Brejão/PE - Quadriênio 2016/2019.


O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BREJÃO, no uso das atribuições que lhe é conferida pela Lei Federal nº 8.069 e na Lei Municipal nº 669/2001, fez realizar e faz saber ao público em geral o resultado da Eleição dos Membros que comporão o Conselho Tutelar, para o quadriênio 2016/2019. A eleição se realizou neste domingo (04/10) e teve 14 candidatos na disputa de 05 vagas.

Os cinco primeiros colocados foram:

1º - Rodrigo com 421 votos;
2º - José Elmo com 169 votos;
3º - José Cícero com 150 votos;
4º - Rodolfo com 141 votos e
5ª – Renata com 124 votos.

Os cinco suplentes foram:

6º - Alisson com 123 votos;
7º - Roberto com 120 votos;
8º - Anderson com 118 votos; 
9º - Hozano com 93 votos e
10º Ozeano com 89 votos.

O Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo esse o compromisso que os cinco candidatos eleitos irão assumir, junto à população, a partir de 2016 a 2019.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Desafio Ismênia X Maria Pinto.

As Escolas Ismênia Lemos Wanderley (Estado) e Maria Pinto (Município), ambas de Brejão/PE, por iniciativa dos seus Diretores criaram uma competição estilo “Medida Certa”, com o intuito de incentivar ao seu corpo discente a perda de peso e assim ter uma melhor qualidade de vida.

Os participantes foram pesados no dia 01 de outubro, e terão 60 dias para fecharem a boca – literalmente – e assim, em uma nova pesagem que será feita no dia 1º de dezembro a equipe que perder mais peso terá como prêmio um jantar patrocinado pela equipe perdedora.

Em dezembro se Deus quiser, estaremos divulgando o resultado desta competição, e quem sabe, jantando com a Escola vencedora.

Conheça os novos ministros do governo Dilma


A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta sexta (2/10) a reforma ministerial e administrativa proposta pelo governo.

Sete ministros já faziam parte do primeiro escalão e foram apenas remanejados. Celso Pansera, Marcelo Castro e André Figueiredo são os três nomes novos.

Houve a redução de 39 para 31 ministérios, com a fusão de algumas pastas e extinção de outras. Confira todas as mudanças abaixo.

Composição por partidos

O PT, partido da presidente Dilma, ficará com o comando de nove pastas. Já o PMDB, principal legenda da base aliada, ampliou espaço, saindo de seis para sete pastas.
PTB, PSD, PP, PRB, PR, PCdoB e PDT terão o comando de uma pasta cada.

Outros oito ministérios serão chefiados por ministros sem partido, de perfil técnico.