terça-feira, 17 de novembro de 2015

Os exercícios para cada fase da vida


Os benefícios de ter uma rotina na qual a atividade física também está inserida vão desde a prevenção de doenças como as do coração, câncer, diabetes, hipertensão e osteoporose até a razões estéticas. No final, o principal ganho acaba sendo a longevidade e um envelhecimento com mais qualidade de vida. Por esse motivo, médicos e educadores físicos recomendam a prática de exercícios por, pelo menos, três vezes por semana. Quanto mais cedo o indivíduo adotar esse hábito, maiores serão as vantagens. Mas sempre dá tempo de começar. Os educadores físicos Clayton Alves, do Colégio Motivo, e Pedro Albuquerque, da academia Hi, deram as dicas de quais atividades são mais interessantes para cada fase da vida. Confira abaixo:

INFÂNCIA

A partir de um ano, já é possível oferecer aos pequenos atividades que também desempenham o papel de exercícios. As aulas de psicomotricidade proporcionam a crianças de até cinco anos o desenvolvimento cognitivo, social e motor. Com isso, elas acabam descobrindo seu corpo e suas possibilidades de movimento. Dos seis aos 10, o ideal é que esse público participe de brincadeiras populares, como queimado e barra bandeira. Danças também são indicadas, assim como os esportes de luta. O importante é manter o caráter lúdico e oferecer-lhes o maior número de opções para que haja uma identificação com determinada atividade. Com isso, a dedicação e a melhora de desempenho acabam sendo consequência.

ADOLESCÊNCIA

Nessa fase da vida, os esportes como um todo são as atividades mais recomendadas. Além de ajudarem no fortalecimento do corpo, diminuição do percentual de gordura e no combate à obesidade juvenil, por vezes, também moldam o caráter e personalidade do praticante. Apesar de algumas pessoas acharem que a musculação compromete o crescimento, não há qualquer estudo que comprove essa teoria. O treinamento de força, inclusive, é recomendado para os jovens adeptos dos esportes de impacto, por ajudar na prevenção de lesões. O que nunca deve ser feito é o trabalho com carga máxima e sem a orientação de um educador físico especializado no atendimento dessa faixa etária.

FASE ADULTA

Um adulto saudável pode optar por qualquer atividade, tudo depende dos objetivos almejados. Para quem deseja emagrecer, ganhar mais massa muscular e qualidade de vida, além da musculação, outras opções são as aulas oferecidas pelas academias de ginástica. Os exercícios ao ar livre, como caminhadas e corridas, também são indicados. Nessa fase da vida, o mais importante, é não ficar parado. A prática de exercícios libera hormônios como endorfina e serotonina, que ajudam a combater o estresse da vida adulta e suas possíveis complicações para a saúde.

TERCEIRA IDADE

Uma das atividades mais recomendadas para os idosos é a musculação. O treinamento de força aumenta a liberação de cálcio e fortalece os ossos, prevenindo ou atenuando doenças como osteoporose, artrite e artrose, tão comuns a essa faixa etária. As aulas que trabalham a melhora da postura, como as de alongamento e pilates, também são fundamentais. Com essas atividades, essas pessoas conseguem fortalecer a musculatura do quadrado lombar e aumentam a flexibilidade. Como consequência, afastam problemas na coluna, a fragilidade óssea e ganham em equilíbrio (necessário para evitar quedas) e em mobilidade articular. O mais importante é o idoso procurar atividades em que possa conviver com outras pessoas. A solidão é uma das maiores causas de depressão nessa fase da vida.

Publicado por Luana Ponsoni  - JC Vida FIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.