quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Atitude lamentável.


É lamentável sobre todos os aspectos essa atitude do governador de Pernambuco contra um professor universitário. Michel Zaidan, um intelectual respeitado - para nosso orgulho garanhuense -, tem sido um crítico dos socialistas do Estado desde os tempos de Eduardo Campos. Numa democracia, nada mais natural do que um pensador externar suas ideias e fazer críticas ao que considera errado nos governos.

Censurar, processar, interpelar escritores, professores, poetas e intelectuais é coisa de ditadura. Como fizeram os militares que governaram o Brasil de 1964 a 1984, como fizeram Mao, Stalin e Fidel Castro nos sistemas comunistas e totalitários da China, União Soviética e Cuba.

Perseguir poetas e baixar o pau em professores é fácil, como provou o governador Beto Richa no Paraná. Difícil é ser um verdadeiro democrata e ter a hombridade de receber as críticas a que está sujeito qualquer homem público.

Não há de ser nada.

Paulo Câmara passará, como tantos que vieram antes dele, e Michel Zaidan continuará lecionando na Universidade, escrevendo seus artigos instigantes e publicando livros que contribuem com a História e a Política de Pernambuco e do Brasil.

O poder é temporário e muitas vezes leva à ilusão. A inteligência tem consistência, é permanente, resiste ao tempo e por isso conquista o respeito, ao contrário de atitudes burras e arbitrárias.

Na postagem seguinte a procuradora da Prefeitura do Recife e blogueira Noelia Brito ironiza o governador e Antônio Campos (irmão de Eduardo Campos) dando a entender que os dois não aprenderam nada com o ex-governador.

Do Blog do Roberto Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.