quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Abertura do ano letivo da Rede Municipal de Brejão.



A Prefeitura de Brejão, através da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (05) a Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino.

A Secretária de Educação, a senhora Edjane Oliveira, no início da solenidade usou da palavra para agradecer a todos os professores presentes e aproveitou para mostrar a nova forma de trabalho e compromisso votados para a melhoria do ensino em nosso município.

Ressaltou que no processo pedagógico alunos e professores são sujeitos e devem atuar de forma consciente. Não se trata apenas de sujeitos do processo de conhecimento e aprendizagem, mas de seres humanos imersos numa cultura e com histórias particulares de vida. O aluno que o professor tem à sua frente traz seus componentes biológico, social, cultural, afetivo, linguístico entre outros. Os conteúdos de ensino e as atividades propostas enredam-se nessa trama de constituição complexa do indivíduo.

O processo de ensino envolve um conteúdo que é ao mesmo tempo produção e produto. Parte de um conhecimento que é formal (curricular) e outro que é latente, oculto e provém dos indivíduos.

Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação se dá na coletividade, mas não perde de vista o indivíduo que é singular (contextual, histórico, particular, complexo). Portanto, é preciso compreender que o processo do ensino se dá na relação entre indivíduos que possuem sua história de vida e estão inseridos em contextos de vida próprios.

Usaram, também, da palavra o prefeito Ronaldo Ferreira e o Professor Paulo Lins diretor da 5ª Gerência Regional de Educação (Geres) de Garanhuns, que ressaltaram o grande empenho da Secretária de Educação em promover ao corpo docente e discente um ambiente de harmonia e imparcialidade no trato dos interesses dos nossos educadores e educandos.

Como palestrante, tivemos a grata satisfação de receber em nosso município o Dr. Rossandro Klinjey que é Palestrante Motivacional, Psicólogo Clínico com Mestrado em Saúde Coletiva e Doutorado em Psicanálise, além de Personal and Life Coach. É coautor do livro: Educando para a Paz, pela editora da Universidade Federal de Campina Gande – UFCG.
Leciona nos cursos de Administração de Empresa, bem como em especializações nas áreas de: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Gestão Estratégica, Marketing, Educação, entre outros.

Como palestrante, atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectiva da educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviços públicos, cultura de paz, entre outros, no Brasil e nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário para que possamos melhorar sempre o nosso Blog.