segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CINQUENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BREJÃO, O QUE HÁ PARA SE COMEMORAR?


Vamos dividir os 50 anos da Emancipação Política de Brejão em dois períodos: o 1º de 0 a 25 anos e o 2º de 26 a 50 anos.  Vamos ver o que foi construído em nosso município pela administração pública nestes dois períodos.
No 1º período na administração dos prefeitos:
Zé Custódio 1962 (Prefeito Interino); Luiz Fula 1962/1966; Zé Dias 1967/1970; Manoel Calado 1971/1972; Joca Cabral 1973/1976; Zé Lopes 1977/1982 e André Cabral 1983/1988, em Brejão se construiu o Mercado Público; o Matadouro Municipal; Escolas municipais; a Rede para fornecimento de Água encanada para a cidade; o Prédio onde hoje funciona a Prefeitura, que era um Club antigamente; o Campo de Futebool que não lembramos bem, mais lá pelo ano de 2006 já no 2º período entrou em reforma e não foi concluído até hoje; a Praça Central  com o Coreto e também foram instalados em nossa cidade o Bandepe, Banco do Brasil e a TELPE.
No 2º período na administração dos prefeitos:
Josa Cadengue 1989/1992; Miguel Calado 1993/1996; Sandoval Cadengue 1997/2000 e 2001/2004; Joseraldo Rodrigues 2005/2008 e Sandoval Cadengue 2009/2012, em Brejão se construiu o Pátio de Eventos (Garagem da Prefeitura) e ainda há quem chame aquilo de Pátio de Eventos; uma quadra por trás do pátio que nunca prestou; um Centro de Artesanato que nunca funcionou; um Centro de Informações Turísticas que estamos dando um doce a quem disser onde foi feito este centro; uma quadra poliesportiva inacabada que a Prefeitura se dizia a mãe da obra e, no entanto em uma seção da Câmara descobrimos que é uma obra do Governo do Estado e pertence ao Colégio Ismênia (Colégio estadual); uma Academia das Cidades, que em outras cidades já funcionam há muito tempo e a nossa ainda está sendo feita e a passos de tartaruga. Temos que citar também a Praça principal, que para quem tem boa memória deve lembrar que foi colocado um outdor em frente ao Banco do Brasil com um projeto em que a estrutura e o valor da obra eram totalmente diferentes do que foi feito.
Vale salientar que todas estas obras citadas no 2º período do Cinqüentenário de Brejão tiveram grandes somas de dinheiro oriundas dos Governos Federal e Estadual, e estes valores estão relacionados no Portal da Transparência para quem quiser ver. Valores que dava para tudo estar funcionando normalmente, mas não é a realidade para a nossa cidade.
Vamos comemorar o que?
Fazer festa monumental com grandes atrações, talvez até se espelhando em festas dos vizinhos, para atrair um grande número de pessoas. E o povo sofrido de Brejão que poderia ser assistido com os valores gastos em um evento deste, como fica? Alguns empolgados com a festa e sem poder usufruir de uma bebida melhor, entram na cachaça e muitos acabam é entrando na lapada como aconteceu no final da Festa de Reis deste ano, em que o nosso povo sofreu nas mãos dos famosos justiceiros que estão se achando os donos da cidade.
É lamentável, mas não vemos grandes coisas para se comemorar nestes últimos anos do nosso Cinqüentenário.

O DESCASO COM AS ESCOLAS MUNICIPAIS CONTINUA.

Em 08 de dezembro do ano passado mostramos a situação das escolas municipais do nosso município. Fomos procurados recentemente por algumas mães de alunos que reclamavam da falta de condições de funcionamento da Escola Antônio Cezário Brasileiro, localizada na Lagoa Seca. A situação naquela época da nossa visita já não era boa, porém por incrível que pareça piorou. A Prefeitura não tomou nenhuma providência para melhorar as condições da escola e agora os alunos estão tendo aula no prédio sem água, sem energia elétrica, sem merenda e com o telhado caindo, o que coloca os alunos em grande risco de serem vitimas de um acidente anunciado. Na sala de aula não existem janelas e sim comogós e por não ter energia o local fica extremamente escuro o que acaba com a visão de qualquer ser humano, ainda mais crianças. Algumas mães, com medo, mas depois de muita conversa nos informaram que até o material didático que estava sendo usando era de propriedade da professora e não fornecido pela Prefeitura, como é obrigação, tendo em vista que chega dinheiro para isto.
 A OPOSIÇÃO volta a perguntar: até quando vai a falta de atenção e o desrespeito do senhor Prefeito com os moradores de Brejão?
Um absurdo destes está sendo praticado em ano de eleição, imaginem quando este ano passar!
Vamos recorrer ao Ministério Público e aguardar o desenrolar de mais este descaso.
Em tempo:
Desde o momento que visitamos a escola até a edição deste texto, fomos informados que a prefeitura já levou merenda e está ligando a energia elétrica. Para o prefeito as crianças estarem com fomes pouco importa, o importante é ele está alimentado. Mas é só a OPOSIÇÃO denunciar os absurdos que logo são resolvidos ou feitos alguns paliativos para enganar por mais algum tempo. Imaginem se o povo não tivesse hoje uma OPOSIÇÃO atuante, como estariam? Com certeza estariam sendo desprezados, humilhados até irem pedir ajuda e serem mais humilhados ainda, como já aconteceu nesta mesma escola.
Há, iremos ter mais uma grande comemoração na cidade (gastos exorbitantes) e para o povo que muitas vezes contam com uma merenda para alimentar o seu filho o que a prefeitura preparou?


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DROGAS - O CRACK

O aumento da produção de cocaína na Bolívia, o preço baixo e a facilidade para preparar e vender transformou o crack em uma das drogas mais consumidas no País e num dos mais delicados problemas da Saúde pública nacional.
Dados do Ministério da Saúde apontam que em 90% das cidades brasileiras já se consome o Crak.
Pela forma de uso, o crack é a mais potente das drogas, provocando dependência desde a primeira pedra. É de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e parentes. O baixo custo da pedra (em torno de R$ 5,00) é ilusório. Desde a primeira vez, a fissura ilusória leva o dependente a querer mais, chegando a fumar várias vezes ao dia. Aprisionado pela pedra ‘da euforia', ele desfaz-se de todos os seus bens (e dos outros), não raciocinando sobre o que furta (ou rouba) e de quem para saciar o vício. Tem gente viciada que passa a vender as próprias roupas, rouba a mãe, não consegue trabalhar, abandona os estudos, deixa de ser sociável.
As drogas matam aos poucos. Da cachaça ao cigarro, da maconha ao ecstasy, mas o crack mata rapidamente. A pedra é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio e amônia, e sua forma sólida permite que seja fumada. Também é misturada em cigarros de maconha, mas os viciados costumam consumi-la em cachimbos, aspirando a fumaça. Estudos mostram que 30% dos usuários morrem em menos de cinco anos, quase 90% deles assassinados. Essa droga chega ao cérebro em até 12 segundos, provocando intensa euforia e confiança. Dura uns cinco minutos, mas quando essa sensação termina vem a depressão, o desânimo e o abismo. Para o usuário, é hora de buscar outra pedra.

O crack é tão avassalador em todas as camadas sociais que o Ministério da Saúde indica que pelo menos 25 mil jovens, em decorrência da dependência, estão no nível da marginalidade extrema.
Aos pais um alerta: Prestem bastante atenção a qualquer mudança de comportamento de seus filhos e conversem, conversem muito com os seus filhos, porque eles são o alvo dos traficantes que não se importam com os problemas que causam na vida de um jovem e sim com quanto vão ganhar aliciando o seu filho à droga.
Cerca de 80% dos jovens com problemas associados ao uso de drogas são tratados em ambulatórios por meio de abordagens individual, grupal, familiar ou uma combinação dessas, aplicando-se modelos teóricos variados. O tratamento pode ser feito em regime de internação parcial (hospital-dia) e em regime de internação integral. O difícil é convencer um viciado a procurar ajuda, porém o importante é nunca desistir.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LEWANDOWSKI DEIXA A PRESIDÊNCIA DO TSE EM ABRIL COM A CERTEZA DE DEVER CUMPRIDO.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou  que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a aplicação integral da Lei da Ficha Limpa vai criar um "filtro" contra a corrupção na política brasileira, que, para ele, começará pelos partidos políticos.

Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

“Foi uma vitória da cidadania, da democracia participativa. A lei terá impacto benéfico já nas eleições de 2012. Os partidos terão de escolher candidatos baseados nos critérios da lei. Os que passarem por esse filtro dos partidos serão os melhores.”, afirmou o presidente do TSE.

Para Lewandowski, a ficha limpa "aumenta muito a responsabilidade dos partidos". O ministro avalia que a escolha dos candidatos não ficará mais restrita a um critério subjetivo dos dirigentes partidários.

"Agora, temos critérios objetivos que permitem eliminar os que não estão aptos em função de uma vida pregressa desabonadora”, declarou.

Principal defensor de Lei da Ficha Limpa, desde os primeiros questionamentos na Justiça Eleitoral, Lewandowski explicou que a decisão é definitiva e impede as incertezas que marcaram as eleições gerais de 2010. Em março, o próprio Supremo chegou derrubar a validade da norma para as eleições daquele ano.

“A população terá de se acostumar que a lei é uma realidade e pode confiar que os candidatos escolhidos terão a ficha limpa. Os poucos que passarem serão barrados pela Justiça”, disse o ministro.

Agora, temos critérios objetivos que permitem eliminar os que não estão aptos em função de uma vida pregressa desabonadora".
Para Lewandowski, o resultado de longo prazo da validade da ficha limpa será uma “conscientização” por parte do eleitor.

“Acho que vai gerar grande conscientização do eleitor, que fará pressão sobre partidos para que os melhores candidatos sejam escolhidos, do ponto de vista da vida pregressa. Saio em abril com a consciência tranqüila e o sentimento de dever cumprido”, disse o ministro, que deixará a presidência do TSE antes das eleições deste ano.

Confira abaixo os principais pontos da Lei da Ficha Limpa sobre os quais o STF se manifestou.

Presunção de inocência - O principal questionamento sobre a ficha limpa era o de que a lei seria inconstitucional ao tornar inelegíveis políticos condenados que ainda poderiam recorrer da decisão. O STF decidiu que a lei não viola o princípio que considera qualquer pessoa inocente até que ela seja condenada de forma definitiva. Essa decisão permite a aplicação da lei a pessoas condenadas por órgão colegiado, mas que ainda podem recorrer da condenação.

Fatos passados - A ficha limpa também foi contestada por atingir fatos que ocorreram antes da sua vigência, inclusive ao determinar o aumento de três para oito anos do prazo que o político condenado ficará inelegível. A maioria do STF decidiu que a lei se aplica a renúncias, condenações e outros fatos que aconteceram antes de a ficha limpa entrar em vigor, em junho de 2010.

Renúncia - A proibição da candidatura nos casos de renúncia de cargo eletivo para escapar de cassação foi mantida pelos ministros do STF. A maioria do tribunal defendeu que a renúncia é um ato para "fugir" do julgamento e que deve ser punido com a perda do direito de se eleger.

Prazo de inelegibilidade - A Lei da Ficha Limpa determina que os políticos condenados por órgão colegiado fiquem inelegíveis por oito anos. Esse período é contado após o cumprimento da pena imposta pela Justiça. Por exemplo, se um político é condenado a 10 anos de prisão, ficará inelegível por 8 anos a contar do fim do cumprimento da pena. Na prática, ele não poderia se candidatar por 18 anos.

Rejeição de contas - A lei torna inelegíveis políticos que tiveram contas relativas a cargos públicos rejeitadas. Por exemplo, um prefeito que tenha tido as contas do mandato reprovadas por um tribunal de contas.

Órgãos profissionais - O Supremo manteve o dispositivo da Lei da Ficha Limpa que torna inelegíveis pessoas condenados por órgãos profissionais, devido a infrações éticas, como nos casos de médicos e advogados que eventualmente forem proibidos de exercer a profissão pelos Conselhos da Classe.

Fonte: Blog do Benone Leão.


IMPOSTO DE RENDA 2012.

A Secretaria da Receita Federal publicou nesta quarta-feira (22), no "Diário Oficial da União", a instrução normativa 1.248, que aprova o programa multiplataforma para preenchimento da Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), da Declaração de Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do país, referentes ao exercício de 2012, ano-calendário de 2011, para uso em computador que possua máquina virtual Java, versão 1.6 ou superior, instalada.
O programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, estará disponível para "download" na página do fisco na internet no dia 24 de fevereiro próximo, confirmou o Fisco  na portaria divulgada nesta quarta-feira. O prazo para a entrega das declarações, porém, começa somente em 1º de março.
Deste modo, a Receita Federal mudou o sistema que vigorou nos últimos anos, quando o programa era disponibilizado para "download" na página do órgão na internet somente no dia em que começa oficialmente o prazo de entrega da declaração. Em 2011, por exemplo, o programa foi disponibilizado somente no dia 1º de março, quando teve início a temporada do IR do ano passado.
A expectativa do Fisco é de receber cerca de 25 milhões de declarações do IR em 2012, contra 24,37 milhões de documentos no ano passado. O prazo de entrega da declaração, pela internet, vai até as 23h59 do dia 30 de abril, de acordo com a Receita Federal.
Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011 (ano-base para a declaração do IR de 2012). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff com os sindicatos.
A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento via formulário, foi extinta em 2010.

PREFEITOS E EX-PREFEITOS FICHA SUJA DE PERNAMBUCO SEGUNDO TCE EM 2010.

Tem alguns Blogs que estão divulgando a relação do ficha suja publicada pelo TCE em 2010. O Prefeito de Brejão o Sr. Sandoval Cadengue aparece nesta lista com duas prestações de contas rejeitadas (2004 e 2008) dois Recursos Ordinários (2004 e 2006) e uma Auditoria Especial (2006). Tem mais novidades que só saberemos quando o TCE publicar nova lista, provavelmente nas vésperas das eleições. Sabemos que a inelegibilidade determinada na Lei da Ficha Limpa é de 08 (oito) anos. Vamos aguardar para termos a confirmação dos Ficha Suja do nosso Município, pois tudo vai depender de interpretação de alguns Advogados como também de alguns Juízes Eleitoral.
Vejam a lista que os Blog estão divulgando:
ABREU E LIMA
JERÔNIMO GADELHA DE ALBUQUERQUE NETO

ÁGUA PRETA
EDUARDO PASSOS COUTINHO CORREA DE OLIVEIRA

ALIANÇA
CARLOS JOSÉ DE ALMEIDA FREITAS

ALTINHO
CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA CASTRO

AMARAJI
ADAILTON ANTÔNIO OLIVEIRA
JÂNIO GOUVEIA DA SILVA

ARAÇOIABA
HILDEMAR ALVES GUIMARÃES

ARARIPINA
EMANUEL SANTIAGO ALENCAR

BARREIROS
JOÃO MARCOLINO GOMES JÚNIOR

BODOCÓ
BRIVALDO PEREIRA ALVES

BOM CONSELHO
GERVÁSIO CAVALCANTE DE MATOS

BONITO
MARIA LUCIA HERACLIO DE SOUZA LIMA

BREJÃO
SANDOVAL CADENGUE DE SANTANA

BREJINHO
JOSÉ VANDERLEI DA SILVA

BREJO DA MADRE DE DEUS
JOSÉ EDSON DE SOUZA

BUÍQUE
BLESMAN MODESTO DE ALBUQUERQUE
Veja a lista completa em: www.tce.pe.gov.br 
Fonte:
Blog do Ranilson Clebson
Blog de Benone Leão
Blog Portal Granito

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

OS FICHA SUJA DE PERNAMBUCO ESTÃO NA MIRA DO TCE.

Em matéria publicada pelo Diário de Pernambuco de 04 de julho de 2011, o Jornal divulga Relação dos fichas sujas do TCE. São 719 políticos ditos Ficha Suja em Pernambuco.
Segundo a Matéria, a maioria das irregularidades envolve quantias vultosas e diz respeito a fraudes em licitações, superfaturamento de obras e serviços, terceirizações indevidas. Ainda costa que alguns gestores identificados na relação publicada quando da divulgação da matéria, costumam utilizar as Oscips (organizações da sociedade civil de interesse público) e os fundos de previdência municipal para desviar recursos públicos.
O grupo de gestores com ficha suja foi flagrado pelo TCE em meio a diversas modalidades de fiscalização: auditorias comuns e especiais, prestação anual de contas e denúncias.
Segundo a Matéria, uma caixa preta da administração pública em Pernambuco foi aberta com uma constatação pouco animadora: nada menos que 719 gestores, entre eles 180 prefeitos e ex-prefeitos, além de 159 vereadores, tiveram as contas reprovadas em última instância nos últimos cinco anos. Num dos episódios mais controversos da política local – já que a lista por pouco não foi retida em meio a pressões de todo tipo -, a relação agora está disponível para os juízes eleitorais, que poderão utilizá-la como argumento para impugnar os candidatos nela incluídos. Além de municiar a Justiça Eleitoral, a divulgação do material também pode servir de orientação aos pernambucanos durante as eleições.
Como a matéria foi publicada ano passado e ainda existiam alguns recursos para estes maus políticos incluídos na lista, não iremos divulgar os nomes publicados em julho de 2011. Estamos atualizando a lista para posterior divulgação. Aguardem!

Fonte: Blog do Roberto Santos.

UMA BOA NOTÍCIA PARA QUEM GOSTA DE FREVO.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, provou na noite desta segunda-feira (20) que tem mesmo raízes pernambucanas: dançou e cantou praticamente todas as músicas entoadas pelos blocos líricos que se apresentaram no Marco Zero. O avô dela nasceu no Estado e uma irmã dela mora aqui. “Essas músicas todas eu conheço desde criança”, confessou.
Ana de Hollanda e João da Costa
A irmã de Chico Buarque ainda foi ao Pátio do Terço, conferir a Noite dos Tambores Silenciosos. Mas antes disso repassou uma ótima notícia que recebeu do presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando Almeida: o frevo está a um passo de ser declarado pela Unesco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A avaliação acontecerá em novembro, em Barrados (Caribe), mas a ministra já dá o título como certo. “Este ano, o frevo vai ser julgado, e com certeza aprovado, como Patrimônio Imaterial da Humanidade”.
Fonte: Jornal do Commercio

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012.

Missa e bênção no Oswaldo Cruz marcam lançamento da campanha da fraternidade.   
A Arquidiocese de Olinda e Recife lança esta tarde a Campanha da Fraternidade 2012.  Com o tema "Que a saúde se difunda sobre a Terra", versículo do livro do Eclesiástico (Eclo, 38,8), a iniciativa pretende mobilizar as 106 paróquias do estado.
As atividades começam às 16 h de hoje (22) na Paróquia de São Sebastião, em Santo Amaro com celebração eucarística e caminhada até o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), que será homenageado com uma placa comemorativa pelos 140 anos da unidade.
Na ocasião, o arcebispo dom Fernando Saburido concederá uma bênção especial na capela do HUOC e descerrará a placa comemorativa juntamente com o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando de Araújo Calado, na presença de autoridades ligadas a área da saúde.
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

QUARTA-FEIRA DE CINZAS. O QUE É?


É na quarta-feira de cinzas que começa a quaresma. Passam-se quarenta dias antes da Sexta-feira Santa. O nome oficial da quarta feira de cinzas é “O Dia das cinzas”.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março. O período da quaresma tem como objetivo ser um tempo no qual as atividades e hábitos pecaminosos são abandonados. A quarta-feira de cinzas é o início deste período de arrependimento. A Bíblia contém inúmeras narrativas de pessoas usando “poeira e cinzas” como símbolo de arrependimento e/ou sofrimento (Gênesis 18:27; II Samuel 13:19; Ester 4:1; Jó 2:8; Daniel 9:3; Mateus 11:21). A tradição é que se desenhe, com cinzas, o sinal da cruz na testa da pessoa, como símbolo de sua identificação com Jesus Cristo. Um conceito parecido é mencionado em Apocalipse 7:3; 9:4; 14:1 e 22:4.
A quarta-feira de cinzas, junto com a quaresma, é observada pela maioria dos católicos, pela maioria das denominações ortodoxas e algumas denominações protestantes. Como a Bíblia, em nenhum lugar, ordena ou condena tal prática, os cristãos estão livres para, em oração, decidirem se vão ou não observar a quarta-feira de cinzas. É boa coisa claramente se identificar como um cristão. Mas não é bíblico crer que Deus vai, automaticamente, abençoar você em resposta a observação de um ritual. Deus está interessado em nossos corações, não em que observemos rituais.

Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre.
              gotquestions.org/portugues
              

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MESMO COM MUITA CHUVA O GALO MANTÉM A MAJESTADE.

Não tem chuva que detenha a alegria dos foliões. No Sábado de Zé Pereira, não tem pra ninguém: o reinado é do Galo da Madrugada.
O maior Bloco Carnavalesco do mundo espera reunir em torno de 2 milhões de foliões nas ruas da capital Pernambucana.
Amanhecemos aqui em Brejão também com chuva, e temos informações através de amigos que estão nas praias do nosso litoral como também no de Alagoas que a chuva é uma constante por lá. Mas não desanimem, quem tiver com viagem marcada para o litoral pode ter fé que o sol uma hora aparece. 
E lembre-se: se beber não dirija. O melhor a fazer é eleger o motorista da vez, de preferência aquele que não gosta da birita. É meio difícil mais se consegue. Um bom CARNAVAL para todos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FICHA LIMPA ATINGE NOMES EXPRESSIVOS DA POLÍTICA NACIONAL.


A lista é ampla, geral e irrestrita. Pega desde parlamentares envolvidos no mensalão do PT, que veio à tona em 2005, ao mensalão do DEM em 2009. Vai do ex-ministro José Dirceu (PT-SP) aos ex-governadores José Roberto Arruda (sem partido) e Joaquim Roriz (PSC-DF).
Nem mesmo o deputado federal em primeiro mandato e tetracampeão mundial com a seleção canarinho, Romário de Souza Faria (PSB-RJ), bem como um número não contabilizado pela Justiça Eleitoral de políticos atingidos por todo tipo de denúncias, devem escapar à norma.
A decisão do Supremo torna inelegíveis por oito anos políticos cassados, que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação e os condenados por órgão colegiado, independente de o caso ter ou não sido julgado em última instância.
Os casos de cassação e renúncia atingem principalmente parlamentares envolvidos em episódios que ficaram conhecidos como “mensalão”. Em 2005, o rótulo foi originalmente atribuído ao escândalo que marcou a maior crise política do governo do ex-presidente Lula, que consistia na denúncia de pagamento de mesada a congressistas em troca de apoio a projetos de interesse do governo federal.
Com repercussões no Palácio do Planalto, na Esplanada dos Ministérios e no Congresso, a crise levou à queda do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, então braço-direito de Lula, assim como de toda cúpula do Partido dos Trabalhadores na época. De volta à Câmara, Dirceu teve seu mandato cassado pelos colegas.
Desde então, o ex-ministro, apontado pelo Ministério Público (MP) como o "chefe da quadrilha", tem se empenhado em retornar à política. Dirceu participa de eventos do PT e  busca “anistia” das acusações em processo em curso no STF, onde é réu junto com outros 35 "mensaleiros". Ao todo, o MP denunciou 22 por crime de formação de quadrilha. O caso deve ser analisado este ano pelo Supremo.
O rol de réus do mensalão inclui ainda o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Autor das denúncias, Jefferson foi o primeiro parlamentar a ter o mandato cassado. Embora afastado da vida pública, o presidente do PTB ainda atua nos bastidores, inclusive na articulação de uma aliança da sigla em torno da candidatura do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) à prefeitura de São Paulo, contra os interesses do PT.
A crise do mensalão resultou também na renúncia do então presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP). Na ocasião, o parlamentar assumiu na tribuna da Câmara ter recebido dinheiro não contabilizado do PT para custear despesas de campanha em 2002. Apesar da renúncia, Costa Neto voltou a ser eleito para mandato na Câmara e hoje é um dos nomes com mais força dentro PR.
Alguns deputados acusados de envolvimento no mensalão, no entanto, se recusaram a renunciar ao posto e tampouco foram cassados. É o caso de João Paulo Cunha (PT-SP), que até o início do ano presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, uma das principais da Casa, e de Sandro Mabel (GO), que na época estava no PL e hoje se assentou no PMDB.
Esquema simétrico ao montado pelo PT foi revelado em 2009, só que neste caso o pagamento de mesadas a políticos teria sido orquestrado pelo DEM, sigla do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que atualmente está sem partido. Acusado de operar o esquema de corrupção na capital, ele foi preso há dois anos e renunciou ao posto em 2010 para não sofrer processo de impeachment.
Em 2001, Arruda já havia renunciado ao mandato de senador por violação de sigilo do painel eletrônico da Casa, para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar. O ex-governador já confidenciava a interlocutores seus planos de retornar à vida pública pela Câmara Federal, em 2014.

Outro expoente da política abatido em pleno vôo pela Ficha Limpa é o ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF). Roriz, que renunciou ao mandato de senador em 2007 para fugir de processo de cassação, planejava disputar a eleição de 2014 para o governo do Distrito Federal.
Ele chegou a se candidatar na última eleição, mas na reta final abandonou o posto em favor da esposa, Weslian, com receio da aplicação da Ficha Limpa. Após o julgamento do Supremo Tribunal Federal, Roriz divulgou uma nota em que diz que respeita a validação da lei pelo Supremo, mas classifica a norma de "violentadora".
Outro que pode ficar de fora de futuras eleições por causa da Ficha Limpa é o deputado federal em primeiro mandato Romário. O nome do ex-camisa 11 da Seleção brasileira era cogitado, até o fim do ano passado, para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro contra o prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição.
Porém, o ex-jogador de futebol tem contra sua candidatura uma condenação por sonegação fiscal pela 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro (TRF-2), em 2009. Romário recorreu da decisão e o caso está em análise no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A lei deve barrar também o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou ao mandato de deputado federal em 2005, acusado de receber propina para permitir o funcionamento do restaurante na Casa. Atualmente prefeito de João Alfredo, em Pernambuco, ele tentaria a reeleição este ano.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

7x4 LEI DA FICHA LIMPA É APROVADA.

Ao manifestar posição favorável ao projeto, ministros exigiram "moralidade" na vida pública. “Nós estamos diante de uma ponderação de valores, temos dois valores de natureza constitucional de mesmo nível”, disse Lewandowski. Para o ministro, ao criar a Lei da Ficha Limpa, o Congresso fez a opção legítima de aplicar o disposto constitucional que determina o zelo pela probidade administrativa e pela moralidade para exercício de mandato.
Apesar de já ter sido discutida de forma pontual no STF, a Lei da Ficha Limpa só passou a ser analisada integralmente em novembro passado, a partir de uma ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Finalmente, hoje (16), a Lei da Ficha Limpa tem sua constitucionalidade aprovada.
Logo estaremos publicando na íntegra todo o conteúdo desta Lei.

TUDO POR UM MANDATO.

O chefe do Poder Executivo de Brejão pode até indicar um nome para sucedê-lo nas próximas eleições caso não possa ser candidato à reeleição. Porém a briga entre os aliados vai ser grande. Mas ninguém pode apontar nele falta de empenho para viabilizar seu projeto. Ao seu modo, ele vem agindo para se firmar como a alternativa natural para a disputa. Dito isso, vale destacar que mesmo convivendo com limitações,  evidências em queixas de falta de diálogo e incapacidade de ouvir, ele segue adiante. Se não agrada, faz ouvido de mercador. Está mais preocupado em tirar o máximo de proveito do mandato – leia-se máquina pública. Desde o ano passado se impôs uma agenda de pré-candidato, com anúncios de obras, inspeções e inaugurações. Entrou 2012 apostando no tudo ou nada. Tem feito festa onde nunca se viu, posando de descontraído e íntimo de qualquer interlocutor. Empregos têm dado aos montes, mas vale salientar que são contratos só até as eleições. Se não convence, pouco importa. Como um animador de auditório, brincou com a auto-estima dos Professores da rede municipal de ensino ao chamá-los de incompetentes, depois fez um discurso, fazendo-se parecer emocionado, pediu desculpas como se fosse o suficiente para que os mestres esquecessem a humilhação que passaram. Como dito, pode até não conseguir lugar na nova administração, mas, que tudo indica, seguirá fazendo de tudo por um novo mandato.
Como já dizia um velho amigo: “O político que tem pretensões de alçar vôos maiores não brinca com a realidade”. Medite!!!
Trechos adaptados de publicação do Jornal do Commercio.

A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS.

- Os vencedores, no mundo, acreditam nas próprias potencialidades:

- Ganham competições;
- Eliminam adversários;
- Superam obstáculos;
- Exercem autoridade;
- Vencem guerras;
- Ditam modas;
- Inovam leis;
- Galgam posições;
- Evoluem as artes.
- Formam opiniões;
- Atingem objetivos;
- Adiantam a ciência;
- Fazem o progresso;
- Dominam a política;
- Conquistam o poder.

- Contudo, Jesus exemplificou que não basta apenas a convicção das próprias possibilidades. A fé em si mesmo, sem a humildade perante a Providência Divina, é caminho para a presunção.

- Ninguém mais do que o Mestre Divino tinha tanto conhecimento, tanta vontade, tanto poder. E, no entanto, ajoelhou-se no Jardim das Oliveiras, aceitando que se cumprisse a vontade do Pai.

Esta é a diferença entre os virtuosos do mundo e os vencedores de si mesmos.
_______________________________
- do livro Vivendo o Evangelho- Vol II – Psicografia de Antônio Baduy Filho – Comentários a “O Evangelho Segundo o Espiritismo” - Espírito André Luiz -   Capitulo XiX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS - (236 -- VENCEDORES - cap XIX - 4 E 5 - PAG. 88 e 89
Publicado no Blog do Castanha.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

AS IMPUNIDADES DE ANTIGAMENTE, HOJE NÃO SE VÊ MAIS.

A CIOE prendeu nesta sexta-feira (10), em Garanhuns o motorista e segurança do prefeito de Brejão. Esta prisão está sendo relacionada por algumas pessoas ao fato ocorrido mês passado na Vila Ferreira, onde o motorista da Nato Janailson Marques Silva foi atingido por disparos de arma de fogo que lhe feriram o ombro e o rosto e o seu caminhão que ficou com várias perfurações.
Aos pouco os fatos vão se elucidando, graças ao bom serviço do Dr. Delegado de Polícia Civil de Brejão e da atuação exemplar da Promotoria Pública.
Vamos aguardar a conclusão do Inquérito Policial para podermos tecer maiores comentários.
Ainda tem coelho nessa moita.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

É GRANDE A INDEFINIÇÃO DOS NOMES DOS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO ESTADO.

O cenário político de algumas cidades de Pernambuco vem chamando a atenção pela grande incerteza que paira nestes municípios em relação aos pré-candidatos a Prefeito.
Em Recife está grande a disputa para a indicação dos nomes dos Pré-Candidatos. O governador de Pernambuco Eduardo Campos pode endossar o projeto do senador Armando Monteiro Neto (PTB) de lançar “múltiplas candidaturas” pela Frente Popular às eleições municipais do Recife, em outubro deste ano. Diante da indefinição do candidato do PT e a dificuldade do atual prefeito João da Costa em viabilizar seu nome à sucessão municipal, os partidos da base já se movimentam para lançar um nome alternativo à escolha petista.

A abertura para um novo nome na base governista vem sendo defendida, principalmente, pelo senador Armando Monteiro Neto. Seu partido foi o primeiro a sair da gestão de João da Costa, em janeiro do ano passado. Esta semana, o trabalhista se encontrou com o ex-deputado André de Paula, presidente estadual do PSD. A legenda social democrata, assim como o PTB, só devem apoiar uma eventual segunda candidatura da oposição com o aval do governador Eduardo Campos. Cogitam-se os nomes do deputado estadual Silvio Costa Filho ou do vereador Antônio Luiz Neto, ambos do PTB, para encabeçar o pleito.
O líder do PTB já teve encontros com os dirigentes - alguns pré-candidatos - Luciano Siqueira (PCdoB), Paulo Rubem Santiago (PDT), Carlos Augusto Costa (PV), Cadoca (PSL) e Eduardo da Fonte (PP).
Ao fazer um balanço dos encontros, Armando Monteiro Neto afirmou, neste domingo (5), que a idéia da construção de uma candidatura alternativa está se consolidando e que o propósito deve ser visto pelo PT - que tem a hegemonia da aliança no Recife - e o PSB do governador Eduardo Campos – que apresentou o nome do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, mas Armando prefere a unidade de todos os partidos da base governista –, como uma contribuição para a vitória da Frente Popular na Capital.
“Está avançando. É um processo de construção de uma alternativa para não ficarmos a reboque da posição interna do PT. Não é fácil encontrar uma alternativa comum logo, por isso não colocamos nomes, para podermos construir uma estratégia e o nome comum. Após a reunião com Vilalba, logo em seguida abriremos a fase de conversas sobre o nome mais identificado com a estratégia dos partidos para manter a supremacia da Frente Popular no Recife”, explicou Armando.

Já no cenário mais próximo a nossa realidade, tivemos hoje (08) a notícia que em Caetés Lindolfo Almeida (PSDB) retirou o seu nome como pré-candidato a prefeito de Caetés deixando, assim, Sampainho, com o provável apoio de Zé da Luz com mais liberdade para alcançar os seus objetivos. A oposição terá que buscar uma alternativa entre os nomes de Armando Duarte, Severino Gordo, Galego de Zé Miúdo, o ex-vereador Neguinho ou a doutora Gisele.

Garanhuns segue ainda indefinido com os eventuais nomes para pré-candidato a sucessão do Prefeito Luiz Carlos. O Deputado Estadual Izaías Régis está fazendo contatos com lideranças da classe média buscando apoio desse expressivo setor.  O Dr. Silvino e o prefeito Luiz Carlos estão sondando o apoio de Zé da Luz. E como está difícil para Antônio João fazer a sua candidatura decolar no município, o governador Eduardo Campos já estuda apoio a uma possível união entre Aurora Crista e Zé da Luz ou Silvino e Zé da Luz, deixando claro assim que não vai ouvir o atual dirigente municipal o senhor Luiz Carlos.
No nosso município de Brejão a Oposição partiu na frente e já está com os seus pré-candidatos a Vereador e à sucessão municipal definidos há muito tempo. Depois das eleições de 2008, quando Geraldo Bezerra perdeu por 418 votos, a Oposição não descansou um só dia, e já naquele momento passou a se reunir em busca de um nome para suceder a Geraldo Bezerra, que por motivo de saúde estava abdicando do posto, porém não deixando de se comprometer em apoiar e participar ativamente na campanha do seu sucessor. Surge então o nome para suceder a Geraldo do Empresário do ramo de material de construção, nascido e residente no município de Brejão, o senhor Ronaldo Ferreira, conhecido também como Ronaldo da FEMAC e para seu vice, o Vereador Erivan Lopes, que por motivos éticos, havia deixado o grupo do atual prefeito para fazer parte da atuante Oposição em Brejão. Resta Brejão conhecer os nomes dos candidatos da base do governo, o que não está fácil de ser definido, até mesmo pela momentânea indefinição em relação à legitimidade da Lei da Ficha Limpa, que ainda vai a julgamento no Supremo Tribunal Federal.


domingo, 5 de fevereiro de 2012

REFORMA DA ESCOLA DE SANTA RITA.

Nas duas últimas seções da Câmara dos Vereadores no ano passado (2011), foram apresentados alguns projetoS para votação. Em um dos projetos era pedido verba para a construção de Escolas Municipais, e isto, também, já foi assunto de outra postagem. (UMA BOA OPOSIÇÃO FAZ A SITUAÇÃO TRABALHAR). Queremos lembrar o episódio em que o engenheiro que elaborou os projetos não tinha conhecimento de onde seriam construídas as escolas, não tinha um estudo da viabilidade do terreno, não sabia a metragem correta das salas, só sabia que a obra custaria R$ 350.000,00 (trezentos e cincoenta mil reais) e tantos outros erros primários que nos deparamos no momento em que analisamos o referido Projeto no plenário da câmara.
Agora surge outro problema e, diga-se de passagem, outro grande problema. Naquele mesmo período foi apresentado um projeto para a reforma da Escola de Santa Rita, com a construção de um Anexo ao prédio existente e a construção de uma Quadra Poliesportiva.
Mais uma vez o projetista se superou, não sabemos se por falta de conhecimento, negligência ou se ele achou que não haveria fiscalização para se saber da legalidade deste projeto.
Ocorre que, a construção do Anexo à Escola seria no local onde hoje já existe uma Quadra. Quadra esta construída e reformada com dinheiro público e é sabido, ou deveria ser pelo projetista que não se pode construir uma obra pública em cima de outra já existente.
O Ministério Público, através de seu procurador legal, nos convocou (Vereadores) para informar da grave irregularidade que a Câmara havia aprovado. Hoje temos a certeza que ao acreditarmos na seriedade do Projeto, fomos iludidos por vermos só os benefícios que traria para a comunidade de Santa Rita.
Pois bem, este Projeto vai ter que ser novamente estudado e avaliado para que se possa pensar em execução. E só lamentamos que a UU (urgência urgentíssima) daqueles projetos era só para entrar no PROJETO DE PROPAGANDA POLÍTICA para as eleições de 2012.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012