quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TRÂNSITO DE VEÍCULOS EM BREJÃO.


tira em quadrinhos direção perigosa criança ao volante
Em Brejão está faltando fiscalização no trânsito. A cada dia se registra um acidente, principalmente com motos que é o que mais mata hoje em dia. Vemos pilotos de  toda idade desde menores de 16 anos até sexagenários. Capacetes servem para proteger o cotovelo. Muitos desses motoqueiros não têm habilitação e muitas motos estão com emplacamento vencido há vários anos. Não são só as motos com problemas de documentação, tem também carros de passeio que além da documentação errada não têm condições de circular em vias públicas devido a precariedade da sua conservação.
E o que se falar da Lei Seca?
Não vamos deixar para tomar providência depois que o acidente aconteça, medidas preventivas, às vezes incomodam, mas são o melhor caminho para evitar mortes de infratores e até mesmo de inocentes.
Esperamos que este comentário seja visto como construtivo e não como crítica aos serviços de ninguém.


SEGUNDO TCE-PE, 3.800 SERVIDORES DE PERNAMBUCO NÃO MORAM NO ESTADO.

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
21/12/2011 | 09h30 | Corrupção
Segundo um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), cerca de 3.800 servidores, que deveriam estar trabalhando nas prefeituras e câmaras municipais pernambucanas, residem em estados que sequer fazem divisa com Pernambuco. Estes funcionários moram nos estados do Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros.  Ainda de acordo com o TCE-PE, foram identificados três funcionários que moram na Europa, mais precisamente em Liechtenstein, Albânia e Áustria.
O levantamento faz parte de uma auditoria que cruzou dados de servidores entre 2009 e 2010, com base em órgãos como a Receita Federal, e descobriu também casos de acumulação indevida de cargos. Um servidor chegou a ter 14 vínculos ao mesmo tempo.
Segundo a gerente de auditoria de tecnologia de informação do TCE, Regina Ximenes, mais de 7.000 servidores foram contratados durante o período eleitoral em 2004 e 2008, os três meses anteriores às eleições municipais, o que é proibido. Não foram divulgados os nomes das pessoas nem dos municípios que mais apresentaram irregularidades.

Com informações da Folha de São Paulo e do Site do TCE-PE

A OPOSIÇÃO, aqui em Brejão, tem alguns nomes de funcionários que residem, por exemplo, no Espírito Santo, Alagoas, em Recife, e por aí vai...
Contatamos o TCE-PE e fomos informados que eles já têm esses nomes e que aguardássemos o término das investigações.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VEM COBRANÇA AÍ!

Se a pesquisa que apontou a aprovação de 89% da gestão do governador Eduardo Campos fosse feita em municípios pernambucanos com o intuito de atestar o desempenho de prefeitos certamente revelaria índices bem mais modestos. Existe em muitas localidades um descompasso entre o arrojo estadual e o despreparo e/ou o desinteresse municipal. Cidades que dispõem de investimentos, empresa e empregos, ostentam bolsões de miséria onde imperam ocupações desordenadas, violência, prostituição – tudo de ruim que o progresso sem planejamento pode gerar. Embora tenham os cofres abastecidos pelas altas cifras decorrentes dos impostos, não se destacam de outras que não dispõem de iguais condições. O que falta? Seriedade? Idéias? Capacidade de empreender? Talvez a soma de todos os fatores associados ao comodismo de não se antecipar às demandas. No ritmo que o estado vive é lamentável que alguns municípios com localização geopolítica privilegiada não se ajustem aos novos tempos. O eleitor, que escolherá novos prefeitos em 2012, tem a obrigação de votar com sabedoria. Dentro do governo a expectativa é que as gestões municipais recebam julgamento justo. Até mesmo porque é tese corrente no PSB que os resultados apresentados pela gestão de Eduardo Campos tenderão a elevar o nível de exigência do cidadão. Em outras palavras, quem hoje se sente mais ou menos atendido pelos serviços oferecidos pelo estado passará a cobrar igual empenho dos gestores municipais. Portanto, prefeituráveis, abram o olho!
Publicado no Diário de Pernambuco, em 28.12.2011.
Por Josué Nogueira.


Obs.: Qualquer semelhança com cidade ou administrador que você conhece é mera coincidência, ou talvez não!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE BREJÃO - PE

A Câmara de Vereadores de Brejão realizou nesta 2ª feira (26) a sua festa de confraternização.  O Presidente da Câmara Ver. Luciano Tenório escolheu a Chácara Devaneios do nosso amigo Zezinho, para receber os seus pares e familiares bem como algumas autoridades do nosso município. Aproveitou o momento para fazer uma breve explanação sobre o seu primeiro ano de mandato como presidente e desejou a todos boas festas e um ano novo cheio de realizações. Tivemos um dia com muitas brincadeiras, sorteios de brindes e muita comida. Alguns Vereadores fizeram uso da palavra para agradecer pelo ano que se finda, desejar um feliz natal a todos e renovar os ânimos para enfrentarem o ano que se aproxima.
Os Vereadores presentes à festa

Muita música

Algumas famílias


Muitos brindes foram distribuidos

Ver. Beto Lima arriscou correr sobre a água

Unidos até dentro d'água

Alguns discursantes

CONFRATERNIZAÇÃO DO PTB

Cerca de 1.200 pessoas passaram à noite do dia 19 pela festa de confraternização do PTB no Cabanga Iate Clube do Recife.
O senador e presidente estadual do partido, Armando Monteiro Neto, anfitrião da festa, foi tratado pelos correligionários como pré-candidato a governador.
Apenas ele, o presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT) e o governador em exercício, João Lyra Neto, tiveram direito a discurso.
O senador, prudente, não falou nenhuma vez sobre 2014. Falou rapidamente sobre as eleições municipais dizendo que eventuais divergências no plano local entre os partidos da base governista não devem comprometer a unidade da Frente Popular.
Foram vistos na festa, que se realizou no entorno da piscina, representantes dos principais partidos políticos do Estado de Pernambuco.
Terminadas falas tivemos o passeio deles entre os convidados e tome abraços e fotos.





quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

USO INDEVIDO DO BEM PÚBLICO.

Dois comentários anônimos, porém com a mesma denúncia.
Bom eu achei uma coisa muito errada no sábado dia 26-11-11 o secretario de ação social Carlos ouro Preto utiliza o carro do cras para pacear com sua familia nos fins de semanas isso é certo isto é correto gastando conbustivel de graça eu fique indiguinado com isso por isso eu sou oposiçao e quero mudança para nossa Brejão.....

ÉU ESTOU INDIGUINADO COM ISSO O SECRETARIO DE AÇÃO SOCIAL DE BREJÃO-PE UTILIZA O CARRO DO CRAS PARA IR A EVENTOS COM SUA FAMILIA UTILIZANDO CONBUSTIVEL PUBLICO. EU ACHO ISSO MUITO ERRADO POR ISSO PEÇO A OPOSIÇÃO QUE POSTE NO BLOG DA OPOSIÇAO ESTA DENUNCIA.  MUITO OBRIGADO.
E nós da OPOSIÇÃO também perguntamos: Isto é certo? Isto é correto?
Que belo exemplo o Secretário está dando, mas ele, com certeza tem a conivência de alguém.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

LABORATÓRIO DE FITOTERAPIA DE BREJÃO - PE

FITOTERAPIA BENEFICIA PEQUENOS AGRICULTORES DE PERNAMBUCO
                        Publicação em 04.11.2003 14:47
Produtores rurais do agreste estão cultivando plantas medicinais e produzindo remédios fitoterápicos, gerando emprego e renda para as famílias do campo, além de garantir remédios a preços baixos à população.
Em Pernambuco já se foi o tempo em que a única fonte de renda dos trabalhadores rurais eram a pecuária ou o plantio de produtos como milho, algodão, feijão, mandioca. Agora nos municípios de Garanhuns, Angelim, São João, Capoeiras e Brejão é o cultivo de plantas medicinais que vem transformando a vida do homem do campo.
A partir dos Laboratórios Fitoterápicos implantados pelo governo estadual essas localidades ganharam mais uma opção para aumentarem suas rendas. Essa diversificação de produtos é benéfica para o município e para o trabalhador rural, afirmou o Secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, em 2003.
Laboratorio Fitoterápico - Vilarejo de Santa Rita - Brejão-PE
Foto em 2003.
Em Garanhuns onde o governo implantou um Laboratório Fitoterápico em 1999, a Associação do Sítio Mochila, composta por 400 famílias, produz mais de 20 tipos de medicamentos naturais, alcançando uma renda mensal em torno de R$ 2 mil reais.
Com o dinheiro decorrente da venda dos remédios fitoterápicos, a Associação promove melhorias na infra-estrutura da comunidade, construindo casas populares e posto de saúde, ampliando a rede de abastecimento d’água e executando projetos de eletrificação rural. “Depois que iniciamos o trabalho com a fitoterapia, a situação em nossa comunidade melhorou bastante”, afirmou o Presidente da Associação do Sítio Mochila, Rafael Macena da Silva.
Além do fato de serem produzidos de forma natural, os remédios fitoterápicos têm como principal vantagem o custo baixo. “Os produtos manipulados nos laboratórios rurais, além de eficazes, custam no máximo R$ 2,00. Isso representa uma grande economia para a nossa cidade”, afirmou o Secretário de Saúde de Brejão na época, Zenício de Oliveira, informando que a Secretaria compra os medicamentos do laboratório implantado no município desde que foi instalado em 1999.
Em 1999 inicia-se um sonho que logo se transforma em mais um pesadelo.



Interessante como os descasos acontecem em Brejão. Este Laboratório Fitoterápico foi criado em 1999 bem como o de Garanhuns e outras cidade do estado. Os Laboratórios das outras cidades estão cumprindo a sua função, no entanto o Laboratório de Brejão nasceu, cresceu e morreu em menos de 10 anos. Menos de 10 anos por que o Laboratório está fechado há vários anos. Iniciou com o mesmo administrador que o fez morrer.
Falta incontestável de Administração. E por falar em Administração, se Brejão fosse uma Empresa particular já teria falido há muito tempo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BELA FESTA PARA AS BELAS ADOLESCENTES. E PARA OS SOLDADOS MIRINS...?

VCS VIRAM QUE BELA FESTA O NOSSO PREFEITO FEZ P AS NOSSAS LINDAS ADOLESCENTES. ISSO E Q E PREFEITO. POSTA AI

Este foi um comentário que recebemos e acreditamos que as lindas adolescentes merecem sim belas festas. Mais nos vem algumas perguntas:
E as belas adolescentes dos anos passados porque não tiveram uma bela festa?
Porque só agora as belas adolescentes estão tendo belas festas?
Nós sabemos o porque e vocês também!
E em contra partida não vimos uma bela festa mais sim um belo desprezo e desrespeito do senhor Prefeito com o grupo dos Soldados Mirins que se esforçaram tanto para abrilhantar a festa da Independência. Você viu?
Será que estes meninos não têm mais valor este ano e vão ter que esperar o próximo 7 de setembro?
 Meus amigos, o povo hoje está bem informado e atento ao que está acontecendo.
E Brejão precisa de homens que trabalhem o ano inteiro, todo o ano, e não apenas em “Vésperas de Eleições”. Ou não?

domingo, 18 de dezembro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA

Caros leitores do nosso Informativo recebemos esta solicitação que abaixo transcrevemos:

Olá caro amigo! Eu me Chamo Eduardo Eulálio Rodrigues Júnior, sou bisneto de Horácio Rodrigues, você como conhecedor de Brejão deve saber de quem se trata. Fico honrado em saber que ainda existem pessoas que se preocupam com as escolas, fiquei muito triste a primeira vez que fui aí, vi a escola que leva o nome da minha Bisavó toda destruída e abandonada, gostaria de conhecer mais da história da cidade de que descendo. O primeiro da minha família a chegar à cidade foi Manoel Rodrigues. Creio que você deve ter algumas informações sobre meu bisavô, ele já foi vereador e se não me engano prefeito. Muito Obrigado.
Solicito a quem tiver alguma informação sobre a história da família de Eduardo Eulálio que nos envie por e-mail – informativobrejao@gmail.com ou em um comentário em qualquer postagem para que possamos repassar ao nosso amigo.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

HOMENAGEM DA OPOSIÇÃO AOS GRANDES HOMENS DE BREJÃO.

Quantas lembranças temos daquela Brejão conhecida como rainha do café, de homens de bem, grandes chefes de família que sabiam dar valor a sua amada terra. Quantas lembranças temos das festas na Praça ao redor do Coreto animadas por bandinhas da nossa região. Quantas lembranças temos da grandiosidade que era a Feira de Brejão, espalhada pelas ruas principais. Quantas lembranças temos de homens apaixonados fazendo Serestas ao pé das janelas de suas amadas. Quantas lembranças temos de homens e tempos que não voltam mais.
Com a proximidade do NATAL e mais um Final de Ano, nós que fazemos a OPOSIÇÃO em Brejão queremos prestar uma homenagem singela ao citar alguns nomes de homens e mulheres que nunca mediram esforços para lutarem pela nossa terra como os saudosos (as): Luis Fula, Arnaldo Fula, Manuel Doutor, Antonio Barbosa, Norzinho Pajuaba, Nil Lopes, João Láu, Antonio Fula, Isaías Pinto, Manoel Batista, seu Jarzinho, Antonio Teixeira, Joca Cabral, Manoel Paes, Severino Barbosa, Ricardo Barbosa, Zé Monteiro, seu Tião, Chicute, dona Doura Lopes, dona Alice Figueira, Prof. Maria do Espírito Santo, dona Cina Siqueira, Zé Dias, Manoel Baio, Mariano Cezário, Manoel Moreira, Zé Osório de Barros, Gerson Santos, Anibal Tenório, Nivaldo Lopes, Perrepista pai de Wilsom, seu Carneiro, Zé Pajuaba, Zé de Doura, Nerzinho Herculano, Dirceu Fabiano, seu Marcilon, Linduarte Fabiano, Antonio Neném, Zé Rocha, Isaías Veríssimo, seu Simão, Pedro Preto, João Lopes, Manoel de Angelina, Zezinho Ganso, Luquinha, Zé João, Neném de Alexandrina, Zezinho Lopes, Lula Arcoverde. Nos desculpem os cidadãos que não citamos.

Todos nós podemos ser um "grande homem", basta fazer o bem sem olhar a quem.
A todos vocês que um dia lutaram pela nossa querida Brejão o nosso muito obrigado e que fiquem em paz com DEUS.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DEPOIS DA FLORICULTURA, VEJAM A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BREJÃO

Escola Anália Martins de Barros
- Fechada
- Localizada na Fazenda União
- Uma sala de aula
- Dois banheiros
Obs.: Sala de aula servindo de criatório de galinhas.



Escola Lourival Teixeira de Macêdo
- Fechada
- Localizada na Medeia
- Uma sala de aula
- Uma cantina
- Dois banheiros
Obs.: Escola abandonada e em condições de recuperação.




Escola Joaquim Alves dos Santos
- Funcionando
- Localizada na Medeia
- Está sem merenda por falta de água
- Funciona com um Anexo na casa do Sr. Olegário




Escola Santa Luzia
- Funcionando
- Localizada na Bananeira
- Uma sala de aula
- Dois banheiros
Obs.: Telhado totalmente deteriorado, janelas com vidros quebrados, Cisterna sem água, banheiros imundos.
- Sem merenda a mais de três meses



Escola Quitéria Bezerra de Jesus
- Fechada
- Localizada no Capim
- Uma sala de aula
- Dois banheiros



Escola Santa Quitéria
- Fechada
- Localizada na Maçaranduba
- Uma sala de aula
- Dois banheiros
Obs.: Telhado em ruínas, paredes caindo.



Escola Antônio Cezário Brasileiro
- Funcionando
- Localizada na Lagoa Seca
- Uma sala de aula
- Um banheiro
- Uma cantina
Obs.: Telhado faltando telhas



Escola Vicente Laurentino de Souza
- Funcionando
- Localizada no Pau Ferro
- Duas salas de aula
-Dois banheiros
- Uma cantina
Obs.:  Banheiros em situação precária, sala de aula com um buraco no piso causando risco às crianças.



Escola Pedro Rocha Wanderley
- Funcionando
- Localizada no Brijinho
- Uma sala de aula
- Um banheiro
- Anexo em uma casa sem condições de uso
Obs.: A caixa d’agua da escola foi retirada o colocada em um sítio vizinho, o banheiro está entupido e as crianças fazem as suas necessidades ao ar livre. No anexo o telhado está caindo colocando as crianças em sério risco.

Que futuro se constroi desta forma?

Vale salientar que a visita da OPOSIÇÃO foi apenas em nove escolas das trinta e duas do município. Imaginem o que se pode encontrar nas vinte e três restantes.
Sabemos, ainda, que por estarmos em vésperas de Eleições a Administração de Brejão se aproveita deste momento para enviar projetos para a construção de Escolas e Quadra Poliesportiva. Perguntamos por que tantos prédios públicos estão abandonados e por que não são recuperados? Perguntamos, também, por que só agora estão apresentando estes projetos e não durante os três anos passados? Não obtivemos respostas. 
Pois bem, a OPOSIÇÃO analisou todos os projetos e concluiu que trarão benefício à população de nossa cidade que não tem nada a ver com o descaso do Sr. Prefeito e resolveu aprová-los, mesmo sabendo que servirão de PROPAGANDA POLÍTICA para a Prefeitura. Mesmo assim sabemos que com o grande serviço que a OPOSIÇÃO vem desempenhando em Brejão quem tem a lucrar é o povo. E que fiquem certos que iremos fiscalizar todas as obras.
E, ainda, concluímos que com o descaso que vimos em nove Escolas Municipais se chega a triste conclusão do quanto estão abandonadas as nossas Escolas justificando desta forma o péssimo resultado obtido no IDEB e não se deve jogar a culpa aos Professores, como fez o Prefeito.  Com todo este descaso quem perde são as nossas crianças que ficam sem condições de concorrerem no mercado lá fora.